MUDANÇAS E NOVIDADES SOBRE TODOS OS JOBS NA STORMBLOOD

Como todos sabem, a Stormblood trará dois novos jobs, o Samurai e o Red Mage. Mas as mudanças não param por aí, os jobs existentes passarão por uma reestruturação. Curioso para saber o que mudará? Confira!

 

O SISTEMA DE ROLE ACTIONS

Uma das maiores mudanças presentes na Stormblood é a abolição do sistema de Cross-class Actions, sendo substituído pelo Sistema de Role Actions. Essas habilidades serão divididas em Tanks, Healers, Melee DPS, Ranged DPS e Casters. Diferentemente do sistema antigo, agora todos os jobs de um determinado role aprenderão essas habilidades, não havendo mais a necessidade de evoluir classes paralelas para aprender habilidades importantes.
Cada role compartilhará 10 habilidades, de onde apenas 5 podem ser escolhidas para serem utilizadas, podendo ser trocadas sempre que necessário. Muitas habilidades que antes eram específicas para determinados jobs agora estão disponíveis para uma role inteira, assim como habilidades inéditas também foram inseridas ao novo sistema.

 

NOVIDADES E ALTERAÇÕES

O Sistema de Role Actions não é tudo, vários jobs passarão por mudanças drásticas, como Healers utilizando Mind como fonte dano, Ranged DPS não tendo mais cast em suas habilidades, o atributo Accuracy sendo completamente removido, em seu lugar teremos a adição do Direct Hit, um atributo similar ao Critical Hit que será exclusivo dos DPS, porém menos potente e mais frequente, ambos podem ocorrer em sincronia, acarretando em um Direct Critical Hit, ainda mais poderoso que o Critical comum. O Parry será substituído por Tenacity, atributo para Tanks que aumenta o dano causado e diminui o dano recebido. Se está curioso sobre as novas habilidades e alterações, confira um pouco mais sobre cada job.

 

SELECIONE A ROLE:

 

Leve em consideração que essas mudanças são baseadas em uma versão ainda em desenvolvimento do jogo, lançada em Abril, podendo ocorrer alterações até o lançamento em Junho.

 

TANKS

Role Actions

A maioria das Role Actions dos Tanks se classificam em algum tipo de suporte, seja ele de mitigação, provocação ou utilidades gerais.


LEVEL 8 – Rampart: Reduz o dano recebido em 20%.
Duração: 20 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva dos Gladiators/Paladins, agora Rampart pode ser utilizada por todos os Tanks. O efeito do trait “Enhanced Rampart” está incluído na habilidade.


LEVEL 12 – Low Blow: Atordoa o alvo.
Duração: 5 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 25 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva dos Dark Knights, agora Low Blow pode ser utilizada por todos os Tanks. Além disso, agora essa habilidade não causa mais dano algum, servindo apenas pelo efeito de atordoamento.


LEVEL 16 – Provoke: Move-se de maneira ameaçadora, colocando-o no topo da lista de enmity do alvo.
(Cast: Instantâneo / Recast: 40 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class dos Gladiators, Provoke agora é aprendida por qualquer um dos Tanks.


LEVEL 20 – Convalescence: Aumenta a própria recuperação de HP através de magias de cura em 20%.
Duração: 20 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class dos Gladiators, Convalescence agora é aprendida por qualquer um dos Tanks.


LEVEL 24 – Anticipation: Aumenta a taxa de parry em 30%.
Duração: 20 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma nova habilidade inserida para a role dos Tanks.


LEVEL 32 – Reprisal: Diminui o dano causado pelo alvo em 10%.
Duração: 5 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva dos Dark Knights, Reprisal agora pode ser utilizada por todos os Tanks. Agora essa habilidade não causa mais dano algum e sua duração foi reduzida de 20 para 5 segundos, em troca, seu efeito não é mais dependente de ter que dar parry em algum dano para ativá-la.


LEVEL 36 – Awareness: Anula a chance de sofrer danos críticos.
Duração: 25 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class dos Gladiators, Awareness agora é aprendida por qualquer um dos Tanks. O efeito do trait “Enhanced Awareness” está incluído na habilidade.


LEVEL 40 – Interject: Silencia o alvo.
Duração: 1 segundo.
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos.)

Uma nova habilidade inserida para a role dos Tanks. Assim como Low Blow, não causa dano algum, servindo apenas pelo efeito de Silence.


LEVEL 44 – Ultimatum: Provoca os inimigos nas proximidades, colocando-o no topo de suas listas de enmity.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos.)

Uma nova habilidade inserida para a role de Tanks.


LEVEL 48 – Shirk: Envia 25% de sua enmity para o membro do grupo selecionado.

Uma nova habilidade inserida para a role de Tanks.


PALADIN

O Paladin, que na Heavensward ganhou algumas magias sagradas, agora vai ganhar ainda mais ênfase nessa área, com novas magias de dano e métodos de controlar seu MP. Receberá uma série de melhorias, incluindo na sua capacidade de causar dano em área e a possibilidade de agora também poder dar block em danos mágicos.

Outra novidade bastante interessante, principalmente para os iniciantes, é que agora Shield Oath é aprendida no nível 30, Sword Oath no 35 e Cover no 40.

A potência de suas habilidades principais como Fast Blade, Savage Blade, Goring Blade e Royal Authority (que agora fará combo com Riot Blade) foi aumentada.

A habilidade Fight or Flight teve sua duração aumentada.

A habilidade Rage of Halone não aplica mais o efeito de diminuir a força do alvo em 5%. Spirits Within também não aplica mais Silence.

A habilidade Sheltron teve seu cooldown foi reduzido para 5 segundos, custando agora 50 pontos no Oath Gauge, um novo sistema adicionado ao Paladin.

Dentre suas habilidades novas temos:


LEVEL 46 – Total Eclipse: Desfere um ataque com uma potência de 110 a todos inimigos próximos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2,42 segundos / Custo de TP: 110)

Uma nova habilidade inserida ao job que causa dano em área, sendo aprendida em níveis baixos, alivia um dos antigos pontos fracos do Paladin.


LEVEL 62 – Oath Mastery: Aumenta o Oath Gauge toda vez que um auto ataque acerta o alvo quando sob o efeito de Sword Oath, ou toda vez que um ataque é bloqueado quando sob o efeito de Shield Oath. O Oath Gauge é reduzido pela metade quando é realizada a troca entre os dois Oaths.

Nova trait que adiciona o sistema de Oath Gauge, um medidor utilizado para executar novas habilidades.


LEVEL 62 – Intervention: Reduz o dano tomado do membro do grupo selecionado em 10%
Duração: 6 segundos.
Efeitos adicionais: Aumenta a redução de dano em mais 50% do efeito de Rampart ou Sentinel se elas estiverem ativas.
Custo do Oath Gauge: 50

(Cast: Instantâneo / Recast: 10 segundos)

Uma nova habilidade inserida ao kit dos Paladins, sendo possível defender algum membro do grupo e aumentar ainda mais essa defesa se o Paladin estiver sob o efeito de Rampart e Sentinel.


LEVEL 64 – Divine Magic Mastery: Reduz o custo de MP pela metade de todas suas magias e impede que as mesmas sejam interrompidas ao receber dano.

Um novo Trait que além de diminuir o custo das magias, aumentando o arsenal mágico do job, também faz com que elas sejam utilizadas sem interrupção, um problema que muitos Paladins reclamavam.


LEVEL 64 – Holy Spirit: Causa dano não-elemental com uma potência de 430.
(Cast: 2 segundos / Recast: 2,5 segundos)

Uma nova magia, dessa vez ao invés de magias de cura ou defesa, o job também ganhou um arsenal mágico ofensivo, essa habilidade parece funcionar muito bem com a nova habilidade de nível 68.


LEVEL 66 – Enhanced Cover: Reduz o dano recebido ao usar Cover em 20%.

Um novo Trait que amplifica a utilidade da habilidade Cover.


LEVEL 68 – Requiescast: Desfere um ataque com uma potência de 350. O potência diminui à medida que seu MP diminui.
Efeitos Adicionais: Aumenta a potência de magias ofensivas e curativas em 20% se o MP atual estiver maior que 80%.
Duração: 12 segundos.

Através dessa nova habilidade, podemos notar que o Paladin deverá trabalhar com o consumo e a restauração de seu próprio MP, dando mais dinâmica ao job.


LEVEL 70 – Passage of Arms: Aumenta a taxa de bloqueio em 100% e cria uma área em forma de cone atrás de você onde os membros do grupo que estiverem dentro dela sofrerão apenas 85% de todo dano recebido.
 Duração: 18 segundos.
O efeito será cessado ao se executar outra ação ou se mover.
O auto ataque é cancelado durante a execução desta habilidade.

Para quem achava que o Paladin estava meio apagado, agora ele tem asas gigantes de luz! Literalmente! Essa habilidade provê uma grande forma de mitigação, tanto para o Paladin quanto para seus aliados.

 


DARK KNIGHT

O Dark Knight aprimorará ainda mais seu arsenal antigo, e com seu novo Blood Gauge terá um novo leque de habilidades para utilizar.

O job perderá as habilidades Shadowskin, Scourge, Low Blow, Reprisal, Dark Dance e Delirium, boa parte delas estando disponíveis de uma forma ou de outra através das Role Actions.

A habilidade Darkside não drenará mais o MP.

A potência de Unleash foi reduzida.

A habilidade Syphon Strike agora também receberá um bônus de dano ao ser utilizada em conjunto com Dark Arts, impossibilitando o uso antecipado de Dark Arts para ser usado com a terceira habilidade do combo, mas tornando-a uma fonte considerável de dano, suprindo a perca do Delirium.

Blood Price agora só pode ser utilizada quando sob o efeito de Grit e gerará 5 pontos no Blood Gauge.

Dentre as novas habilidades temos:


LEVEL 62 – Blackblood: Permite o acúmulo de Blood Gauge através da execução de certas ações.

Novo trait que adiciona o sistema de Blood Gauge, uma barra que enche com a utilização de diversas habilidades e pode ser utilizada para a execução de habilidades poderosas.


LEVEL 62 – Delirium: Restaura MP.
Efeitos Adicionais: Estende a Blood Weapon e os efeitos da Blood Weapon em 16 segundos respectivamente.
Custo do Blood Gauge: 50
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

A habilidade Delirium será reaprendida, mas em uma forma diferente da sua versão antiga, com efeitos e utilizações completamente diferentes, Delirium não é mais uma habilidade do combo e sim uma habilidade de suporte. Isso faz com que agora o Dark Knight tenha apenas 2 combos principais.


LEVEL 64 – Quietus: Desfere um ataque com uma potência de 160 a todos os inimigos próximos.
Potência em Dark Arts: 210
Custo do Blood Gauge: 50
O efeito de Dark Arts desaparece com o uso.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.44 segundos)

Uma nova habilidade que causa dano em área.


LEVEL 66 – Enhanced Blackblood: Permite o acúmulo de Blood Gauge quando sob o efeito de Blood Weapon ou Blood Price.

Novo trait que aprimora o Blackblood, adicionando mais formas de acumular pontos na barra.


LEVEL 68 – Bloodspiller: Desfere um ataque com uma potência de 380.
Potência em Dark Arts: 520
Potência em Grit: 475
  Potência em Dark Arts + Grit: 650
Custo do Blood Gauge: 50
O efeito de Dark Arts desaparece com o uso.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.44 segundos)

Uma nova habilidade de dano extremamente versátil, pois causa praticamente o mesmo dano com ou sem o Grit ativado.


LEVEL 70 – The Blackest Night: Cria uma barreira ao redor de si mesmo que absorve um dano equivalente a 20% de seu HP máximo, ou ao redor de um membro do grupo, absorvendo um dano equivalente a 10% de seu HP máximo.
Duração: 5 segundos
Aumenta o Blood Gauge em 50 pontos ao término do efeito.

Uma nova habilidade que aumenta o kit de suporte do Dark Knight, além de garantir a ele mais pontos no Blood Gauge.


WARRIOR

O Warrior teve todos os seus elementos já conhecidos ainda mais aprimorados.

Os stacks de Wrath e Abandon agora foram substituídos pelo sistema de Beast Gauge, uma barra que enche ou diminui com a utilização de suas habilidades.

As habilidades Foresight, Fracture, Blood Bath, Brutal Swing e Mercy Stroke serão removidas.

A habilidade Storm’s Path perderá seu efeito de reduzir o dano tomado em 10% e o efeito da habilidade Storm’s Eye de aumentar o dano cortante será passado para a habilidade Maim, e em contrapartida, o efeito da habilidade Maim de aumentar o dano causado em 20% será passado para a habilidade Storm’s Eye.

Os buffs que antes garantiam stacks de Wrath e Abandon não garantem pontos no Beast Gauge, este sendo preenchido apenas por combos ofensivos.

A habilidade Berserk não causará mais o efeito negativo de Pacification e também não gerará nenhum ponto para o Beast Gauge.

A habilidade Infuriate agora só pode ser usada em combate.

Dentre as habilidades novas temos:


LEVEL 62 – Onslaught: Avança até o alvo e desfere um ataque com uma potência de 100.
Efeitos Adicionais: Aumento de enmity.
Custo do Beast Gauge: 20
Só pode ser executada sob o efeito de Defiance ou Deliverance.
Não pode ser executada quando preso ao chão.
(Cast: Instantâneo / Recast: 15 segundos)

A habilidade de se jogar em cima do alvo que todos queriam.


LEVEL 64 – Upheaval: Desfere um ataque com uma potência de 300, a Potência diminui conforme seu próprio HP diminui.
Custo do Beast Gauge: 20
Só pode ser executada sob o efeito de Defiance ou Deliverance.
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Uma nova habilidade de dano.


LEVEL 66 – Enhanced Infuriate: Reduz o tempo de recast de Infuriate em 5 segundos ao utilizar Inner Beast, Steel Cyclone, Fell Cleave ou Decimate.

Um novo trait que torna o arsenal do Warrior ainda mais forte, reduzindo o tempo do próximo Infuriate.


LEVEL 68 – Shake It Off: Remove quase todos os efeitos negativos. Pode ser executada mesmo sob o efeito de status que inibem ações.

(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma nova habilidade de suporte, por ironia do destino, agora que Berserk não causa mais Pacification, o Warrior ganhou uma habilidade que consegue removê-lo. Ainda assim, você poderá se livrar de efeitos negativos rapidamente caso necessário.


LEVEL 70 – Inner Release: Diminui pela metade o custo do Beast Gauge e anula efeitos de Stun, Sleep, Bind, Heavy e empurrões.
Duração: 20 segundos
Só pode ser executada sob o efeito de Deliverance. O efeito é cancelado se o Defiance acabar. Divide o mesmo tempo de recast com Unchained.
Custo do Beast Gauge: 20.

Basicamente te transforma no monstro dos Fell Cleaves.


 

HEALERS

 

 

Role Actions

Uma das novidades dos Healers é que agora o seu dano é baseado em Mind, acarretando mudanças na habilidade Cleric Stance. A maior parte das Role Actions de Healers consiste em habilidades de suporte ou utilidades em geral.


LEVEL 8 – Cleric Stance: Aumenta a potência mágica em 5%
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Conjurers, Cleric Stance agora é aprendida por qualquer um dos Healers. Como o dano dos Healers agora é baseado em Mind, a habilidade Cleric Stance se tornaria obsoleta, logo seu efeito foi alterado e agora ela é um buff de dano.


LEVEL 12 – Break: Causa dano não-elemental com uma potência de 50.
Efeitos Adicionais: Heavy +40%
Duração: 20 segundos
(Cast: 2.39 segundos / Recast: 2.39 segundos)

Uma nova habilidade inserida para a role de Healers, substituindo magias como Stone e Stella.


LEVEL 16 – Protect: Aumenta a defesa física e mágica do alvo e todos membros do grupo ao seu redor.
Duração: 30 minutos.
(Cast: 2.86 segundos / Recast: 2.38 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Conjurers, Protect agora é aprendida por qualquer um dos Healers.


LEVEL 20 – Esuna: Remove um único efeito negativo do alvo.
(Cast: 0.95 segundos / Recast: 2.38 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva de Conjurers/White Mages, agora Esuna pode ser utilizada por todos os Healers. Com essa mudança, o Astrologian terá a habilidade Exalted Detriment removida, assim como acontecerá o mesmo com a habilidade Leeches do Scholar.


LEVEL 24 – Lucid Dreaming: Reduz a enmity pela metade.
Efeitos Adicionais: Refresh
Potência do Refresh: 80
Duração: 21 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Uma nova habilidade para a role de Healers. Ela vem para substituir Shroud of Saints e Luminiferous Aether, ambas sendo removidas.


LEVEL 32 – Swiftcast: A próxima magia será conjurada imediatamente.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Thaumaturges, Swiftcast agora é aprendida por todos os Healers.


LEVEL 36 – Eye for an Eye: Ergue uma barreira mágica ao redor de um único membro da equipe ou pet.
Duração: 30 segundos
Efeito da Barreira: 20% de chance de quando a barreira for atingida, o agressor causará 10% a menos de dano.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Arcanist, Eye for an Eye agora é aprendida por todos os Healers. O efeito do trait “Enhanced Eye for an Eye” está incluído na habilidade.


LEVEL 40 – Largesse: Aumenta a potência de magias de cura em 20%.
Duração: 20 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Uma nova habilidade para a role de Healers. Ela vem para substituir o Divine Seal que foi removido.


LEVEL 44 – Surecast: A próxima magia poderá ser conjurada sem interrupções.
Efeitos Adicionais: Anula os efeitos de Sleep, Stun, empurrões e puxões.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Thaumaturges, Surecast agora é aprendida por todos os Healers. Seu efeito agora foi aprimorado, anulando também vários efeitos negativos.


LEVEL 48 – Rescue: Puxa instantaneamente o membro da equipe selecionado para o seu lado.
(Cast: Instantâneo / Recast: 150 segundos)

Uma nova habilidade para a role de Healers.


WHITE MAGE

O foco do White Mage como Healer puro foi aprimorado, tornando seu potencial de cura ainda mais poderoso.

A potência de algumas curas foi aumentada.

As habilidades Stoneskin e Stoneskin II foram removidas.

A habilidade Fluid Aura não causa mais dano.

Aero II agora é uma evolução de Aero, substituindo a primeira versão assim que é aprendida. Seu tempo de cast foi removido.

Stone II agora é uma evolução de Stone, substituindo a primeira versão assim que é aprendida. O mesmo acontece com Stone III que substitui Stone II.

O cooldown da habilidade Benediction foi reduzido de 300 segundos para 180 segundos.

Dentre as habilidades novas temos:


LEVEL 52 – Secret of the Lily: Garante uma chance de 20% de ter um Lírio adicionado ao seu Healing Gauge através da execução de Cure ou 100% através da execução de Cure II. Os lírios reduzirão o tempo de recast das habilidades Asylum, Assize, Divine Benison ou Tetragrammaton por uma porcentagem correspondente ao número de lírios reunidos no momento da execução da ação (execução essa que removerá os lírios).
1 Lírio: 4%
2 Lírios: 10%
3 Lírios: 20%

Um trait que adiciona o sistema do Healing Gauge. Através do acúmulo de lírios, o White Mage pode reduzir o tempo de recast de diversas habilidades, tornando seu potencial mais dinâmico.


LEVEL 62 – Thin Air: Reduz o custo de MP de todas as magias para 0.
Duração: 12 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Uma nova habilidade que proporciona uma maior conservação de MP.


LEVEL 64 – Stone IV: Causa dano terrestre com uma potência de 200.
(Cast: 2.39 segundos / Recast: 2.39 segundos / Custo de MP: 720)

Uma nova habilidade de dano que substitui o Stone III assim que é aprendida.


LEVEL 66 – Divine Benison: Cria uma barreira ao redor do alvo, absorvendo o dano em um total de 15% do HP máximo do alvo. Todos os Lírios em seu Healing Gauge são perdidos após a execução.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma nova barreira que vem suprir a perca do Stoneskin, dessa vez sendo instantânea e não consumindo MP.


LEVEL 68 – Secret of the Lily II: Garante uma chance de 20% de que o tempo de recast de Asylum ou Assize seja reduzido em 5 segundos ao curar um HP crítico com Cure ou Cure II.

Um trait que aprimora o Secret of the Lily, garantindo ainda mais formas de reduzir o tempo de recast das habilidades.


LEVEL 70 – Plenary Indulgence: Restaura o HP de todos os membros da equipe nas proximidades. A potência varia de acordo com a quantidade de Confissões reunidas.
1 Confissão: 400
2 Confissões: 500
3 Confissões: 600
Há uma chance de 20% de que os membros da equipe recebam uma Confissão cada vez que você cura seus HPs através do Cure e Cure II.
Duração da Confissão: 30 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 15 segundos)

Uma nova habilidade que traz mais uma carta na manga para os White Mages. Como os stacks de Confissões são ganhos por cada membro curado, a frequência com que essa habilidade esteja disponível é bem relevante, garantindo uma potente cura emergencial.


 

SCHOLAR

Ao contrário do White Mage, o Scholar é um healer preventivo, e seus estudos aumentaram ainda mais seu leque de habilidades nessa área, tornando-se um auxiliar ainda mais poderoso para o grupo.

As habilidades Virus, SustainMiasma II e Leeches foram removidas.

A habilidade Miasma não causa mais o efeito de Malady, que reduzia em 20% a recuperação de HP através de magias de cura no alvo, nem o efeito de Heavy, que reduzia a velocidade de movimento do alvo.

Bio II agora é uma evolução de Bio, substituindo a primeira versão assim que é aprendida. Seu tempo de cast foi removido, sendo agora instantânea.

Broil agora é uma evolução de Ruin, substituindo-a assim que é aprendida.

A habilidade Bane, que espalha o Bio, Bio II e Miasma a todos inimigos próximos agora tem sua potência reduzida a cada inimigo atingido, 20% no segundo, 40% no terceiro, 60% no quarto e 80% no quinto e demais. Um efeito similar ao que já acontece com as habilidades Holy, Flare e Gravity.

A potência de Ruin II foi aumentada e a mesma não causa mais Blind.

A habilidade Shadow Flare não possui mais um tempo de cast, sendo agora instantânea com um tempo de recast de 60 segundos.

Dentre as habilidades novas temos:


LEVEL 62 – Excogitation: Garante a um membro da equipe selecionado que não seja a si mesmo o efeito de Excogitation, restaurando HP quando o HP de tal membro for reduzido para menos de 50%.
Potência da Cura: 650
Disponível apenas quando sob o efeito de Aetherflow.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma nova habilidade que cura alguém automaticamente quando o HP dessa pessoa passa de determinado ponto. Isso cria uma maior zona de conforto para o Scholar e realça suas capacidades preventivas.


LEVEL 64 – Broil II: Causa dano não-elemental com uma potência de 230.
(Cast: 2.45 segundos / Recast: 2.45 segundos / Custo de MP: 960)

Uma nova habilidade de dano que substitui a Broil assim que é aprendida.


LEVEL 66 – Chain Stratagem: Aumenta a frequência em que o alvo recebe acertos críticos em 20%.
Duração: 15 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Uma nova habilidade de suporte que amplifica a capacidade ofensiva de todo o grupo.


LEVEL 68 – Quickened Aetherflow: Garante uma chance de 20% de que o tempo de recast do Aetherflow seja reduzido em 10 segundos ao se executar uma ação que requeira Aetherflow.

Um trait que provê uma chance de reduzir o tempo de recuperar seus stacks de Aetherflow cada vez que você gasta um stack.


LEVEL 70 – Aetherpact: Ordena a fada para que ela execute Fey Union em um membro da equipe que não seja a si mesmo.
Custo do Faerie Gauge: 10
O efeito é encerrado ao se utilizar a habilidade novamente.
(Cast: Instantâneo / Recast: 5 segundos)

Fey Union: Restaura gradativamente o HP do membro da equipe em que a fada executou o Fey Union. O Faerie Gauge é consumido enquanto o HP é restaurado. A fada não pode executar outras ações enquanto Fey Union estivar ativa.

Uma nova habilidade que adiciona o sistema de Faerie Gauge, um medidor que se enche com o consumo de stacks de Aetherflow. Utilizando essa habilidade, é possível gerar uma cura intensiva em um alvo específico em troca de não utilizar as habilidades da fada durante esse tempo.


 

ASTROLOGIAN

 

O Astrologian ganhou ainda mais ênfase em seu baralho celestial e aprimorou seu potencial de cura.

Um novo medidor visual foi inserido, nele é possível ver todas informações relacionadas às habilidades de cartas, facilitando o gerenciamento das mesmas.

As habilidades Stella, Disable e Exalted Detriment foram removidas.

Diurnal Sect agora aumenta a potência das curas.

A potência das barreiras do Aspected Benefic em Nocturnal Sect foi aumentada.

Combust II agora é uma evolução de Combust, substituindo a primeira versão assim que é aprendida. Seu tempo de cast agora é instantâneo.

A habilidade Synastry não aumenta mais a potência de cura, este efeito sendo passado para a Role Action Largesse.

Dentre as habilidades novas temos:


LEVEL 30 – Undraw: Retorna a arcana que foi puxada de volta ao baralho.
(Cast: Instantâneo / Recast: 5 segundos)

Uma habilidade que cancela a carta puxada, facilitando a vida dos Astrologians que não gostarem do que o destino lhes trouxe.


LEVEL 62 – Earthly Star: Posiciona uma Estrela Terrestre e garante o efeito de Earthly Dominance.
Duração: 10 segundos
Executar a habilidade Earthly Star sob o efeito de Earthly Dominance cria um Estouro Estelar que causa dano não-elemental com uma potência de 150 a todos inimigos próximos.
Também recupera o HP de membros da equipe próximos.
Potência da Cura: 675
Após 10 segundos, o efeito de Earthly Dominance é alterado, se tornando Giant Dominance.
Duração: 10 segundos
Executar a habilidade Earthly Star sob o efeito de Giant Dominance cria uma Explosão Estelar que causa dano não-elemental com uma potência de 200 a todos inimigos próximos.
Também recupera o HP de membros da equipe próximos.
Potência da Cura: 900
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma habilidade com uma descrição tão grande quanto seu efeito visual. Com ela é possível gerar uma cura rapidamente ou aguardar 10 segundos para que ela cresça para gerar uma cura ainda mais forte, tornando-a muito versátil.


LEVEL 64 – Malefic III: Causa dano não-elemental com uma potência de 210.
(Cast: 2.38 segundos / Recast: 2.38 segundos / Custo de MP: 720)

Nova habilidade de dano, uma evolução de Malefic II, substituindo-a assim que é aprendida.


LEVEL 66 – Minor Arcana: Converte a arcana puxada em uma Lord of Crowns ou Lady of Crowns. Execute o comando novamente para utilizar a arcana recebida.
Lord of Crowns: Causa dano não-elemental com uma potência de 300.
Lady of Crowns: Restaura o HP de um membro da equipe selecionado.
Potência da Cura: 500
(Cast: Instantâneo / Recast: 5 segundos)

Uma nova forma de queimar cartas não desejadas, transformando-as em uma magia ofensiva ou restaurativa. Seu efeito independe da habilidade Royal Road, sendo possível guardar ambos os efeitos separadamente.


LEVEL 68 – Hyper Lightspeed: Reduz o tempo de recast da Lightspeed em 5 segundos ao restaurar HP crítico com Benefic ou Benefic II.

Um novo trait que aumenta a disponibilidade da habilidade Lightspeed.


LEVEL 70 – Sleeve Draw: Executa Draw, Royal Road, Spread e Minor Arcana em sequência.
Não sobrescreverá a arcana atualmente guardada.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Uma habilidade que guarda cartas nos slots vazios, garantindo-o mais chances de controlá-las.


 

RANGED DPS

 

Role Actions

As Role Actions dos Ranged DPS são em sua maioria habilidades de utilidades gerais, como efeitos negativos e restauração de energias.


LEVEL 8 – Second Wind: Restaura HP instantaneamente.
Potência da Cura: 500
A potência da cura varia de acordo com o poder de ataque atual.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Pugilists, Second Wind agora é aprendida por todos Ranged DPS.


LEVEL 12 – Foot Graze: Prende o alvo.
Duração: 10 segundos.
Cancela o auto ataque ao ser executada.
O alvo se desprende ao receber dano.
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva de Machinists, Foot Graze agora é aprendida por todos Ranged DPS. Não causa mais dano algum.


LEVEL 16 – Leg Graze: Inflige o alvo com Heavy +40%.
Duração: 10 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva de Machinists, Leg Graze agora é aprendida por todos Ranged DPS. Não causa mais dano algum.


LEVEL 20 – Peloton: Aumenta a velocidade de movimento de si e todos os membros da equipe nas proximidades contanto que permanecem no mesmo raio de distância. O efeito é encerrado ao se reutilizar a habilidade ou quando enmity é gerada. Não pode ser utilizada em batalha.
(Cast: Instantâneo / Recast: 5 segundos)

Uma nova habilidade para a role de Ranged DPS. Veio para substituir a antiga Swiftsong dos Archers/Bards.


LEVEL 24 – Invigorate: Restaura 400 TP instantaneamente.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Lancers, Invigorate agora é aprendida por todos os Ranged DPS.


LEVEL 32 – Tactician: Restaura gradativamente o próprio TP e o TP de membros da equipe nas proximidades.
Duração: 30 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 180 segundos)

Nova habilidade para a role de Ranged DPS. Veio para substituir as antigas Army’s Paeon e o Promote do Rook Autoturret. Não consome MP como suas antigas variantes, tendo agora uma duração fixa de 30 segundos.


LEVEL 36 – Refresh: Restaura gradativamente o próprio MP e o MP de membros da equipe nas proximidades.
Duração: 30 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 180 segundos)

Nova habilidade para a role de Ranged DPS. Veio para substituir as antigas Mage’s Ballad e o Promote do Bishop Autoturret. Não consome MP como suas antigas variantes, tendo agora uma duração fixa de 30 segundos.


LEVEL 40 – Head Graze: Silencia o alvo.
Duração: 1 segundo
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva de Machinists, Head Graze agora é aprendida por todos os Ranged DPS. Não causa mais dano algum.


LEVEL 44 – Arm Graze: Atordoa o alvo.
Duração: 2 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 25 segundos)

Uma nova habilidade para a role dos Ranged DPS. Não causa dano algum.


LEVEL 48 – Palisade: Reduz o dano físico que um membro da equipe toma em 20%.
Duração: 10 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 150 segundos)

Uma nova habilidade para a role dos Ranged DPS.


BARD

O Bard recebeu inúmeras alterações, tanto no seu conceito quanto na sua jogabilidade. A maior delas é a remoção dos castings em suas habilidades, tornando a classe extremamente móvel novamente. Seu novo sistema de músicas traz um feeling completamente novo ao job.

As habilidades Shadowbind, Swiftsong, Hawk’s Eye, Blunt Arrow, Wide Volley e Flaming Arrow foram removidas.

Repelling Shot não causa mais dano algum.


A habilidade Mage’s Ballad foi completamente alterada, tendo agora duração fixa e não consumindo mais MP:
Causa dano não-elemental com uma potência de 100.
Efeitos Adicionais: Aumenta a taxa de acerto crítico de todos os membros da equipe em 2% em um raio de 20 yalms.
Duração: 30 segundos
O efeito é perdido se um membro da equipe se mover para fora da distância audível.
Efeitos Adicionais: Reseta o tempo de recast de Bloodletter e Rain of Death se o dano ao longo do tempo causado por Caustic Bite ou Stormbite for crítico.
(Cast: Instantâneo / Recast: 80 segundos)


A habilidade Foe Requiem perdeu seu efeito antigo e agora aumenta todo o dano causado em inimigos em 3%, drenando MP enquanto é tocada.

A habilidade Barrage agora multiplica o dano da próxima habilidade em 3.


A habilidade Army’s Paeon foi completamente alterada, tendo agora duração fixa e não consumindo mais MP:
Causa dano não-elemental com uma potência de 100.
Efeitos Adicionais: Aumenta a taxa de acerto crítico de todos os membros da equipe em 2% em um raio de 20 yalms.
Duração: 30 segundos
O efeito é perdido se um membro da equipe se mover para fora da distância audível.
Efeitos Adicionais: Garante um Repertoire se o dano ao longo do tempo causado por Caustic Bite ou Stormbite for crítico.
Efeito do Repertoire: Aumenta o dano causado em 4% e reduz o tempo de cast e recast de habilidades ofensivas, o tempo de conjuração de magias e o atraso entre os auto ataques em 4%.
Pode ser reunido em até 4 stacks, chegando a 16%.
(Cast: Instantâneo / Recast: 80 segundos)


A habilidade The Wanderer’s Minuet foi completamente alterada, não aplicando mais tempos de cast nas habilidades:
Causa dano não-elemental com uma potência de 100.
Efeitos Adicionais: Aumenta a taxa de acerto crítico de todos os membros da equipe em 2% em um raio de 20 yalms.
Duração: 30 segundos
O efeito é perdido se um membro da equipe se mover para fora da distância audível.
Efeitos Adicionais: Permite a execução de Pitch Perfect se o dano causado ao longo do tempo por Caustic Bite ou Stormbite for crítico.
Pode ser reunido em até 3 stacks.
(Cast: Instantâneo / Recast: 80 segundos)


Dentre as habilidades novas temos:


LEVEL 52 – Pitch Perfect: Desfere um ataque com uma potência de 100 quando se tem 1 stack de Repertoire, 240 com 2 stacks de Repertoire e 420 com 3 stacks de Repertoire.
Pode ser executada apenas quando Wanderer’s Minuet está ativa.
(Cast: Instantâneo / Recast: 3 segundos)

Uma nova habilidade que aumenta o potencial ofensivo dos Bards.


LEVEL 62 – Troubadour: Aplica um efeito adicional à canção que está sendo cantada atualmente.
Efeito da Mage’s Ballad: Aumenta o HP máximo em 15%
Efeito da Army’s Paeon: Reduz a vulnerabilidade física em 10%
Efeito da Wanderer’s Minuet: Reduz a vulnerabilidade mágica em 10%
Pode ser executada apenas se uma canção estiver sendo cantada.
(Cast: Instantâneo / Recast: 180 segundos)

Adiciona efeitos às canções, reformulando o job, mas mantendo sua forte ênfase no suporte.


LEVEL 64 – Caustic Bite: Desfere um ataque com uma potência de 120.
Efeitos Adicionais: Poison
Potência: 45
Duração: 30 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.44 segundos / Custo de TP: 60)

Evolução de Venom Bite, substituindo-a assim que é aprendida.


LEVEL 64 – Stormbite: Causa dano aéreo com uma potência de 120.
Efeitos Adicionais: Dano aéreo ao longo do tempo
Potência: 55
Duração: 30 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.44 segundos / Custo de TP: 60)

Evolução de Wind Bite, substituindo-a assim que é aprendida.


LEVEL 66 – Nature’s Minne: Aumenta a recuperação de HP através de magias curativas para um membro da equipe ou a si mesmo em 20%.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 45 segundos)

Mais uma habilidade de suporte com um tempo de recast relativamente rápido.


LEVEL 68 – Enhanced Empyreal Arrow: Garante a ativação dos efeitos adicionais para Mage’s Ballad, Army’s Paeon e Wanderer’s Minuet quando essas ações são executadas enquanto sob o efeito de Empyreal Arrow.

Um novo trait que adiciona um efeito para a Empyreal Arrow, aumentando a dinâmica do job.


LEVEL 70 – Refulgent Arrow: Causa dano aéreo com uma potência de 300.
Pode ser executada apenas quando sob o efeito de Straighter Shot.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.44 segundos)

Uma nova habilidade que aumenta o arsenal ofensivo do Bard.


 

MACHINIST

 

O Machinist, assim como o Bard, sofreu enormes reestruturações em sua jogabilidade, com habilidades que passam ainda mais o feeling do manuseio de máquinas, tendo que controlar o aquecimento da arma, e com a remoção do casting de suas habilidades.

Várias habilidades receberam um aumento de potência.

A habilidade Reload agora concede 3 balas ao invés de 5 e faz com que o Heat Gauge perca calor. O máximo de balas que podem ser carregadas também foi reduzido para 3.

As habilidades Rend Mind, Promote e Suppressive Fire foram removidas.

A habilidade Blank não causa mais dano algum.

Quick Reload não recupera mais TP e agora reduz o calor do Heat Gauge em 10 pontos.

A duração da habilidade Wildfire foi reduzida para 10 segundos.

O dano em área causado pelo Bishop Autoturret e pela habilidade Ricochet agora tem sua potência reduzida a cada inimigo atingido, 10% no segundo, 20% no terceiro, 30% no quarto, 40% no quinto e 50% para os demais. Similar a outras habilidades em área como Holy e Gravity.


A habilidade Gauss Barrel foi completamente reformulada:
Equipa sua arma de fogo atual com um gauss barrel, aumentando o dano causado em 5%. Enquanto o barrel está equipado, o Heat Gauge da sua arma aumentará cada vez que uma habilidade ofensiva é executada. Quando o Heat Gauge chega a 100% sua arma ficará Superaquecida e o dano causado será reduzido em 20%.
Duração: 10 segundos
O efeito do Gauss Barrel acabará automaticamente assim que a arma não estiver mais Superaquecida e não poderá ser aplicado novamente por 10 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 10 segundos)


A habilidade Gauss Round não necessita mais que o Gauss Barrel esteja ativo.

Dentre as novas habilidades temos:


LEVEL 62 – Cooldown: Desfere um ataque com uma potência de 150 se o Heat Gauge estiver abaixo de 50, 230 se o medidor estiver acima de 50.
Efeitos Adicionais: Reduz o Heat Gauge em 25 pontos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.42 segundos / Custo de TP: 60)

Uma nova habilidade de dano que é uma peça chave para a nova mecânica de aquecimento.


LEVEL 64 – Shot Mastery: Split Shot, Slug Shot e Clean Shot se tornam Aquecidas quando seu Heat Gauge está acima de 50, aumentando suas potências.

Um novo trait que amplifica o combo principal do Machinist.


LEVEL 66 – Barrel Stabilizer: Seta o Heat Gauge para 50. Pode ser usada apenas quando a arma não está Superaquecida e o Gauss Barrel está equipado. O Heat Gauge não é afetado quando essa habilidade é utilizada fora de combate.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Habilidade que serve para controlar os efeitos de aquecimento.


LEVEL 68 – Rook/Bishop Overdrive: O Autoturret colocado no campo desfere um poderoso ataque, danificando-o. O autoturret é removido do campo após a execução para ser reparado e não pode ser colocado novamente por 30 segundos.
Bishop Overload: O Bishop Autoturret colocado em campo causa dano com uma potência de 300 a todos inimigos próximos. É removido do campo após a execução.
Rook Overload: O Rook Autoturret colocado em campo desfere um ataque com uma potência de 400. É removido do campo após a execução.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Uma habilidade que sacrifica seu Autoturret por 30 segundos em troca de um dano massivo.


LEVEL 70 – Flamethrower: Desfere dano ao longo do tempo a todos os inimigos em um cone à sua frente.
Potência: 60
Duração: 10 segundos
O Heat Gauge aumenta gradualmente enquanto Flamethrower estiver ativa.
O efeito é encerrado ao se executar outra ação ou ao se mover.
Cancela o auto ataque enquanto está sendo executada.

Outra habilidade que tem a função de trabalhar com os efeitos de aquecimento.


 

MELEE DPS

 

Role Actions

As Role Actions dos Melee DPS são em sua maioria algum tipo de utilidade ou suporte, como restauração de TP e diminuição de dano.


LEVEL 8 – Second Wind: Restaura HP instantaneamente.
Potência da Cura: 500
A potência da cura varia de acordo com o poder de ataque atual.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Pugilists, Second Wind agora é aprendida por todos Melee DPS.


LEVEL 12 – Arm’s Lenght: Cria uma barreira que causa Slow +30% em todos que a atacarem.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma nova habilidade que pode se mostrar útil em lutas específicas.


LEVEL 16 – Leg Sweep: Atordoa o alvo.
Duração: 3 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 40 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Lancers, Leg Sweep agora é aprendida por todos os Melee DPS. Não causa mais dano algum.


LEVEL 20 – Diversion: Reduz a geração de enmity.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Uma nova habilidade com efeito similar ao da antiga Quelling Strikes.


LEVEL 24 – Invigorate: Restaura 400 TP instantaneamente.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Lancers, Invigorate agora é aprendida por todos os Melee DPS.


LEVEL 32 – Bloodbath: Converte uma porção do dano físico causado em HP.
Duração: 20 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Marauders, Bloodbath agora é aprendida por todos os Melee DPS.


LEVEL 36 – Goad: Revitaliza o TP de um único membro da equipe.
Duração: 30 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 180 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva de Rogues/Ninjas, Goad agora pode ser utilizada por todos os Melee DPS.


LEVEL 40 – Feint: Diminui a força e a destreza do alvo em 15%.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Lancers, Feint agora é aprendida por todos os Melee DPS. Seu antigo efeito foi alterado.


LEVEL 44 – Crutch: Remove Bind e Heavy do membro da equipe selecionado que não seja a si mesmo.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Uma nova habilidade de suporte.


LEVEL 48 – True North: Anula todos os requerimentos posicionais das ações.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 150 segundos)

Uma nova habilidade de suporte que pode se mostrar extremamente útil para diversas situações.


SAMURAI

 

O Samurai é um dos novos jobs a serem lançados com a expansão Stormblood. Com um sistema único de combate, este job é capaz de desferir golpes extremamente poderosos, todo esse poder vem com o preço de poucas habilidades de suporte ao grupo.
Com o sistema de Kenki Gauge, ele acumula pontos para gastar em habilidades poderosas conhecidas como Hassetsu e com o sistema de Sen, ele acumula as energias conhecidas como Setsu, Getsu e Ka para desferir golpes devastadores.


LEVEL 1 – Hakaze: Desfere um ataque com uma potência de 150.
Efeitos Adicionais: Aumenta o Kenki Gauge em 5 pontos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos / Custo de TP: 60)

Habilidade de dano básica.


LEVEL 4 – Jinpu: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Hakaze
Potência do Combo: 280
Combo Bônus: Aumenta o dano causado em 15%
Duração: 30 segundos
Bônus do Combo: Aumenta o Kenki Gauge em 5 pontos
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos)

Segunda habilidade do combo básico de Samurai.


LEVEL 6 – Third Eye: Garante o status de Olhos Abertos, reduzindo a quantidade de dano recebido pelo próximo ataque em 20%.
Duração: 3 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 15 segundos)

Uma habilidade de defesa com um tempo de recast extremamente baixo, seu efeito libera o uso de mais 2 habilidades posteriormente.


LEVEL 10 – Ageha: Desfere um ataque com uma potência de 250.
Efeitos Adicionais: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos
Se o HP do alvo estiver em 20% ou menos e o um golpe fatal for realizado, o Kenki Gauge aumentará em 20.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Habilidade similar à antiga Mercy Stroke, mas com uma folga de 20% no HP do inimigo, enchendo o Kenki Gauge ao invés de recuperar HP.


LEVEL 15 – Enbi: Desfere um ataque a distância com uma potência de 100.
Bônus de Potência com Yaten: 300
Efeitos Adicionais: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos / Custo de TP: 160)

Habilidade a longa distância que recebe um bônus potente quando o efeito de Hissatsu: Yaten está ativado.


LEVEL 18 – Shifu: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Hakaze
Potência do Combo: 280
Bônus do Combo: Reduz o tempo de cast e recast de golpes ofensivos, o tempo de cast e recast de magias e o atraso entre os auto ataques em 10%
Duração: 30 segundos
Bônus do Combo: Aumenta o Kenki Gauge em 5 pontos.

Segunda variação do combo de Hakaze.


LEVEL 20 – Enhanced Strenght: Aumenta a força em 8 pontos.

Trait básico.


LEVEL 26 – Fuga: Desfere um ataque com uma potência de 100 a todos os inimigos em um cone à sua frente.
Efeitos Adicionais: Aumenta o Kenki Gauge em 5 pontos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.42 segundos / Custo de TP: 140)

Habilidade básica de dano em área.


LEVEL 30 – Gekko: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Jinpu
Potência do Combo: 400
Bônus do Combo na Traseira: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos
Bônus do Combo: Garante Getsu

Finalizador do primeiro combo de Samurai: Hakaze > Jinpu > Gekko. Concede o efeito de Getsu, um dos Sen utilizados pelo job na execução de determinadas habilidades e efeitos.


LEVEL 30 – Iaijutsu: Executa um golpe ofensivo dependendo do atual número de Sen armazenados no Sen Gauge.
1 Sen: Higanbana
2 Sen: Tenka Goten
3 Sen: Midare Setsugekka
(Cast: 1.73 segundos / Recast: 2.41 segundos)

Habilidade característica do Job que utiliza os efeitos armazenados para desferir golpes com intensidades variadas.

Higanbana: Desfere um ataque com uma potência de 240.
Efeitos Adicionais: Dano ao longo do tempo
Potência: 35
Duração: 60 segundos

Tenka Goten: Desfere um ataque a todos os inimigos próximos com uma potência de 360 para o primeiro inimigo, 10% a menos para o segundo, 20% a menos a menos para o terceiro, 30% a menos para quarto, 40% a menos para o quinto e 50% a menos para todos os inimigos restantes.

Midare Setsugekka: Desfere um ataque com uma potência de 720.


LEVEL 35 – Mangetsu: Desfere um ataque com uma potência de 100 a todos os inimigos próximos.
Combo com a Ação: Fuga
Potência do Combo: 200 para o primeiro inimigo, 10% a menos para o segundo, 20% a menos para o terceiro, 30% a menos para o quarto, 40% a menos para o quinto e 50% a menos para os inimigos restantes.
Bônus do Combo: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos.
Bônus do Combo: Garante Getsu
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos / Custo de TP: 140)

Finalizador do primeiro combo em área de Samurai:  Fuga > Mangetsu. Assim como Gekko, concede o Sen Getsu.


LEVEL 40 – Enhanced Strenght II: Aumenta a força em 16 pontos.

Trait básico.


LEVEL 40 – Kasha: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Shifu
Potência do Combo: 400
Bônus do Combo nos Flancos: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos.
Bônus do Combo: Garante Ka
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos / Custo de TP: 50)

Finalizador do terceiro combo de Samurai: Hakaze > Shifu > Kasha. Concede o efeito de Ka, um dos Sen utilizados pelo job na execução de determinadas habilidades e efeitos.


LEVEL 45 – Oka: Desfere um ataque com uma potência de 100 a todos os inimigos próximos.
Combo com a Ação: Fuga
Potência do Combo: 200 para o primeiro inimigo, 10% a menos para o segundo, 20% a menos para o terceiro, 30% a menos para o quarto, 40% a menos para o quinto e 50% a menos para os inimigos.
Bônus do Combo: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos.
Combo de Bônus: Garante Ka
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos / Custo de TP: 140)

Finalizador do segundo combo em área de Samurai: Fuga > Oka. Assim como Kasha, garante o Sen Ka.


LEVEL 50 – Meikyo Shisui: Executa até 3 combos sem cumprir os pré-requisitos dos mesmos.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 80 segundos)

Permite que você utilize 3 finalizadores em sequência com todos os efeitos de combos, incluindo o acúmulo de Sen.


LEVEL 50 – Yukikaze: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Hakaze
Potência do Combo: 340
Bônus do Combo: Reduz a resistência a danos cortantes do alvo em 10%
Duração: 30 segundos
Bônus do Combo: Aumenta o Kenki Gauge em 10 pontos.
Bônus do Combo: Garante Setsu
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.41 segundos / Custo de TP: 50)

Finalizador do terceiro combo de Samurai: Hakaze > Yukikaze. Concede o Sen Setsu, um dos Sen utilizados pelo job na execução de determinadas habilidades e efeitos.


LEVEL 52 – Hissatsu: Kaiten: Aumenta a potência do próximo golpe ofensivo em 150%.
Duração: 10 segundos
Custo do Kenki Gauge: 20
(Cast: Instantâneo / Recast: 5 segundos)

Um buff gigantesco na potência do próximo golpe ofensivo, com ela o Samurai consegui atingir as maiores potências do jogo.


LEVEL 52 – Kenki Mastery: Aumenta o Kenki Gauge ao se executar determinados golpes ofensivos.

A partir do nível 52 o Samurai pode começar a reunir pontos no Kenki Gauge através de alguns golpes.


LEVEL 54: Hissatsu: Gyoten: Corre até o alvo e desfere um ataque com uma potência de 100.
Custo do Kenki Gauge: 10
Não pode ser executada quando preso ao chão.
(Cast: Instantâneo / Recast: 10 segundos)

Mesmo princípio de habilidades como Plunge e Shoulder Tackle, útil para diminuir a distância entre o alvo rapidamente.


LEVEL 56 – Hissatsu: Yaten: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Efeito Adicional: Retrocede uma distância de 10 yalms
Efeito Adicional: Garante Enhanced Enbi
Custo do Kenki Gauge: 10
Não pode ser executada quando preso ao chão.
(Cast: Instantâneo / Recast: 10 segundos)

Golpe que dá um salto para trás e triplica a potência da habilidade Enbi, que ataca a distância.


LEVEL 58 – Merciful Eyes: Restaura o próprio HP instantaneamente.
Potência da Cura: 500
A potência da cura varia de acordo com o poder de ataque atual.
Pode ser executada apenas quando sob o efeito de Open Eyes.
Compartilha o tempo de recast com Starry Eyes.
(Cast: Instantâneo / Recast: 1 segundo)

Um Second Wind adicional para emergências.


LEVEL 60 – Enhanced Strenght III: Aumenta a força em 24 pontos.

Trait básico.


LEVEL 60 – Meditate: Aumenta gradativamente o seu Kenki Gauge.
Duração: 15 segundos
O Kenki Gauge não é afetado quando a habilidade é usada fora de combate.
Cancela o auto ataque ao ser executada.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma forma adicional de encher o Kenki Gauge para a utilização de habilidades que dependem do mesmo.


LEVEL 62 – Hissatsu: Shinten: Desfere um ataque com uma potência de 300.
Custo do Kenki Gauge: 25
(Cast: Instantâneo / Recast: 1 segundo)

Habilidade perfeita para ser usada entre os outros golpes para evitar o desperdício de Kenki.


LEVEL 62 – Kenki Mastery II: Aumenta o Kenki Gauge ao executar qualquer golpe ofensivo exceção de Iaijutsu.

Trait que estende a geração de Kenki para praticamente todos os golpes.


LEVEL 64 – Hissatsu: Kyuten: Desfere um ataque com uma potência de 150 a todos os inimigos próximos.
Custo do Kenki Gauge: 25
(Cast: Instantâneo / Recast: 1 segundo)

Variante em área de Hissatsu: Shinten.


LEVEL 66 – Starry Eyes: Desfere um ataque com uma potência de 200.
Custo do Kenki Gauge: 25
Pode ser utilizada apenas quando sob o efeito de Open Eyes.
Compartilha o tempo de recast com Merciful Eyes.
(Cast: Instantâneo / Recast: 1 segundo)

Alternativa à Merciful Eyes, causando dano ao invés de recuperar HP.


LEVEL 68 – Hagakure: Converte Setsu, Getsu e Ka em Kenki. Cada Sen convertido aumenta seu Kenki Gauge em 20 pontos. Pode ser executado apenas se sob o efeito de pelo menos um dos três Sen.
(Cast: Instantâneo / Recast: 40 segundos)

Converte os Sen em Kenki, aumentando a quantidade de Hissatsus que podem ser desferidos.


LEVEL 70 – Hissatsu: Guren: Desfere um ataque a todos os inimigos em uma linha reta à sua frente com uma potência de 800 para o primeiro inimigo, 25% a menos para o segundo e 50% a menos para os demais.
Custo do Kenki Gauge: 50
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Habilidade com potência extremamente alta com um tempo de recast longo.


 

MONK

 

Um dos pontos fracos do Monk era sua falta de sinergia com outros membros do grupo e a potência de suas habilidades não eram suficientes para suprir isso. As novas mudanças vêm para trazer esse suporte tão requisitado e aprimorar ainda mais sua capacidade ofensiva.

Devido à maior capacidade de sinergia e ao aumento na capacidade de gerar Chakras, algumas habilidades do Monk tiveram a potência levemente reduzida.

As habilidades Featherfoot, Haymaker e Touch of Death foram removidas.

Agora o efeito de Greased Lightning dura 16 segundos ao invés de 14.

Internal Release agora aumenta a taxa de crítico em 30%.

A habilidade Steel Peak não causa mais atordoamento e Dragon Kick não reduz mais a Inteligência do alvo.

One Ilm Punch agora causa Atordoamento mesmo se a resistência a Atordoamentos excessivos for ativada.

Dentre as habilidades novas temos:


Lv. 62 – Deep Meditation: Garante uma chance de 30% de que um chakra se abrirá ao causar dano crítico com um golpe ofensivo.

Trait que adiciona uma nova forma de se ganhar Chakras.


LEVEL 64 – Riddle of Earth: Aplica Fists of Earth. Também aplica o efeito Earth’s Reply se for recebido dano enquanto ativo.
Duração: 30 segundos
Bônus do Earth’s Reply: Reduz o dano tomado em 10%
Duração: 30 segundos
Efeitos Adicionais: Estende a duração do Greased Lightning ao máximo.
Tanto Riddle of Earth quanto Earth’s Reply são cancelados se o Fists of Earth for encerrado.
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Uma habilidade defensiva que também serve como um extensor para o Greased Lightning.


LEVEL 66 – Tackle Mastery: muda o efeito do Shoulder Tackle dependendo de qual Fists está ativo.
Fists of Earth: Causa empurrão e tem seu alcance diminuído.
Fists of Wind: A possibilidade de usar um segundo Tackle imediatamente. O dano é reduzido pela metade.
Fists of Fire: O dano causado é aumentado.

Trait que adiciona efeitos variados ao Shoulder Tackle.


LEVEL 68 – Riddle of Fire: Aumenta o dano causado em 20% ao mesmo tempo em que aumenta o tempo de recast de golpes ofensivos em 30%. Aplica também Fists of Fire.
Duração: 20 segundos
Riddle of Fire é cancelado se Fists of Fire for encerrado.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Habilidade que aumenta seu poder ofensivo em troca de sua agilidade.


LEVEL 70 – Brotherhood: Aumenta o dano causado por membros da equipe próximos em 5%. Também garante a chance de 30% de que um chakra se abra quando os membros da equipe estão sob o efeito de Brotherhood e executam golpes ofensivos.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Habilidade que aumenta o poder ofensivo do grupo ao mesmo tempo em que gera chakras, ampliando ainda mais o poder ofensivo do próprio Monk.


 

DRAGOON

Os Dragoons continuam focando na temática de se entregarem ao poder dos dragões, seus antigos problemas com a manutenção do Blood of the Dragon foram amenizados e suas habilidades características foram aprimoradas.

Várias habilidades tiveram suas potências reajustadas.

As habilidades Feint, Keen Flurry, Leg Sweep, Phlebotomize, Ring of Thorns e Power Surge foram removidas.

A habilidade Geirskogul não diminui mais o tempo do Blood of the Dragon.

As habilidades Spineshatter Dive e Jump agora aplicam o efeito de Dive Ready, necessário para a nova habilidade Mirage Dive.

Dentre as novas habilidades temos:


Lv. 62 – Sonic Thrust: Desfere um ataque com uma potência de 100 a todos os inimigos em uma linha reta à sua frente.
Combo com a Ação: Doom Spike
Potência do Combo: 170
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.42 segundos / Custo de TP: 120)

Nova habilidade em área que faz combo com Doom Spike


LEVEL 64 – Lance Mastery: Permite a execução imediata de Wheeling Trust após usar Fang and Claw ou Fang and Claw após usar Wheeling Trust.

Trait que facilita a manutenção do Blood of the Dragon, possibilitando o combo entre Fang and Claw e Wheeling Trust.


LEVEL 66 – Dragon Sight: Aplica o Right Eye em si mesmo e o Left Eye ao membro da equipe selecionado, aumentando seu dano causado em 10% e o dano causado pelo membro da equipe em 5%, contanto que o alvo permaneça dentro de uma distância de 6 yalms em relação a você.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Uma nova habilidade de suporte que aumenta tanto o poder ofensivo do Dragoon quanto o de um membro do grupo, útil especialmente para outros Melees, devido ao limite de distância.


LEVEL 68 – Mirage Dive: Desfere um ataque com uma potência de 200.
Efeitos Adicionais: Adiciona um olho ao seu Dragon Gauge enquanto sob o efeito de Blood of the Dragon ou Life of the Dragon.
Pode ser executada apenas quando o efeito Dive Ready está ativo.

Habilidade que faz sincronia com o trait do nível 70 que utiliza o acúmulo dos Dragon Eyes.


LEVEL 70 – Life of the Dragon: Permite o acúmulo de Dragon Eyes ao usar Mirage Dive enquanto sob o efeito de Blood of the Dragon. Quando o olhar de quatro Dragon Eyes estiver sobre você, Geirskogul lhe dará o efeito de Life of the Dragon ao invés de Blood of the Dragon. Enquanto sob o efeito de Life of the Dragon, Geirskogul se tornará a habilidade Nastrond. O Life of the Dragon voltará a ser Blood of the Dragon quando a duração do efeito expirar.

Nastrond: Desfere um ataque com uma potência de 320 a todos os inimigos em uma linha reta à sua frente.
Pode ser executada apenas enquanto sob o efeito de Life of the Dragon.
(Cast: Instantâneo / Recast: 10 segundos)

Trait que garante um novo sistema chamado Dragon Gauge que lhe garante uma habilidade poderosa, aumentando ainda mais o leque de habilidades ofensivas do Dragoon.


 

NINJA

Com a expansão, o Ninja terá alguns reajustes e com o novo Ninki Gauge ganhará um foco ainda maior no que o torna único, os Ninjutsus.

Algumas habilidades tiveram suas potências reajustadas.

As habilidades Kiss of the Wasp, Kiss of the Viper, Mutilate, Sneak Attack, e Dancing Edge foram removidas.

A habilidade Shadow Fang agora também aplica o efeito de reduzir a resistência a danos cortantes do alvo em 10%.

Dentre as novas habilidades temos:


LEVEL 6 – Dripping Blades: Aumenta o dano causado em 5%.

Um trait que substitui a antiga habilidade Kiss of the Wasp, removendo a necessidade de se ativar os venenos.


LEVEL 36 – Dripping Blades II: Aumenta o dano causado em 20%.

Um trait que substitui a antiga habilidade Kiss of the Viper, removendo a necessidade de se ativar os venenos.


LEVEL 62 – Hellfrog Medium: Desfere dano flamejante com uma potência de 400 no alvo e todos os inimigos próximos a ele.
Custo do Ninki Gauge: 80
(Cast: Instantâneo / Recast: 0 segundos)

Nova habilidade de dano que utiliza o Ninki Gauge.


LEVEL 62 – Shukiho: Permite o acúmulo gradativo de Ninki Gauge enquanto desfere auto ataques.

Trait que adiciona o sistema de Ninki Gauge, fazendo-o encher sempre que um auto ataque é realizado.


LEVEL 64 – Enhanced Shukuchi: Reseta o tempo de recast do Shukuchi ao executar Katon, Raiton ou Hyoton.

Trait que reseta o Shukuchi sempre que um Jutsu ofensivo é utilizado, aumentando ainda mais a mobilidade do Job.


LEVEL 66 – Enhanced Mug: Aumenta o Ninki Gauge em 30 pontos ao executar Mug.

Aprimora a habilidade Mug, fornecendo um aumento no Ninki Gauge toda vez que é utilizada.


LEVEL 68 – Bhavacakra: Causa dano não-elemental com uma potência de 550.
Custo do Ninki Gauge: 80
(Cast: Instantâneo / Recast: 50 segundos)

Outra poderosa habilidade que utiliza o Ninki Gauge, mais poderosa que a anterior, mas com um tempo de recast longo.


LEVEL 70 – Ten Chi Jin: Reduz duas vezes o tempo de recast de ninjutsus para 1 segundo e elimina o consumo dos mudras necessários para a execução do ninjutsu. Também dobra a potência dos ninjutsus.
Duração: 10 segundos
Custo do Ninki Gauge: 80
Só é possível executar mudras e ninjutsus enquanto essa habilidade está ativa.
O efeito é encerrado ao se mover.
(Cast: Instantâneo / Recast: 100 segundos)

Uma habilidade com um longo tempo de recast que impede que você use outras habilidades ou se mova, mas permite que você utilize 3 ninjutsus com potência dobrada em sequência respeitando a ordem da execução dos mudras.


 

CASTERS

 

Role Actions

As Role Actions dos Casters trazem um leque bem variado de habilidades auxiliares.


LEVEL 8 – Addle: Diminui a inteligência e a mente do alvo em 15%.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Nova habilidade para a role de Casters. Veio para substituir o antigo Virus.


LEVEL 12 – Break: Causa dano não-elemental com uma potência de 50.
Efeitos Adicionais: Heavy +40%
Duração: 20 segundos
(Cast: 2.39 segundos / Recast: 2.39 segundos)

Nova habilidade para a role de Casters. A clássica habilidade que causa Heavy. Apesar do Cast, não consome MP.


LEVEL 16 – Drain: Causa dano não-elemental com uma potência de 80.
Efeitos Adicionais: Absorve 100% do dano causado em forma de HP.
(Cast: 2.39 segundos / Recast: 2.39 segundos / Custo de MP: 600)

Nova habilidade para a role de Casters. Adiciona um novo método de regeneração de HP.


LEVEL 20 – Diversion: Reduz a geração de enmity.
Duração: 15 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Nova habilidade para a role de Casters. Veio para substituir o antigo Quelling Strikes.


LEVEL 24 – Lucid Dreaming: Reduz a enmity pela metade.
Efeitos Adicionais: Refresh
Potência do Refresh: 80
Duração: 21 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Nova habilidade para a role de Casters. Agora os Casters também contam com uma habilidade que regenera o MP.


LEVEL 32 – Swiftcast: A próxima magia é conjurada imediatamente.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 60 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Thaumaturges, Swiftcast agora é aprendida por todos os Casters.


LEVEL 36 – Mana Shift: Transfere até 20% do próprio MP para um membro da equipe selecionado.
(Cast: Instantâneo / Recast: 150 segundos)

Uma nova habilidade para a role de Casters, um suporte para a restauração de MP de seus companheiros.


LEVEL 40 – Apocatastasis: Reduz a vulnerabilidade mágica de um membro do grupo em 20%.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 150 segundos)

Antes uma habilidade exclusiva de Thaumaturges/Black Mages, Apocatastasis agora pode ser utilizada por todos os Casters.


LEVEL 44 – Surecast: A próxima magia é conjurada sem interrupções.
Efeitos Adicionais: Anula os efeitos de Sleep, Stun, empurrões e puxões
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Antes uma habilidade Cross-class de Thaumaturges, Surecast agora é aprendida por todos os Casters. Seu efeito agora foi aprimorado, anulando também vários efeitos negativos.


LEVEL 48 – Erase: Remove um único efeito de dano ao longo do tempo de um membro da equipe selecionado que não seja a si mesmo.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Uma nova habilidade para a role de Casters.

 


 

RED MAGE

 

O Red Mage é um dos novos jobs inseridos na expansão Stormblood. Conhecido pela sua graciosidade e a capacidade de utilizar Magias Brancas e Negras, ele se mostra também um mago extremamente ágil, tendo como foco principal a possibilidade de Conjuração Dupla.

Com o sistema de Balance Gauge, ele deve equilibrar dois medidores, o Black Mana para magias negras e o White Mana para magias brancas, usando essa energia equilibrada para desferir poderosos golpes físicos.


LEVEL 1 – Riposte: Causa dano não-elemental com uma potência de 130.
A ação é aprimorada para Enhanced Riposte se ambos medidores de Black Mana e White Mana estiverem acima de 30 pontos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.50 segundos / Custo de TP: 100)

Enchanted Riposte: Causa dano não-elemental com uma potência de 210.
Custo do Balance Gauge: 30 Black Mana
Custo do Balance Gauge: 30 White Mana
(Cast: Instantâneo / Recast: 1.5 segundos / Custo de TP: 100)

Primeira habilidade física do Job que pode ser aprimorada ao se equilibrar o uso de Magias Brancas e Negras. Em sua versão Enchanted usa Black e White Mana para amplificar sua potência e reduzir levemente seu tempo de recast.


LEVEL 1 – Dualcast: Aplica o efeito de Dualcast ao se conjurar qualquer magia que possua um tempo de cast. Enquanto sob o efeito de Dualcast, a próxima magia não necessitará ser conjurada. O efeito é cancelado ao utilizar o auto ataque ou executar qualquer ação que não seja uma magia.

Trait principal dos Red Mages, possibilitando que eles conjuram duas magias em sequência.


LEVEL 2 – Jolt: Causa dano não-elemental com uma potência de 180.
Efeitos Adicionais: Aumenta ambos medidores de Black Mana e White Mana em 3 pontos.
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 360)

Primeira habilidade mágica do Job, por não ser elemental, aumenta os dois medidores.


LEVEL 4 – Verthunder: Causa dano elétrico com uma potência de 300.
Efeitos Adicionais: Aumenta o medidor de Black Mana em 11 pontos
Efeitos Adicionais: 50% de chance de receber Verfire Ready
Duração: 30 segundos
(Cast: 4.86 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 600)

Primeira magia negra do Job, por possuir um cast longo, é melhor utilizada sob o efeito de Dualcast.


LEVEL 6 – Corps-a-corps: Corre até o alvo e desfere dano não-elemental com uma potência de 130.
Não pode ser executada quando preso ao chão.
(Cast: Instantâneo / Recast: 40 segundos)

Habilidade que te aproxima do alvo, facilitando a execução de habilidades físicas.


LEVEL 10 – Veraero: Causa dano aéreo com uma potência de 300.
Efeitos Adicionais: Aumenta o medidor de White Mana em 11 pontos
Efeitos Adicionais: 50% de chance de receber Verstone Ready
Duração: 30 segundos
(Cast: 4.86 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 600)

Primeira magia branca do Job, por possuir um cast longo, é melhor utilizada sob o efeito de Dualcast.


LEVEL 15 – Tether: Prende o alvo e todos os inimigos próximos a ele.
Duração: 20 segundos
(Cast: 2.43 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 1200)

Simples habilidade de Bind em área.


LEVEL 18 – Scatter: Causa dano não-elemental com uma potência de 100 ao alvo e todos inimigos próximos a ele.
Efeitos Adicionais: Aumenta ambos medidores de Black Mana e White Mana em 3 pontos.
Efeitos Adicionais: Concede Enhanced Scatter
Duração: 10 segundos
Bônus do Enhanced Scatter: Aumenta ambos medidores de Black Mana e White Mana em 8 pontos ao invés de 3.
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 840)

Primeira magia em área do Job, por não ser elemental, aumenta os dois medidores, além de conceder um bônus na próxima utilização.


LEVEL 20 – Enhanced Intelligence: Aumenta a inteligência em 8 pontos.

Trait básico.


LEVEL 20 – Maim and Mend: Aumenta o dano base das ações e a restauração de HP em 10%.

Trait básico.


LEVEL 26 – Verfire: Causa dano flamejante com uma potência de 270.
Efeitos Adicionais: Aumenta o medidor de Black Mana em 9 pontos
Pode ser executada apenas quando o efeito Verfire Ready está ativo.
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 360)

Segunda magia negra do Job, possui um cast rápido, mas depende da ativação do efeito de Verfire Ready dado pela magia Verthunder.


LEVEL 30 – Verstone: Causa dano terrestre com uma potência de 270.
Efeitos Adicionais: Aumenta o medidor de White Mana 9 pontos.
Pode ser executada apenas quando o efeito Verstone Ready está ativo.
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 360)

Segunda magia branca do Job, possui um cast rápido, mas depende da ativação do efeito Verstone Ready dado pela magia Veraero.


LEVEL 35 – Zwerchhau: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Riposte ou Enchanted Riposte
Potência do Combo: 150
A ação é aprimorada para Enchanted Zwerchhau se ambos medidores de Black Mana e White mana estiverem acima de 25 ou mais.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.50 segundos / Custo de TP: 100)

Enchanted Zwerchhau: Causa dano não-elemental com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Riposte
Potência do Combo: 290
Custo do Balance Gauge: 25 Black Mana
Custo do Balance Gauge: 25 White Mana
(Cast: Instantâneo / Recast: 1.50 segundos / Custo de TP: 100)

Segunda habilidade física do Job, fazendo combo com Riposte. Em sua versão Enchanted usa Black e White Mana para amplificar sua potência e reduzir levemente seu tempo de recast.


LEVEL 40 – Displacement: Desfere um ataque com uma potência de 130.
Efeitos Adicionais: Retrocede uma distância de 10 yalms
Não pode ser utilizada quando preso ao chão.
(Cast: Instantâneo / Recast: 35 segundos)

Habilidade que faz o Red Mage dar um salto para trás, retornando a uma posição adequada para magias a longa distância.


LEVEL 40 – Enhanced Intelligence II: Aumenta a inteligência em 16 pontos.

Trait básico.


LEVEL 40 – Maim and Mend II: Aumenta o dano base das ações e a restauração de HP em 30%.

Trait básico.


LEVEL 45 – Fleche: Causa dano não-elemental com uma potência de 420.
(Cast: Instantâneo / Recast: 25 segundos)

Habilidade que pode ser usada entre os tempos de recast.


LEVEL 50 – Acceleration: Garante que o próximo Verthunder ou Veraero conjurado irá, quando realizado um acerto, ativar o efeito de Verfire Ready ou Verstone Ready respectivamente.
Duração: 10 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 35 segundos)

Habilidade de suporte que garante o proc das respectivas magias.


LEVEL 50 – Redoublement: Desfere um ataque com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Zwerchhau ou Enchanted Zwerchhau
Potência do Combo: 230
A ação é aprimorada para Enchanted Redoublement se ambos medidores de Black Mana e White Mana estiverem acima de 30 ou mais.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.5 segundos / Custo de TP: 100)

Enchanted Redoublement: Causa dano não-elemental com uma potência de 100.
Combo com a Ação: Zwerchhau
Potência do Combo: 470
Custo do Balance Gauge: 25 Black Mana
Custo do Balance Gauge: 25 White Mana
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.2 segundos / Custo de TP: 100)

Terceira habilidade física do job, finalizando o combo: Riposte > Zwerchhau > Redoublement. Em sua versão Enchanted usa Black e White Mana para amplificar sua potência e reduzir levemente seu tempo de recast.


LEVEL 52 – Moulinet: Causa dano não-elemental com uma potência de 60 a todos os inimigos em um cone à sua frente. A ação é aprimorada para Enchanted Moulinet se ambos Black Mana e White mana estiverem acima de 30 ou mais.
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.5 segundos / Custo de TP: 200)

Enchanted Moulinet: Causa dano não-elemental com uma potência de 200 a todos os inimigos em um cone à sua frente.
Custo do Balance Gauge: 30 Black Mana
Custo do Balance Gauge: 30 White Mana
(Cast: Instantâneo / Recast: 2 segundos / Custo de TP: 200)

Primeira habilidade física em área do Job. Em sua versão Enchanted usa Black e White Mana para amplificar sua potência e reduzir levemente seu tempo de recast.


LEVEL 54 – Vercure: Restaura o HP do alvo.
Potência da Cura: 350
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 600)

Como um clássico Red Mage, o mesmo possui uma habilidade de cura que pode ser usada em emergências.


LEVEL 56 – Contre Sixte: Causa dano não-elemental com uma potência de 300 ao alvo e todos os inimigos próximos a ele.
(Cast: Instantâneo / Recast: 45 segundos)

Outra habilidade que pode ser usada entre os tempos de recast.


LEVEL 58 – Embolden: Aumenta o próprio dano mágico causado em 20% e o dano físico causado por membros da equipe próximos em 10%. Ambos os efeitos são reduzidos em 20% a cada 4 segundos.
Duração: 20 segundos.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Habilidade que aumenta o dano do Red Mage e outros membros do grupo, perdendo eficácia ao decorrer do efeito da mesma.


LEVEL 60 – Enhanced Intelligence III: Aumenta a inteligência em 24 pontos.

Trait básico.


LEVEL 60 – Manafication: Dobra a taxa em que o Balance Gauge aumenta.
Efeitos Adicionais: Reseta o tempo de recast de Corps-a-corps e Deplacement.
Todos os combos são cancelados após a execução de Manafication.
(Cast: Instantâneo / Recast: 120 segundos)

Habilidade que pode ser utilizada para utilizar os ataques físicos mais cedo.


LEVEL 62 – Jolt II: Causa dano não-elemental com uma potência de 240.
Efeitos Adicionais: Aumenta ambos medidores de Black Mana e White Mana em 3 pontos.
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 360)

Evolução de Jolt, substituindo-a assim que é aprendida.


LEVEL 64 – Verraise: Ressuscita o alvo, trazendo-o em um estado frágil.
(Cast: 9.73 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 3600)

Assim como Summoners, os Red Mages também são capazes de ressuscitar outros jogadores.


LEVEL 66 – Enhanced Jolt II: Garante o efeito de Impactful ao se conjurar Jolt II.

Trait que amplifica o Jolt II dando a ele o efeito necessário para utilizar uma nova habilidade.


LEVEL 66 – Impact: Causa dano não-elemental com uma potência de 270.
(Cast: 1.94 segundos / Recast: 2.43 segundos / Custo de MP: 360)

Magia não-elemental que pode ser usada sob o efeito de Impactful.


LEVEL 68 – Verflare: Causa dano flamejante com uma potência de 550.
Combo com a Ação: Enchanted Redoublement
Efeito Adicional: Aumenta o medidor de Black Mana em 21 pontos.
Efeito Adicional: 30% de chance de ativar o efeito de Verfire Ready
Duração: 30 segundos
As chances do Verfire Ready ser ativado sobem para 100% se o medidor de White Mana estiver mais alto que o de Black Mana no momento da execução.

Última magia negra aprendida pelo Red Mage. Serve como finalizadora do combo: Enchanted Riposte > Enchanted Zwerchhau > Enchanted Redoublement > Verflare. Serve como uma forma de equilibrar o medidor de Black Mana se ele estiver mais baixo que o de White Mana.


LEVEL 70 – Verholy: Causa dano não-elemental com uma potência de 550.
Combo com a Ação: Enchanted Redoublement
Efeitos Adicionais: Aumenta o medidor de White Mana em 21 pontos
Efeitos Adicionais: 30% de chance de ativar o efeito de Verstone Ready
Duração: 30 segundos
As chances do Verstone Ready ser ativado sobem para 100% se o medidor de Black Mana estiver mais alto que o de White Mana no momento da execução.

Última magia branca aprendida pelo Red Mage. Serve como segunda opção finalizadora do combo: Enchanted Riposte > Enchanted Zwerchhau > Enchanted Redoublement > Verholy. Serve como uma forma de equilibrar o medidor de White Mana se ele estiver mais baixo que o de Black Mana.


 

BLACK MAGE

 

O Black Mage continua enfatizando seu grande controle sobre a arte das trevas. Tendo sua mobilidade aprimorada e seu sistema de Enochian simplificado, ele agora se tornou um Job muito mais dinâmico.

A potência de algumas habilidades foi reajustada.

A habilidade Blizzard não causa mais o efeito de Heavy.

A duração do dano ao longo do tempo causado por Thunder II foi reduzida de 21 para 12 segundos e ele agora causa dano e dano ao longo do tempo em área.

Thunder III agora é uma evolução de Thunder, substituindo a primeira versão assim que é aprendida.

Blizzard IV agora concede 3 Umbral Hearts, stacks que reduzem o custo de sua próxima habilidade de fogo para o custo normal de MP.

Enochian agora só pode ser ativada quando sob o efeito de Astral Fire ou Umbral Ice. Agora é um buff de 5% de dano mágico que é mantido enquanto se está sob o efeito de Astral Fire ou Umbral Ice, mantendo-se ativo contanto que nenhum dos dois efeitos caia.

Dentre as habilidades novas temos:


LEVEL 62 – Between the Lines: Move-se instantaneamente para o Ley Lines criado por você.
(Cast: Instantâneo / Recast: 3 segundos)

Uma nova habilidade que torna o Black Mage muito mais maleável, melhorando sua capacidade de movimentação.


LEVEL 64 – Thunder IV: Causa dano elétrico com uma potência de 50 no alvo e odos os inimigos próximos a ele.
Efeitos Adicionais: Dano elétrico ao longo do tempo
Potência: 30
Duração: 18 segundos
Efeitos Adicionais: 3% de chance de que após cada tique de dano a próxima magia de Thunder de qualquer  nível adicionará o valor total de seu dano ao longo do tempo ao seu dano inicial, não terá tempo de cast e não custará MP.
Duração: 12 segundos
(Cast: 2.91 segundos / Recast: 2.42 segundos / Custo de MP: 2160)

Uma nova habilidade que é uma evolução do Thunder II, substituindo-o assim que é aprendida.


LEVEL 66 – Triplecast: As próximas três magias serão instantâneas.
Duração: 15 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Nova habilidade de suporte que permite que o Black Mage utilize 3 magias em sequência, inclusive enquanto se movimenta.


LEVEL 68 – Enhanced Umbral Heart: Reduz o MP necessário para se conjurar Flare em um terço enquanto sob o efeito de Umbral Heart. Conjurar Flare remove completamente o efeito de Umbral Heart.

Novo trait que reduz o custo de Flare ao consumir os stacks de Umbral Hearts, tornando-o mais versátil.


LEVEL 70 – Enhanced Enochian: Garante o efeito de Polyglot ao se manter Enochian por 30 segundos.

Novo trait que adiciona um novo efeito ao Enochian, destrancando uma nova habilidade.


LEVEL 70 – Foul: Causa dano não-elemental no alvo e todos os inimigos próximos a ele com uma potência de 650 no primeiro inimigo, 10% a menos para o segundo, 20% a menos para o terceiro, 30% a menos para o quarto, 40% a menos para o quinto e 50% a menos para os demais.
(Cast: 2.42 segundos / Recast: 2.42 segundos / Custo de MP: 240)

Uma nova habilidade muito poderosa que pode ser utilizada quando sob o efeito de Polyglot.


 

SUMMONER

 

Os Summoners ganharam uma ênfase maior em seus Egis, com um novo Egi especial que pode ser invocado por determinado tempo, além de ter suas mecânicas já conhecidas aprimoradas.

Para comportar o poder destrutivo do novo Egi, algumas habilidades tiveram suas potências reduzidas.

As habilidades Virus, Sustain, Spur, Miasma II e Contagion foram removidas.

Substituindo Contagion, a Garuda-egi ganhará uma habilidade que aumenta o dano causado no alvo em 15% por 15 segundos.

Maiores informações sobre os outros Egis não foram encontradas.

A habilidade Miasma não causa mais o efeito de Malady, que reduzia em 20% a recuperação de HP através de magias de cura no alvo, nem o efeito de Heavy, que reduzia a velocidade de movimento do alvo.

Bio II agora é uma evolução de Bio, substituindo a primeira versão assim que é aprendida. Seu tempo de cast foi removido, sendo agora instantânea.

A habilidade Bane, que espalha o Bio, Bio II e Miasma a todos inimigos próximos agora tem sua potência reduzida a cada inimigo atingido, 20% no segundo, 40% no terceiro, 60% no quarto e 80% no quinto e demais. Um efeito similar ao que já acontece com as habilidades Holy, Flare e Gravity.

Fester agora causa um dano com uma potência de 150 quando apenas Bio II ou Miasma está ativo e de 200 quando ambos estão ativos.

A potência de Ruin II foi aumentada e a mesma não causa mais Blind.

A habilidade Shadow Flare não possui mais um tempo de cast, sendo agora instantânea com um tempo de recast de 60 segundos.

Tri-disaster agora aplica os efeitos de Bio II e Miasma no alvo, além de aumentar as potências das magias Ruin por 15 segundos.

Dreadwyrm Trance agora também reseta o tempo de recast de Tri-disaster.

Dentre as novas habilidades temos:


LEVEL 62 – Ruin Mastery: Garante uma chance de 15% de que Ruin e Ruin III serão evoluídas para Ruin IV quando um pet usa uma magia ou golpe ofensivo.

Novo trait que permite o uso de Ruin IV quando ativo.


LEVEL 62 – Ruin IV: Causa dano não-elemental com uma potência de 200.
Potência com Ruination: 220
Pode ser apenas executada quando sob o efeito de Further Ruin.
(Cast: 2.39 segundos / Recast: 2.39 segundos / Custo de MP: 240)

Nova magia que substitui Ruin e Ruin III enquanto o efeito de Further Ruin está ativo, garantindo uma potência ainda maior por um custo de MP reduzido.


LEVEL 64 – Aetherpact: Ordena que o pet execute a habilidade Devotion.
(Cast: Instantâneo / Recast: 90 segundos)

Devotion: Aumenta a potência de ataque e de magias de cura de todos os membros da equipe em um raio de 30 yalms em 5%. Também reduz o dano recebido por estes mesmos membros em 5%.

Habilidade similar a Enkindle, porém utiliza uma habilidade de suporte ao grupo.


LEVEL 66 – Bio III: Causa dano não-elemental ao longo do tempo.
Potência: 40
Duração: 30 segundos
(Cast: Instantâneo / Recast: 2.39 segundos / Custo de MP: 720)

Evolução do Bio II, substituindo-o assim que é aprendido.


LEVEL 66 – Miasma III: Causa dano não-elemental com uma potência de 50.
Efeitos Adicionais: Dano não-elemental ao longo do tempo
Potência: 40
Duração: 30 segundos
(Cast: 2.39 segundos / Recast: 2.39 segundos / Custo de MP: 600)

Evolução de Miasma, substituindo-a assim que é aprendida.


LEVEL 68 – Enhanced Enkindle: Reduz o tempo de recast de Enkindle em 10 segundos toda vez que o Ruin Mastery evolui Ruin ou Ruin III para Ruin IV.

Novo trait que torna a possibilidade de executar Enkindle mais frequente.


LEVEL 70 – Enhanced Dreadwyrm Trance: Concede Dreadwyrm Aether ao fim do efeito de Dreadwyrm Trance.

Novo trait que adiciona um novo Aether que possibilita a invocação do novo Egi.


LEVEL 70 – Summon Bahamut: Invoca o Demi-Bahamut para lutar ao seu lado. Cada vez que você usa uma ação em um alvo, o Demi-bahamut executará a habilidade Shockwave no mesmo alvo.
Duração: 20 segundos
Não é possível invocar o Demi-Bahamut a menos que um pet já esteja invocado. O pet atual deixará o campo de batalha enquanto o Demi-Bahamut estiver presente, retornando assim que ele desaparecer.
(Cast: Instantâneo / Recast: 30 segundos)

Shockwave: Causa dano não-elemental com uma potência de 160.
Pode ser executada apenas quando o Demi-Bahamut é invocado.
(Cast: Instantâneo / Recast: 1.50 segundos)

Habilidade que invoca o novo egi, nada mais nada menos do que o próprio Bahamut! Com uma habilidade potente, o Demi-Bahamut a utiliza toda vez que você realizar uma ação.


LEVEL 70 – Enkindle Bahamut: Ordena para que o Demi-Bahamut execute Akh Morn.
(Cast: Instantâneo / Recast: 13 segundos)

Akh Morn: Causa dano não-elemental no alvo e todos os inimigos próximos a ele com uma potência de 680 para o primeiro inimigo, 10% a menos para o segundo, 20% a menos para o terceiro, 30% a menos para a quarto, 40% a menos para o quinto e 50% a menos para os demais.
Pode ser executada apenas quando o Demi-Bahamut é invocado.

Similar ao Enkindle, faz com que o Demi-Bahamut utilize sua habilidade especial, causando um dano massivo.


 




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