TRADUÇÃO DA CARTA DO PRODUTOR NO FAN FESTIVAL DE FRANKFURT

Como de costume, o Fan Festival de Frankfurt também apresentou uma Carta do Produtor ao Vivo, dessa vez no formato de um painel de Perguntas e Respostas. Confira a seguir!

QUESTION TIME

Mais opções para criação de personagens estão em planejamento? (Faces? Tipos de corpo? Tamanho da bunda?) Quanto tempo levaria para implementar tais coisas?

Para ser honesto, atualmente não há planos para tais opções. Elas não só são um peso para a equipe de gráficos, como também cada personagem tem seus dados enviados em pacotes – criar mais opções aumenta o número de transmissões de pacotes, criando um maior estresse no gameplay. Mas vou perguntar, vocês realmente querem mudar o tamanho das bundas? <plateia animada> As texturas talvez fiquem esticadas… <silêncio> Bem, pelo menos os jogadores americanos aparentam se importar bastante com o slider para o tamanho de bundas, conversarei com a equipe de gráficos e verei o que é possível ser feito.

O limite de itens da parte exterior das casas também será aumentado?

Estamos considerando aumentar o limite de itens para exteriores também. Porém, é mais fácil aumentar o limite dos interiores porque eles são instanciados. Do lado de fora, o jardim de todas as casas é exibido, o que pode causar uma queda de fps ou até mesmo o travamento do cliente do usuário. Nos concentraremos no interior primeiro. Depois disso, focaremos em uma forma de se mudar de uma casa para outra. Assim que essas coisas estiverem prontas, poderemos focar em um meio de aumentar o limite dos exteriores.

Se a Eos / Selene é empurrada, ela vai perder sua posição original e se manter no local em que foi empurrada. É possível fazê-la retornar para seu local original automaticamente após ser empurrada?

Vocês são os mestres dos seus pets! Cabe a vocês controlá-los!

Existe a chance de um jogo rítmico (como o Final Fantasy Theatrhythm) ser implementado no Gold Saucer?

Vocês acham que é assim tão fácil… <risos> Suponho que poderíamos implementar o próprio Theatrhythm no jogo, ele é bem comum em arcades no Japão. Mas pra jogá-lo lá você precisa inserir dinheiro real, certo? <resmunga> Então é só comprar umas moedas no Mog Station… <resmunga mais> e talvez só assim possamos conseguir os direitos com o produtor do Theatrhythm! <risos> Brincadeiras a parte, um mini-game rítmico parece uma ideia divertida. Conversarei com o Hazama quando retornarmos ao Japão.

Vocês têm planos de remover as restrições raciais dos cabelos e das roupas de baixo?

Sobre os cabelos, existem alguns penteados que queremos manter especificamente para uma raça para que a identidade das raças seja mantida. Porém, planejamos (pouco a pouco) implementar alguns dos outros cabelos para todas as raças. Nunca serão todos para todos, mas mais e mais penteados serão compartilhados entre as raças com o tempo.

Sobre as roupas de baixo, os equipamentos são classificados como ID1, e por baixo deles temos o ID0, que é a pele. Como a pele não pode ser alterada… provavelmente não removeremos a restrição. Uma forma de contornar isso seria criar um equipamento ID1 que se assemelha com a roupa de baixo, porém você estaria tecnicamente usando uma roupa de baixo por baixo da sua roupa de baixo. É uma coisa difícil de se fazer tecnicamente, mas estamos cientes que muitas pessoas estão pedindo por isso.

Existem várias lutas nas quests de Main Scenario e de Classes que são muito divertidas. Uma forma de jogá-las novamente pode ser implementada?

É uma ótima ideia!… … É só fazer um novo personagem e… <risos>

Já que as quests são todas ativadas por meio de flags, para que isso seja possível, precisaríamos recriar o sistema de quests inteiro do zero. Mas parando pra pensar… cada uma dessas batalhas são criadas como conteúdo individual. Se pudéssemos criar uma lista com as que já foram completadas e utilizar esse lista para recriá-las, talvez não seja impossível… A ideia e a implementação? Não é impossível. Porém, levaria um bom tempo para fazer o debug do sistema, então se você não pode esperar… Faça um novo personagem.


Desde a 3.0, a dificuldade do jogo parece ter diminuído, dando foco em coisas como glamours e aspectos casuais. Podemos esperar por mais dificuldade na 4.0?

Sério? Me lembro que durante o Binding Coil of Bahamut havia tantas pessoas dizendo “Isso é tão fácil, queremos algo mais difícil!” então fizemos o Alexander e aí dizem “Isso é difícil demais!” … Não confio em mais ninguém. A dificuldade do conteúdo é algo que consideramos muito. Recebemos muito feedback dizendo que a terceira parte do Alexander era muito mais fácil que as duas anteriores. Porém, acreditamos que esse nível de dificuldade a manteve no alcance da maior parte de nossa base de jogadores. Quando falamos de raids, ter um feedback dizendo “É muito fácil!” nem sempre é uma coisa ruim para nós. Ainda assim, para o Omega nós queremos criar algo que esteja disponível para vários tipos de jogadores. Estamos planejando uma ideia para que os jogadores que concluírem o último savage e quiserem um desafio ainda maior possam acessar um conteúdo especial… <aplausos> Um conteúdo muito difícil. MAS. MAS. Se for difícil demais, não venham chorando depois!

A roupa da Krile estará disponível na Mog Station?

Todo mundo quer isso? <plateia animada> Então, a Mog Station… é governada por uma poderosa imperatriz, alguém muito mais poderosa do que eu. Ela mencionou que criar a roupa da Krile seria muito difícil e teria um alto custo. Se todo mundo prometer que vai compra-la, poderemos considerar lança-la. Vocês prometem? <plateia animada> Acho que teremos que lança-la…

Nós adoramos as quests do Hildibrand, elas irão conter trials novamente no futuro?

Sobre o Hildibrand: Lá na 2.0, nós exageramos um pouco. Decidimos então dar uma folga para ele na 3.0, mas recebemos tanto feedback desejando seu retorno que o trouxemos de volta na 3.1. Novamente, para a 4.0, pensamos… talvez seja a hora de dar umas férias pra ele. Mas parece que o Hildibrand nunca dorme.

Para aqueles que jogaram a quest da 3.5, prestem atenção para que lado ele saiu voando. Foi pro oeste? Ou foi pro leste?

Podemos ganhar um medidor in-game que mostra nosso DPS apenas para nós mesmos? Um medidor oficial facilitaria a vida dos usuários do PS4 também.

<Yoshida tenta fugir do palco, risos> Nããão! Existe um motivo. Eu entendo 100% que vocês querem ver seu DPS e apenas o seu DPS, mas o que acontece é que é comum ser assediado por grupos que exigem que esses números sejam mostrados. E assim que essa ferramenta for lançada, não vai demorar muito para alguém alterá-la para mostrar o DPS do grupo todo. Entendemos perfeitamente que muitas pessoas querem ver seu DPS para tentar melhorar, mas temos 100% de certeza que isso gerará várias brigas internas. Não é algo que nunca consideraremos no futuro, mas…

Durante a série 3.X, percebemos que a disparidade entre as habilidades de jogadores cresceu muito, e é por isso que estamos focando em reformar o sistema de batalha. Quando essa disparidade diminuir, aí sim consideraremos a implementação do medidor. No momento, porém, isso apenas machucará a comunidade e não queremos que isso aconteça.

<Yoshida pensa se deve ou não falar> Temos algo planejado que não é um sistema que mostrará seu DPS em números mas que haverá algo que lhe mostrará como você… fez algo e como você pode tentar fazer diferente na próxima tentativa e… PRÓXIMA PERGUNTA.

 

Quando podemos esperar por um patch para o Playstation 4 Pro e como ele vai melhorar a taxa de quadros?

Estamos trabalhando nisso atualmente. <aplausos> Porém, diferentemente de jogos offline, o Final Fantasy XIV sendo um MMO é tudo sobre exibir a maior quantidade de coisas na tela que for possível. Ao invés de usar o poder do PS4 Pro para aumentar a performance gráfica, preferimos utilizá-lo para melhorar a experiência de jogo – o patch será lançado em breve. Uma coisa que não queremos é que os jogadores do PS4 se preocupem achando que a experiência do PS4 padrão cairá – estamos comprometidos em tornar a experiência de alta qualidade em ambas as plataformas.

Existe a possibilidade de adicionar a opção de manter as plantas nos vazos no estado de germinamento permanentemente (sem os brilhos)? Muitas não estão disponíveis e são lindas, dá uma pena enorme ter que colhê-las.

Isso está na nossa lista de patchs na verdade! Não me lembro qual o patch, mas é muito em breve. No 3.5-alguma coisa… 4.0-alguma coisa… são tantos, não consigo me lembrar.

Você considera adicionar guarda-chuvas no jogo que se comportam como minions?

Guarda-chuvas?…

Então… vocês se lembram da Imperatriz da Mog Station? Nossa humilde alteza? Ela disse que há planos de criarmos um, mas que talvez seja uma MONTARIA. Então no chão você só o segura normalmente, mas vocês se lembram… da Mary Poppins? <risos e aplausos enquanto Yoshida finge estar voando com um guarda-chuva>

Já estão falando disso faz um tempo, temos debatido se devemos ou não fazê-los como montarias. O tamanho da memória é menor como minion, então não podemos fazê-los tão detalhados. Uma montaria seria melhor. Vocês gostariam de ficar parados ou girando? <gritos variados> Sem giros?

Nós teremos o Palace of the Dead cross-server? E poderemos algum dia ter a possibilidade de mandar um /tell para o líder de um grupo em outro servidor?

Isso é algo em que a equipe de desenvolvimento está trabalhando. Estamos tendo problemas com isso, mas estamos trabalhando. O que está mais próximo, porém, é a formação de alianças cross-server para raids de 24 pessoas. Esperamos ter isso pronto para o lançamento da Return to Ivalice. Mesmo que leve algum tempo, esperamos continuar aumentando o número de coisas que os jogadores podem fazer entre servidores.

Sobre o Tell… Estamos trabalhando em tentar fazer uma lista de amigos compartilhada, essa vai ser a primeira coisa. Estamos checando a possibilidade de Free Companies entre servidores. Acho que o /tell está incluído nisso também. Se me lembro bem, o /tell vai vir antes das linkshells. Vou checar! mas estamos trabalhando em tudo isso atualmente.


SOBRE O PATCH 2.55

Porque o “a”? Falaremos sobre isso já já…

A última quest da Anima Weapon.

  •     Talvez seja fácil. Fácil? Fácil. Talvez? Fácil.

Entregas especiais da Zhloe Aliapoh.

  •    Um novo conteúdo para crafters e gatherers. Isso é só o começo, queremos aprimorar isso conforme seguimos para a 4.0. Simplificando, a Zhloe tem sua própria história – ela está com problemas e precisa da sua ajuda. Conforme você a ajuda, você revelará mais sobre sua história e se tornará seu amigo. Novos NPCs e novas histórias serão introduzidas conforme a história se revela para os crafters e gatherers. Esperamos muda-la com o tempo, se você fazer algo para um NPC, como uma armadura, aquele NPC continuará vestindo ela dali em diante. Os nomes Khloe e Zhloe em Japonês são uma brincadeira com as palavras preto e branco, mas ninguém disse al Koji e então a brincadeira não ficou tão óbvia em Inglês. Ainda assim, o mesmo sobrenome que as duas compartilham mostra que há uma conexão.

Batalha da Proto Ultima.

  •   As recompensas serão acessórios – todos os acessórios – e todos serão iLV 270. Mas não iremos contar como encontrar a Proto Ultima, nem mesmo nos patch notes. Por favor aguardem ansiosamente.

The Feast.

  •   Novos Mapas
  •   Sudden Death (que substituirá o Empate)
  •   Novos Itens e Ajustes
  •   O fim da Temporada 3 / o início da Pré-temporada da Temporada 4 (para que aprendam a nova área)

Atualizações Adicionais

  •   Aumento na taxa de drop do Sophic e Demonic Lanner Whistles.
  •   Os equipamentos do Garo poderão ser reobtidos no Calamity Salvager.
  •   As vestimentas da Yuna e do Tidus poderão ser obtidas pro quem comprou o Fan Festival.


POR QUE 3.55a?

Perceberam que está faltando algo aqui? A Diadem? Que foi prometida para o 3.55? … Encontramos um bug… Existe uma certa raid dentro da Diadem e… algo aconteceu. É um novo tipo de raid e nós queremos que ela seja mais divertido e não estressante, então…

No dia 28, lançaremos todos os outros conteúdos. E espero que em 7 de março… Talvez 9 de março… Talvez 14 de Março… Enfim, será o Patch 3.55b. Estamos trabalhando nisso. Faremos o melhor que lança-lo em 7 dias. (ou 9).

 

MAIS UMA COISA…

Como vocês sabem, no Japão, eu faço a leitura dos patch notes para cada novo patch. Em uma dessas leituras, eu mencionei que o equipamento do GARO estaria disponível por MGP no Patch 3.55, Na verdade é no 3.56. Minhas sinceras desculpas! Têm tantos Patchs 3.5… mas isso não é desculpa. Me perdoem!

O 3.56 terá a Diadem e a Main Scenario também, então aguardem ansiosamente.

Se ficarem sem coisas pra fazer, recomendo que façam mais Anima Weapons! <vaias e risadas>

ANÚNCIO SURPRESA

Final Fantasy XIV conseguiu três Recordes Mundiais no Guinness!

#1 FINAL FANTASY XIV: Os créditos finais mais longos em um videogame MMO

Incríveis 1 hora e 38 minutos!

Naoki Yoshida: Vocês estão rindo, mas esse prêmio significa muito pra mim. Como vocês sabem, esse jogo teve um lançamento extremamente problemático. O suporte dos jogadores Legacy foi o motivo pelo qual fomos capazes de chegar ao novo lançamento, e a inclusão do nome de todos esses jogadores nos créditos foi o que os tornaram tão longos. Sem o suporte deles, não teríamos o jogo que temos hoje, então gostaria de agradecer esses jogadores. Mas não iremos parar por aqui, iremos sempre tentar fazer o melhor, e precisamos da ajuda de vocês!

#2 FINAL FANTASY XIV: A maior quantidade de peças musicais originais em um videogame.

Impressionantes 384 composições originais!

Masayoshi Soken: Isso apenas mostra a quantidade de conteúdo que temos em Final Fantasy XIV, e vamos criar ainda mais. Com o lançamento da STORMBLOOD iremos aumentar esse recorde ainda mais! tentarei fazer o melhor para continuar fazendo ainda mais músicas incríveis, então agradeço pelo suporte de vocês!

#3 A FRANQUIA FINAL FANTASY: A séria de RPG mais prolífera

87 títulos!

Yosuke Matsuda: Isso é uma honra, não poderíamos ter feito isso sem o carinho e o suporte de todos vocês, especialmente por Final Fantasy XIV, e esse ano estamos celebrando nosso 30º Aniversário. Seu suporte contínuo é essencial para que possamos levar a série ainda mais longe.

A postagem original em inglês, feita por Anwyll ao site Gamer Escape, pode ser encontrada aqui.




CARTA DO PRODUTOR XXXV AO VIVO A data para a 35ª Carta do Produtor AO VIVO já foi escolhida! O produtor & Diretor Yoshi-P irá responder perguntas relacionadas ao patch 4.0 feita...
TRADUÇÃO DA CARTA DO PRODUTOR XXXVI Realizada em Hamburgo, Alemanha, a 36ª Carta do Produtor veio nos mostrar boa parte das novidades relacionadas às alterações no sistema de batalha, na...
TRADUÇÃO DA CARTA DO PRODUTOR XXXIV Durante o Fanfest de Tokyo, a 34ª Carta do Produtor foi apresentada trazendo várias novidades sobre o patch 3.5, incluindo a data de lançamento!! ...