YOSHI-P COMENTA SOBRE A POSSIBILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE JUMP POTIONS NO JOGO

No dia 17/12, o produtor e diretor Naoki Yoshida fez uma postagem nos fóruns oficiais discutindo as “jump potions” disponíveis nas versões Coreana e Chinesa de FINAL FANTASY XIV.

Confira a seguir a tradução.

Olá a todos, aqui é o Produtor/Diretor do FFXIV, Yoshida.

Primeiramente, eu gostaria de agradecer todo o feedback que todos têm dado sobre a “Jump Potion”, na qual eu tenho comentado em várias entrevistas pelo Japão, América do Norte e Europa.

A resposta da comunidade é extremamente importante para a decisão de implementar uma funcionalidade ou não. É claro que nem todas as decisões são baseadas nas respostas contidas nos fóruns oficiais. Contudo, sobre esse assunto em específico, nós gostaríamos de tomar uma decisão final observando a situação por vários ângulos.

Para ajudar na discussão sobre esse assunto, eu gostaria de passar todas as informações possíveis sobre a “Jump Potion”, que atualmente está disponível nas versões Chinesas e Coreanas do FINAL FANTASY XIV. Tendo dito tudo isso, gostaria que vocês tirassem um pouco do seu tempo para ler todas as informações e detalhes.

 


Razões pelas quais devemos implementar a Jump Potion

A razão principal que nos motiva a implementar a “Jump Potion” é “tornar mais fácil para jogadores novatos chegarem no mesmo patamar da comunidade ativa. ”

Já fazem três anos que nós lançamos o FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn. Quando o Stormblood for lançado, para que os novos jogadores consigam acompanhar os jogadores antigos, eles precisarão completar toda as main quests tanto do A Realm Reborn quanto do Heavensward, chegar ao nível 60 com um job e ter o um equipamento mínimo para avançar.

Por exemplo, se eu estou tentando jogar junto à um amigo que está jogando o Stormblood, a resposta óbvia seria que “mesmo se eu tentasse, eu nunca terminaria a tempo para jogar com você, caso iniciasse a jogar agora. ” É claro que eu faria de tudo para meu amigo me acompanhar assim que possível, mas isso me faria deixar de fazer os conteúdos atuais e ainda assim me faria correr para não ficar para trás. É nesse momento que eu começaria a sentir o limite do que eu posso ou não fazer.

Caso meu amigo já estivesse no nível 60, então eu o ajudaria a evoluir ainda mais, seja pela main story ou qualquer outro conteúdo atual e aproveitar o Stormblood juntamente com ele.

De modo simples, essa é a principal razão para implementarmos a “Jump Potion”.

Juntamente com os da versão Free Trial, nós temos vários jogadores novatos jogando o FINAL FANTASY XIV todos os dias. Apesar do FINAL FANTASY XIV ser um daqueles jogos onde novos jogadores conseguem alcançar os jogadores mais antigos de forma relativamente fácil, nem todos tem tempo livre. Muitos gostam de jogar como podem, no tempo livre que suas vidas ocupadas os permitem ter.

Enquanto alguns jogadores irão alcançar com facilidade os jogadores atuais por conta do ajuste de experiência que será feita no jogo, ainda levaria muito tempo até alcançar o ponto inicial do Stormblood.

Se um MMORPG não consegue novos jogadores, ele irá entrar em um ponto de pausa e logo em seguida, entrar em um ponto de declínio. Nesse ponto, o jogo teria de mudar drasticamente para se manter vivo e apelar para outras medidas. Para prevenir que o jogo chegue a esse ponto, nós queremos nos preparar para atrair a maior quantidade de novos jogadores possíveis.

Além disso, devido ao sistema de Armoury do FINAL FANTASY XIV, jogadores podem experimentar todas as classes e Jobs disponíveis em somente um personagem. Enquanto alguns jogadores têm todas as classes/Jobs nos níveis máximos, existem aqueles que só tem tempo de evoluir uma delas. Nós acreditamos que a “Jump Potion” seria um grande incentivo para os jogadores testarem outras classes/Jobs. Com isso em vista, esses jogadores deixariam de gastar tempo evoluindo e iriam agora focar em conseguir melhores equipamentos realizando conteúdos existentes, aumentando a taxa de clear desses conteúdos.

Isso também tornaria mais fácil para jogadores que pararam de jogar e estão voltando agora possam aproveitar os novos conteúdos.

Essas poções já estão implementadas nas versões Chinesa e Coreana, mas não na versão global. Jogos online são muito populares na China e na Coréia e esse tipo de serviço é comum por lá. Inserimos esse sistema por lá para nos tornar competitivos em meio ao mercado de jogos online.

O serviço tem se tornado bem popular em MMORPGs que foram lançados na América do Norte e na Europa.

Notem que nós só falamos dos pontos positivos desse sistema, já que é a nossa explicação do porquê queremos implementá-lo.

 


Tipos de Jump Potions

Apesar de ser explicado como somente uma coisa, na verdade a “Jump Potion” é separada em dois tipos diferentes Vamos então esclarecer quais são os tipos e os que elas fazem.

1. Poção para Pular a História

Essa poção permite que o jogador complete toda a main scenario, como uma espécie de atalho pela main quest.

Essa poção atualmente está a venda nas versões da China e da Coréia sob o nome de “Adventuring Records of A Realm Reborn”. Ao comprar e usar esse item, o jogador iria automaticamente completar a última quest do Patch 2.55, “Before the Dawn”.

Em seguida, nós iremos inserir o “Adventuring Records of Heavensward” nos servidores da China e Coréia, que irá completar a última quest do Patch 3.5, Parte 2, automaticamente.

Comparando o jogo com uma série de televisão, o A Realm Reborn seria como a primeira temporada, o Heavensward como a segunda e o Stormblood iria ser a terceira temporada. Com essa poção, você poderia assistir as duas primeiras temporadas no Inn e assistir a terceira temporada enquanto está passando na televisão. Obviamente você teria de assistir as temporadas anteriores, pois a poção não mostraria as cutscenes, somente avançaria pelas quests.

2. Poção de Pulo de Job

Essa poção permite que um único job tenha seu nível aumentado. Elas são vendidas para cada job com nomes como “Adventuring Records of the Paladin” e “Adventuring Records of the Warrior, ” então não é possível usar uma única poção para evoluir todos os Jobs de uma vez.

Ao comprar e usar essa poção, o respectivo job saltará para o nível 50. (Com o lançamento da Stormblood, o salto passará a ser para o nível 60.) Além disso, armas de determinado nível são distribuídas com a poção, assim como várias silver chocobo feathers, que podem ser trocadas pelo equipamento i130 de sua escolha. Isso equipará o job com o equipamento mínimo necessário.

Com esta poção, o jogador terá de fazer toda a main scenario, então seu principal uso é para aquelas pessoas que querem aumentar seu nível imediatamente para o cap anterior ou terem uma maior eficiência ao upar Jobs adicionais.

Não há poções para machinist, dark Knight e astrologian, já que eles necessitam da expansão, e ainda estamos debatendo se as adicionaremos ou não com o lançamento da Stormblood. Já decidimos que não adicionaremos poções para os novos Jobs que serão implementados com a Stormblood. (Com base no princípio de que queremos que os jogadores evoluam os novos Jobs por conta própria.)

 


Detalhes sobre Como as Jump Potions Funcionam

Com base no que foi dito acima, gostaria de tirar um momento para explicar em detalhe como essas duas poções funcionam nas versões Chinesa e Coreana do jogo.

  • Poção de pular a história “Adventuring Records of A Realm Reborn”

Requerimentos para comprar a “Adventuring Records of A Realm Reborn”

1. É necessário ter uma service account ativa e ter um personagem criado.

2. A conta precisa estar com a assinatura mensal paga (contas free trial não podem usufruir do serviço).

 

Se torna possível comprar a poção no Mog Station apenas ao cumprir os dois requerimentos acima. (O item será entregue via Mog Letter, então você deverá ter acesso a um Delivery Moogle.)

Ao usar a poção, o seguinte ocorrerá.

1. A quest “Before the Fall” será marcada como completa, e você poderá fazer a quest de main scenario “Coming to Ishgard. ”

2. Você se juntará automaticamente à Grand Company de sua cidade-estado inicial (começando pelo menor rank).

3. Você ganhará um chocobo pessoal automaticamente (um nome genérico será dado a ele).

4. Todos os aetherytes da A Realm Reborn serão destrancados.

5. Todas as dungeons implementadas até o Patch 2.55 serão marcadas como completas.

6. O Unending Journey, que podem ser usados no hotel, será completamente destrancado para tudo que foi completado.

7. As quests que destrancam os recursos mínimos necessários serão marcadas como completas.

 

Qualquer um que ainda não completou a “Before the Dawn” pode usar a poção. Mesmo que você tenha parado de jogar enquanto progredia pelas quests da main scenario do Patch 2.4, a poção terá o mesmo efeito; porém, se você já pertence a uma Grand Company e/ou já possui um chocobo, sua escolha atual terá prioridade sobre os efeitos da poção.

Adicionalmente, já que é possível usar o Unending Journey, você poderá usufruir das porções da história que foram puladas de uma forma resumida. Para que seja possível utilizar cada uma das diferentes roletas, as dungeons da A Realm Reborn são marcadas como completas.

Enquanto há uma diferença no preço do item entre a China e a Coréia, esta poção custa cerca de 2500 Yens japoneses atualmente.

 Poção de pulo de job “Adventuring Records of the Paladin” (será usado o paladino apenas como exemplo.)

Requerimentos para comprar a “Adventuring Records of the Paladin. ”

1. É necessário ter uma service account ativa e ter um personagem criado.

2. A conta precisa estar com a assinatura mensal paga (contas free trial não podem usufruir do serviço).

 

Se torna possível comprar a poção no Mog Station apenas ao cumprir os dois requerimentos acima. (O item será entregue via Mog Letter, então você deverá ter acesso a um Delivery Moogle.)

Ao usar a poção, o seguinte ocorrerá.

1. A classe base do Paladin, o gladiator, se tornará nível 50.

2. A classe secundária necessária para o paladin, o conjurer, se tornará nível 15.

3. Uma espada de determinado nível será entregue (o item level dela é 120 na versão Coreana).

4. A job stone do Paladino será entregue.

5. As quests de job do paladino serão marcadas como completas até a quest do nível 50. (As habilidades também serão dadas.)

6. Um item que vale cerca de 300.000 gil que não pode ser trocado será distribuído como ajuda para a compra de equipamentos.

7. Várias silver chocobo feathers serão distribuídas, que podem ser trocadas por equipamento.

 

Ao usar esta poção, não há restrições como ser capaz de usá-la apenas na classe inicial, e fizemos com que as quests de job sejam completadas para que você possa estar pronta para as batalhas do nível 50. Ao trocar as silver chocobo feathers, você alcançará o equipamento mínimo necessário de sua escolha.

Nada além do citado acima acontecerá, então, com essa poção você poderá dar um boost no nível do seu job e usufruir da main scenario. Você pode pensar nisso como algo como iniciar o jogo com um personagem mais forte. Já que há o sistema de level sync para cada uma das dungeons e trials, você poderá aprender a jogar com seu job enquanto progride na história.

Ter poções separadas por job é algo único de FFXIV. Isso porque os requerimentos para mudar para um job específico e o equipamento necessário para cada job é diferente, e também porque evoluir todos os Jobs ao mesmo tempo com uma única poção seria um atalho grande demais.

Similar à poção de pular a história, essa poção custa cerca de 2500 Yens japoneses por job.

Para a versão Coreana também há um pacote com ambas as poções que é vendido na forma de um starter pack apenas para novos jogadores ou jogadores que estão retornando.

 


Mudanças Finalizadas ao Recurso após o Lançamento da Stormblood

Como citado anteriormente, as especificações mencionadas acima são para as poções nas versões Chinesa e Coreana do jogo. Decidimos que com o lançamento da Stormblood, as poções serão alteradas na China e na Coréia da seguinte maneira.

• A poção de pular a história se tornará a “Adventuring Records of Heavensward. ” (estamos discutindo atualmente se devemos ou não manter a “Adventuring Records of A Realm Reborn”).

• Após usar a “Adventuring Records of Heavensward, ” o personagem do jogador terá completado a main quest até a quest final no patch 3.5 parte 2, assim como ter aceito a main quest inicial para a Stormblood.

• A “Adventuring Records of Heavensward” poderá apenas ser comprada se o jogador ter comprador e registrado sua cópia da expansão Heavensward.

• Os jogadores poderão dar um boost em um job para o nível 60 com a poção de pulo de job (a versão do nível 50 da poção será removida).

• O equipamento que os jogadores receberão será alterado para equipamentos do nível 60 para a classe correspondente ao comprar a poção de pulo de job.

 

Ainda estamos discutindo se adicionaremos poções para machinist, dark Knight e astrologian, se queremos manter a opção da “Adventuring Records of A Realm Reborn” e alguns outros tópicos, então atualizaremos vocês assim que os detalhes forem finalizados.

 


Sumário até agora

Gostaria de resumir o que foi discutido até agora.

Primeiro Caso: Aqueles que são novatos no jogo e querem alcançar seus amigos que já estão jogando

1. Criar um personagem e se certificar de que sua service account está ativa.

2. Comprar a poção do job de sua escolha e torna-lo nível 50.

3. Adicionar os direitos para jogar a expansão Heavensward.

4. Comprar e usar a “A Realm Reborn Adventuring Records. ”

5. O custo total é de cerca de 5000 yens (não incluindo o preço da expansão e da mensalidade).

 

Isso permite que você alcance o nível 50 e comece as quests da main scenario da Heavensward. A partir daqui você pode almejar alcançar o nível 60 junto com seus amigos e progredir através da história da Heavensward.

Segundo Caso: Aqueles que são novatos no jogo e querem progredir pela main scenario com eficiência.

1. Criar um personagem e se certificar de que sua service account está ativa.

2. Comprar a poção do job de sua escolha e torna-lo nível 50.

3. Progredir pela main scenario.

4. O custo total é de cerca de 2500 yens (não incluindo o preço da expansão e da mensalidade).

 

Neste caso você poderá progredir pela main scenario rapidamente e usufruir da história.

Terceiro Caso: Aqueles que são novatos no jogo e querem apenas evoluir seu personagem.

1. Criar um personagem e se certificar de que sua service account está ativa.

2. Adicionar a expansão Heavensward.

3. Comprar a “A Realm Reborn Adventuring Records.”

4. O custo total é de cerca de 5000 yens (não incluindo o preço da expansão e da mensalidade).

 

Neste caso, a main scenario da A Realm Reborn estará completa, e você estará livre para evoluir um job através de vários conteúdos e side quests.

Como é possível notar com o que foi citado acima, enquanto isso permite que qualquer tipo de novo jogador possa alcançar o jogo, eles são colocados logo antes da última expansão. Partindo dali eles têm que evoluir seus personagens e coletar equipamentos. Também tornamos possível a opção de progredir pelas quests de main scenario com um personagem mais forte e alcançar todo mundo enquanto usufrui da história.

Essas poções são uma compra opcional, e não será muito barato comprar ambas. O preço não foi colocado assim almejando o lucro, mas sim com a intenção de que não sejam usados livremente e a todo momento.

 


Possíveis Efeitos Negativos

Abaixo estão os possíveis efeitos negativos com a implementação dessas poções.

Disparidade entre a habilidade dos jogadores novos e existentes

Acredito que a maior preocupação dos jogadores é a parte em que você possa encontrar um maior número de jogadores que não estão acostumados com suas rotações.  Porém, analisando os dados coletados das versões Chinesa e Coreana, a maioria dos jogadores que compraram essas poções são aqueles que já estão acostumados com jogos online, ou aqueles que jogam com o suporte de seus amigos.

Se olharmos o número de jogadores que caem nos critérios abaixo (e calcularmos a porcentagem dos dados obtidos após o início da venda das Jump Potions) …

• Ter começado a jogar recentemente

• Ter ativado sua conta (pago a mensalidade)

• Ter comprado uma das poções de pulo de job

 

vemos no máximo cerca de 27-29% de jogadores Coreanos/Chinesas que realizaram a compra da poção.

Ao comprar as poções, um grande número dos jogadores realizou a compra após se familiar com o jogo após evoluir até o nível 30 através do free trial ou com uma conta ativa. Levando isso em consideração, estamos vendo dados que mostram que não há muitos casos de jogadores completamente novos comprando as poções.

Não estou dizendo que eles não existam, mas é um caso muito menor do que o que está sendo assumido.

Porém, assim que começarmos o serviço para a Stormblood, podemos assumir que muitos jogadores vão saltar para a Heavensward, e esses jogadores entrarão no nível 60, levando a um pequeno período de tempo onde pode haver uma disparidade entre a habilidade de jogadores existentes e novatos.

Foram cerca de 20-21% dos que compraram poções de pular a história seguindo as condições acima. Daqueles que compraram as poções de pulo de job, parece que há uma boa parte dos jogares que querem experimentar a main scenario por conta própria.

Adicionalmente, daqueles que compraram as poções, podemos ver que mais de 50% dos jogadores têm jogado a mais de três meses. Portanto, essas poções estão ou ajudando a os motivar, ou sendo compradas por jogadores já motivados.

O Sentimento de se comprar experiência com dinheiro

Para aqueles que nunca usaram esses tipos de Jump potions, pode ser gerado esse tipo de sentimento sobre esse assunto. E também, alguns podem mal interpretar isso como Pay-to-Win. Porém, essas medidas foram adicionadas para que esses jogadores possam chegar no patamar atual; portanto, elas não estão lá para agredir a experiência de jogo de ninguém, muito menos o tempo gasto até agora, e sim para expandir a comunidade. Levando isso em consideração, compreendemos que esse sentimento pode não desaparecer para alguns jogadores, então por favor tenham certeza de nos deixar seu feedback.

 


Resumo

Enquanto tenho uma visão positiva sobre a implementação dessas poções, ainda me preocupo. Porém, prevejo que acabaremos introduzindo o serviço em algum momento entre o lançamento da Stormblood e o pacote de expansão que virá depois.

A tendência atual no mercado de games é para que os jogos sejam facilmente acessíveis, jogados em curtos períodos de tempo, o jogador tendo a opção de parar quando quiser. Isso é exatamente o oposto de um MMORPG de certa forma.

Não estou dizendo que quero fazer com que os MMORPGS sigam essa tendência; porém, nosso trabalho é reforçar nossas operações para que o máximo possível de novos jogadores possam jogar com todo mundo.

Por favor leia minha postagem e deixe seu feedback. A decisão e a responsabilidade serão minhas, mas por favor, nos deixe saber como você se sente sobre isso. Se tiver quaisquer dúvidas, poste-as também, e farei o possível para responder!


O texto original pode ser encontrado aqui.




PROMOÇÃO CONJUNTA ENTRE A 7/11 E FINAL FANTASY XIV... Entre os dias 1 e 30 de Abril de 2016, o Final Fantasy XIV fará uma promoção em conjunto com a rede de lojas de conveniência 7/11. Essa promoção dará ...
NOVIDADES SOBRE O PATCH 3.2 A Square Enix liberou pequenos previews sobre as novidades presentes no Patch 3.2 e várias imagens dos novos itens que poderemos conseguir. &nb...
SAIBA MAIS SOBRE O PALACE OF THE DEAD QUE SERÁ INS... Mostrado à algumas Live Letters atrás, a Deep Dungeon, ou The Palace of the Dead irá ser inserida no Patch 3.35. Nós do Eorzea Brasil decidimos reunir...