TRADUÇÃO DA CARTA DO PRODUTOR XXXVI

Realizada em Hamburgo, Alemanha, a 36ª Carta do Produtor veio nos mostrar boa parte das novidades relacionadas às alterações no sistema de batalha, na HUD, no PvP e nas poções de conteúdo.

 

Antes de iniciar, vamos mostrar a nova tela de abertura do jogo:

 

 

Segundo Yoshi-P, a reformulação do sistema de batalha se dá ao fato do jogo estar bastante complexo. Muitas fórmulas e funcionalidades vêm sendo acumuladas desde a versão 1.0 e, segundo ele, agora é necessário “enxugar” o jogo, removendo o que é desnecessário, unificando o que for parecido e simplificando o máximo possível. Outro problema a ser resolvido é o de se ter muitas ações e tornar as rotações demasiadamente longas, tornando a jogabilidade ruim para quem joga usando o controle.

 

Outro problema recorrente é a disparidade entre o DPS dos jogadores “casuais” e “hardcore”. As alterações do HUD e a melhoria entre a sinergia dos grupos são medidas tomadas para tentar ajudar na resolução do problema.

 

 

SOBRE O SISTEMA DE HABILIDADES COMPARTILHADAS (CROSS CLASS)

 

Muitas pessoas comentam sobre isso e essa é uma das grandes alterações no jogo. Você agora não é mais obrigado a upar um Thaumaturge até o level 26 para conseguir a habilidade Swiftcast, sendo que sua classe principal é um Conjurer. Agora você terá as habilidades essenciais da sua role.

 

As habilidades compartilhadas são divididas em Tank, Healer, Melee DPS, Ranged DPS e Caster DPS.

 

Você terá cerca de 10 habilidades e poderá escolher 5 delas para usar. Você tem direito a um slot novo de habilidade nos níveis 12, 20, 32, 40 e 48.

 

Abaixo vamos comentar sobre as habilidades mostradas e as informações que foram traduzidas pelo membro Shini-tan do Reddit.

 

Como dito na live letter, os valores das habilidades mostradas abaixo estão sujeitos a alterações antes do lançamento da expansão.

 

HABILIDADES DA ROLE TANK

 

 

  • Rampart: Habilidade existente.
  • Low Blow: Uma habilidade de Stun que deixa o alvo paralisado por 5 segundos. Tem Cooldown de 25 segundos.
  • Provoke: Habilidade existente.
  • Convalescence: Habilidade existente.
  • Abandon/Forsake: Nova habilidade, sem informações. Antigamente era o nome dado ao acúmulo do stack da stance Deliverance do Warrior.
  • Reprisal: Reduz o dano que o alvo dará em 10% pelos próximos 5 segundos. Tem 60 segundos de cooldown.
  • Awareness: Habilidade existente.
  • Interject: Não se tem a informação ao certo, mas pelo visto é uma espécie de Silence.
  • Ultimatum: Um provoke em área. Tem cooldown de 90 segundos.
  • Shirk: Nova habilidade, sem informações.

 


 

HABILIDADES DA ROLE DOS HEALERS

 

 

  • Cleric Stance: Aumenta o dano realizado em 5% por 15 segundos. Tem cooldown de 90 segundos.
  • Break: Nova habilidade, sem informações.
  • Protect: Habilidade existente.
  • Esuna: Habilidade existente.
  • Lucid Dream: Nova habilidade, sem informações.
  • Swiftcast: Habilidade existente.
  • Eye for a Eye: Habilidade existente.
  • Affection: Nova habilidade, sem informações.
  • Surecast: Habilidade existente.
  • Rescue: Puxa um membro da equipe para perto de você. Necessita que aggro seja gerado. Tem cooldown de 150 segundos.

 


 

HABILIDADE DA ROLE DE MELEE DPS

 

 

  • Second Wind: Habilidade existente.
  • Arm’s Lenght: Nova habilidade, sem informações.
  • Leg Sweep: Nova habilidade, sem informações.
  • Diversion: Diminui a geração de enmity por 15 segundos. Tem cooldown de 120 segundos.
  • Invogorate: Habilidade existente.
  • Bloodbath: Habilidade existente.
  • Goad: Habilidade existente.
  • Restraint/Feint: Nova habilidade, sem informações.
  • Clutch: Nova habilidade, sem informações.
  • True North: Remove a restrição posicional das skills por 15 segundos. Tem cooldown de 150 segundos.

 


 

HABILIDADES DA ROLE DE RANGED DPS

 

 

  • Second Wind: Habilidade existente.
  • Foot Graze: Habilidade existente.
  • Leg Graze: Habilidade existente.
  • Proton: Aumenta a velocidade de movimentação sua e dos membros da equipe próximos. Não pode ser usado em batalha.
  • Invigorate: Habilidade existente.
  • Tactician: Nova habilidade, sem informações.
  • Refresh: Nova habilidade, sem informações.
  • Head Graze: Habilidade existente.
  • Arm Graze: Usa Stun no alvo por 2 segundos. Tem 25 segundos de cooldown.
  • Palisade: Reduz o dano físico recebido por um alvo em 20% por 20 segundos. Tem 150 segundos de cooldown.

 


 

HABILIDADES DA ROLE DE CASTER DPS

 

 

  • Addle: Reduz o INT e MND em 15% por 10 segundos. Tem cooldown de 120 segundos.
  • Break: Nova habilidade, sem informações.
  • Drain: Nova habilidade, sem informações.
  • Diversion: Diminui a geração de enmity por 15 segundos. Tem cooldown de 120 segundos.
  • Lucid Dream: Nova habilidade, sem informações.
  • Swiftcast: Habilidade existente.
  • Mana Shift: Transfere até 20% do seu MP máximo para um membro da equipe. Tem Cooldown de 150 segundos.
  • Apocatastasis: Habilidade existente.
  • Surecast: Habilidade existente.
  • Erase: Remove os DoTs de um membro da equipe e não pode ser usado em você mesmo. Tem cooldown de 90 segundos.

 

Quando o update vier, as habilidades que tiverem sido removidas das classes ainda estarão em suas barras, mas seus ícones estarão cinzas, indicando que não estão mais disponíveis. O ideal é realizar a troca.

 

 

MUDANÇAS GRÁFICAS – BARRAS DE JOB (JOB HUD)

Querendo que os jogadores possam dar mais atenção às mecânicas de batalha, uma nova HUD foi desenvolvida para chamar a atenção e melhorar a visibilidade das mecânicas de cada job. Pensando nisso, cada job agora terá uma barra que indicará suas funcionalidades.

 

 

Cada job terá um estilo próprio e você poderá reposicionar e aumentar seu tamanho na área de alteração de HUDs.

 

 

Um exemplo simples é a barra do job Summoner, que indica quantos stacks de Aetherflow ele possui. Além disso, uma barra indicando quantos segundos restam para que o Dreadwyrm Trance acabe ficará mais visível. Essas barras ajudam a observar melhor coisas fundamentais para o job e, dessa forma, tentar otimizar e melhorar o modo de jogar dos jogadores, aumentando seu DPS e melhorando seu rendimento.

 

Falando um pouco sobre as barras para outras classes, o Machinist poderá ver o aquecimento de sua arma por ela. O Black Mage poderá ter controle sobre o Astral Fire e Umbral Ice, além do tempo para que o Enochian acabe. No Warrior, a barra altera a aparência ao usar o Defiance ou o Deliverance e o nome da barra é Beast Gauge. Além disso, ao liberar o Inner Beast, a aparência do Warrior também mudará.

 

MUDANÇA DOS STATUS ATUAIS DO JOGO

 

A primeira alteração será feita no Parry, que será substituído pelo status Tenacity. Esse status só existirá nos equipamentos de tank e é responsável por aumentar o dano realizado e reduzir o dano recebido. Ainda vai ser possível dar parry em alguns ataques, mas ele não será mais exibido nos equipamentos. Esse status ajudará a diminuir o dano recebido por trás ou aos lados do tanker.

 

O dano dos healers agora será calculado pelo Mind e não pelo Intelligence. Além disso, o Piety, responsável pela quantidade de MP, não será mais um status principal e só afetará healers.

 

O Accuracy será substituído pelo Direct Hit Rate. Antes de explicar sobre o novo status, Yoshi-P comentou que a sua taxa de acerto será pela diferença entre o seu level e o do seu inimigo. Status negativos como blind ou algum outro que diminua o accuracy irão te fazer errar seus ataques. Atacar pelas costas e pelo lado aumenta a chance de acerto.

 

O Direct Hit, citado anteriormente, só será usado pelas classes de DPS. Simplificando, é um status similar ao Critical Hit, mas ocorre com mais frequência. É até possível ter um ataque chamado Direct Crit, quando você consegue um valor alto em ambos. O dano exibido é diferenciado, tendo até mais exclamações após o valor.

 

Ainda sobre os status, os acessórios agora serão restritos aos jobs corretos, já que a forma de calcular o dano de cada uma delas é diferente.

 

 

 

Antes de comentar sobre algumas das alterações, o vídeo contendo boa parte das mudanças pode ser visto abaixo:

 

 

Uma das primeiras coisas comentadas é a remoção e unificação de ações não usadas ou pouco usadas.

 

Além disso, um novo sistema irá alterar uma ação ao ter o level sincronizado em alguma duty. Por exemplo, onde na sua barra se encontra o Stone IV, será substituído pelo Stone II caso entre em uma duty que não permite o uso de uma superior. Esse update é automático e ocupará somente um espaço na barra. Para o Black Mage, isso ocorrerá para Thunder I e Thunder III em um slot e em outro, para o Thunder II e Thunder IV. Algo similar irá acontecer ao Ruin I e Ruin II no Summoner e Scholar.

 

COMENTÁRIOS SOBRE O RED MAGE

O sistema do Red Mage envolve o uso de magias classificadas como brancas e negras, cada uma delas usando a mana branca e mana negra. O uso dessas magias deve ser balanceado e, ao preencher completamente os dois lados da barra, o uso da espada fica disponível e usará ambas para cada ação realizada fisicamente.

 

Além disso, o segredo da classe é saber usar a trait Chainspell. Ao usar uma habilidade que tenha casting, a próxima será instantânea e caso essa mesma habilidade gere um dano crítico, a habilidade após ela terá um casting reduzido. Sabendo empregar bem isso, o Red Mage pode causar muito dano em pouco tempo.

 

COMENTÁRIOS SOBRE O SAMURAI

O Samurai usa o sistema de Sen. Cada combo dará um Sen para o Samurei e, ao acumular Sens, você liberará determinadas habilidades, conhecidas como Iaijutsu. Ao ter três Sen, você terá disponível uma habilidade, ao ter dois, uma outra. Além disso, como cada Sen é de um tipo, variações podem ser feitas para ter novos ataques.

 

COMENTÁRIO SOBRE O CLERIC STANCE

Como o mind agora é o status usado para calcular o dano, a habilidade agora será somente um buff de ataque temporário para os healers, não mais invertendo o valor de Mind pelo de Intelligence.

 

COMENTÁRIOS SOBRE AS BARRAS DOS TANKS

Para deixar a role de tank mais dinâmica, ao realizar ações, os tanks acumulam pontos em suas barras. Determinadas ações usam pontos diferentes. Isso dará mais vida a essa role.

 

COMENTÁRIOS SOBRE O WARRIOR

As mecânicas são basicamente as mesmas. Ao usar o Defiance, você terá 25% a mais de HP, melhoria na cura recebida e etc. Usar ações do combo enchem a barra de Inner Beast e quanto maior a barra, maior é a sua taxa de parry em 10%.

 

O Deliverance é o mesmo. O dash do Warrior é chamado Onslaught e ele, além te de jogar no alvo, aumenta o seu enmity. Custa 10 pontos de Inner Beast.

 

Usar a habilidade Inner Beast deixa você imune aos debuffs stun,sleep,bind,heavy e knockback e só pode ser usado durante o deliverance. Fell Cleave/Decimate usarão 25 pontos de Inner Beast. O Infuriate enche a barra em 50 pontos.

 

COMENTÁRIO SOBRE O PALADIN

O Paladin ganhou a habilidade Passage of Arms, que cria uma área em forma de cone atrás do tank, dando 100% de bloqueio para ele e 15% de dano reduzido a todos os membros da equipe dentro do cone. O efeito acaba caso o tank se movimente.

 

COMENTÁRIOS SOBRE O MONK

Uma das melhorias na Job é o fato dele poder absorver o chakra dos DPS ao redor dele.

 

COMENTÁRIOS SOBRE O BLACK MAGE

O Enochian ficará disponível caso o Black mage esteja com o status de Astral Fire ou Umbral Ice. O Triplecast está disponível e permitirá usar 3 magias seguidas sem casting.

 

Quando o Enochian ficar ativo por mais de 30 segundos, o status Polyglot se ativará (mostrado pelo cristal roxo na parte inferior da HUD do Black Mage) e você poderá usar a habilidade Foul, que é um dano em área que tem 650 de potência no alvo principal e vai perdendo 10% para cada alvo atingido até perder 50%. Após o uso, o Polyglot é perdido.

 

COMENTÁRIOS SOBRE O BARD E O MACHINIST

Ambos não terão mais casting em suas skills ao ativar Wandering Minuet e Gauss Barrel.

 

As outras classes não foram comentadas por somente terem sido mostradas no trailer mas nada foi explicado oficialmente.

 

 

Uma das principais alterações é que as habilidades usadas no PvE serão diferentes das usadas no PvP. Qualquer job com level acima do 30 poderá participar. Todos os status serão balanceados, ou seja, em determinado level, todos terão a mesma quantidade de HP e de MP.

 

As barras do PVP só podem ser acessadas em áreas de PVP, como o Wolves Den Pier.

 

 

As alterações nas ações são que vão ter no máximo 10 habilidades por Job. Você também poderá inserir dois “encurtadores de rotação” e o botão do Adrenaline Ruch. Sobre o encurtador de rotação, ele é uma habilidade que trocará o botão automaticamente pela próxima ação da rotação. Dessa forma, além de ser mais fácil para quem joga usando o controle, deixará o jogo menos complexo para os jogadores casuais.

 

 

No início da expansão, o PvP estará em pré-temporada para colher o feedback dos jogadores e, após um tempo, retomará com as temporadas. Dessa forma a experiência do PvP poderá ser otimizada, já que ela está sendo totalmente reestruturada.

 

 

Como comentado, as famosas “Jump Potions” serão implementadas no jogo. Elas são divididas entre as poções para pular a main scenario e a de aumentar o level de um job. Todas as poções abaixo estarão disponíveis no dia 16 de Junho de 2017.

 

POÇÕES DA MAIN SCENARIO

 

Tales of the Adventure: A Realm Reborn custará $ 18,00 dólares e completará automaticamente as quests até a última disponível, a Before the Dawn.

 

Já a Tales of the Adventure: Heavensward custará $ 25,00 dólares e completará automaticamente as quests desde a primeira do A Realm Reborn até a última quest do Heavensward, a The Far Edge of Fate.

 

Sobre ambas as poções, você terá disponível o Chocobo (com um nome aleatório e que pode ser alterado depois), será alistado na Grand Company da cidade inicial escolhida, terá todas as quests da main scenario e algumas side quests que desbloqueiam conteúdos completadas e poderá assistir as cutscenes no The Unending Journey.

 

Vale lembrar que mesmo tendo completado as quests que liberam dungeons, ainda será necessário ter realizado cada uma delas para liberar as roletas. Dessa forma, jogadores veteranos ainda podem usufruir dos bônus de novatos na duty.

 

POÇÕES DE AUMENTAR O LEVEL DAS JOBS

 

Essa poção será dividida em 13 poções e cada uma delas deixará uma job específica no level 60. Não haverá poções para o Red Mage e o Samurai. Não existirão poções para as classes de crafting e, até o lançamento do Patch 4.1, você ficará limitado a comprar somente uma poção por conta. O custo será de $ 25,00 dólares por poção.

 

Você ganhará um set de quipamento level 60, terá todas as ações e habilidades aprendidas, assim como as quests da job e terá acesso ao Hall of Novice, que ensinará o básico de cada role para minimizar a quantidade de jogadores sem noção nenhuma do que fazer.

 


 

A próxima carta do produtor acontecerá durante a E3 2017, entre os dias 13 e 15 de Junho!




TRADUÇÃO DA CARTA DO PRODUTOR XXXV Nesta sexta, dia 28 de abril de 2017, tivemos mais uma Carta do Produtor ao vivo onde Yoshi-P respondeu várias perguntas dos jogadores e trouxe alguma...
CARTA DO PRODUTOR XXXV AO VIVO A data para a 35ª Carta do Produtor AO VIVO já foi escolhida! O produtor & Diretor Yoshi-P irá responder perguntas relacionadas ao patch 4.0 feita...
TRADUÇÃO DA CARTA DO PRODUTOR XXXIII A 33ª Carta do Produtor foi apresentada e nela, várias informações do novo patch 3.5, intitulado The Far Edge of Fate, assim como o informações ...
  • Darkholme

    Vai tomar no cu dessas poções de pular quest e upar classe.

  • Adriano Lucas da Silva

    É, o jogo receberá umas mudanças significativas no gameplay. Vai ser interessante.

  • Bruno Henrique

    Essas poções… gostei não.

  • Darkholme

    Cheguei agora e não preciso disso.