MINION LOG

Para que o caminho do Guerreiro da Luz não seja tão solitário, você terá a sua disposição um enorme número de companheiros dentro do jogo. Além de fofinhos, eles interagem entre eles, com emoticons e até são usados em duelos no Lord of Verminion.

 

Essa página encontra-se atualizada até o Patch 3.57.

 

MINIONS ADQUIRIDOS POR GIL

BABY BAT

Nonoroon, um catador de lixo que vive no Memeroon’s Trading Post, veio com uma ideia de capturar e vender filhotes de morcego enquanto estava coletando ovos de morcego… dos quais ele não achou nenhum.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Junkmonger Nonoroon em Upper La Noscea – Poor Maid’s Mill por 2.400 gil. Caso o NPC não esteja por lá, ele pode ter saído enquanto uma FATE esteja acontecendo. Espere um pouco que ele retornará após ela ser concluída.

BABY RAPTOR

Seguindo uma dica recebida dos mercadores goblins que criam raptors para servir como animais de caça, um vendedor da vila Boughbury começou a chocar ovos por conta própria, estes roubados de ninhos das proximidades. Ele só espera que a mamãe raptor não seja tão esperta quanto dizem.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Boughberry Trader em South Shroud – Redbelly Hive por 2.400 gil. O vendedor só aparecerá caso a FATE “Clearing the Hive” seja concluída com sucesso.

CHERRY BOMB

Para manter uma temperatura constante em seus núcleos, bombs irão se alimentar de qualquer material inflamável, incluindo madeira, tecido, ceruleum, fire crystals e até mesmo pimentas dracônicas.


Onde Conseguir: Comprado por 2.400 gil com os NPCs Bango Zango em Limsa Lominsa – Lower Decks (X:9, Y:11), Maisenta Gridania – New Gridania (X:11, Y:11) e Roarich em Ul’dah – Steps of Nald (X:10, Y:9).

MAMMET #001

O modelo padrão #001 não é o mais vendido no mercado, mas é a marca registrada na qual todos os construtores se baseiam.


Onde Conseguir: Comprado por 2.400 gil com os NPCs Bango Zango em Limsa Lominsa – Lower Decks (X:9, Y:11), Maisenta Gridania – New Gridania (X:11, Y:11) e Roarich em Ul’dah – Steps of Nald (X:10, Y:9).

TINY RAT

Foi a pouco tempo que um mercador visionário da avenida esmeralda de Ul’dah decidiu capturar todos os ratos que infestavam o local e vendê-los na avenida pérola aos turistas como “pequenos esquilos”.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Vendor em Eastern Thanalan – Highbridge por 2.400 gil. Você deve completar a FATE sequencial (três partes) “Attack on Highbridge”, caso contrário o NPC será “sequestrado” e não estará no local habitual.

WAYWARD HATCHLING

Mesmo que ele visse seus pais verdadeiros, ele não iria nem piscar um olho. É documentado que esses chocobos reconhecem a primeira pessoa que veem após nascer como sua mãe.


Onde Conseguir: Comprado por 2.400 gil com os NPCs Bango Zango em Limsa Lominsa – Lower Decks (X:9, Y:11), Maisenta Gridania – New Gridania (X:11, Y:11) e Roarich em Ul’dah – Steps of Nald (X:10, Y:9).

WIND-UP AMALJ’AA

O ferreiro Amalj’aa, Narujj Boh da Brotherhood of Ash iniciou suas tarefas criando bonecos mecânicos após resgatar uma marionete de um aventureiro que foi morto nas proximidades. Essa amostra particular foi criada e desenvolvida por várias luas para ficar sempre funcionando.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Amalj’aa Vendor em Souther Thanalan quando sua reputação está em “Trusted” por 25.000 gil.

WIND-UP DEZUL QUALAN

A ultima vez que o engenheiro Ixali Dezul Qualan foi visto, ele estava à bordo da sua grande criação, o balão de guerra com o dobro de tamanho de qualquer outro já feito, totalmente cheio de mantimentos para no mínimo um mês inteiro. Seu destino: o continente flutuante de Ayatlan.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Ixali Trader em North Shroud quando sua reputação está em “Allied” por 25.000 gil.

WIND-UP DRAGONET

Após aprender essa arte de Ishgard, os moogles de Moghome sempre desejaram criar uma versão de autômato mecânico. Um levado dragonet chamado Kal Myhk se voluntariou para servir de modelo e até mesmo ofereceu suas escamas para dar uma textura mais real.


Onde Conseguir: Comprado na Beast Tribe dos Moogles quando a sua reputação está em “Sworn” por 30.000 gil.

WIND-UP FOUNDER

As lendas Almalj’aa contam sobre o Whiteknucle Kerigg Roh, nunca derrotado no campo de batalha, ele era um herói para muitos, incluindo o Warleader Hamujj Gah. Esse campeão também é o criador das artes marciais usadas pela tribo atualmente.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Amalj’aa Vendor em Souther Thanalan quando sua reputação está em “Allied” por 25.000 gil.

WIND-UP GNATH

O designer dessa versão automática tentou transmitir a devoção dos Gnath ao Onemind pela expressão facial e tentou o máximo possível mostrar um pouco de individualidade. Contudo, somente a roupa parece mostrar alguma diferença.


Onde Conseguir: Comprado na Beast Tribe dos Vath quando a sua reputação está em “Sworn” por 30.000 gil.

WIND-UP GUNDU WARRIOR

Criado por um Shaman Gundu usando técnicas similares das usadas para criar totens de batalha, esse boneco animado não tem engrenagens ou molas, mas é movido por um antigo encantamento Gundu conhecido por poucos sábios da vila.


Onde Conseguir: Comprado na Beast Tribe dos Vath quando a sua reputação está em “Trusted” por 30.000 gil.

WIND-UP IXAL

Usando como base uma marionete que conseguiu na guilda dos ourives pelo Tataramu, membro do Ehcatl Nine, conseguiu com sucesso criar uma replica dele mesmo… que aparentou ser tão preso no chão quanto seu criador.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Ixali Trader em North Shroud quando sua reputação está em “Trusted” por 25.000 gil.

WIND-UP KOBOLD

Outra das obras-primas do Acólito da 789ª Ordem, Ba Go, essa linda miniatura na verdade está repleta de pólvora e foi desenvolvida para explodir na mais fraca pressão… como um singelo abraço, por exemplo.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Kobold Trader em Outer La Noscea quando sua reputação está em “Trusted” por 25.000 gil.

WIND-UP KOBOLDER

Insatisfeito com o poder explosivo da sua primeira criação, o Acólito da 789ª Ordem, Ba Go, retornou ao seu laboratório criado nas profundezas de sua facção, para criar o “Kobolder” (um nome que ele ficou muito feliz em ter bolado), somente para ver que seu ajudante o vendeu por uma mixaria.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Kobold Trader em Outer La Noscea quando sua reputação está em “Allied” por 25.000 gil.

WIND-UP OHL DEEH

Essa perfeita réplica viva do seu grande amigo Ohl Deeh foi feita à mão pelo Mestre Mogzin não somente como uma expressão da sua profunda amizade, mas para “assustar suas desavenças até o mais longe possível”.


Onde Conseguir: Comprado na Beast Tribe dos Moogles quando a sua reputação está em “Allied” por 30.000 gil

WIND-UP SAHAGIN

Sempre um pai dedicado, Novv criou esse brinquedo, que vem completo com tridente e tudo para os filhotes do pântano. Quando provocado, ele mostra várias investidas com seu tridente e prepara seu exército para lutar com seus inimigos.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Sahagin Trader em North Shroud quando sua reputação está em “Trusted” por 25.000 gil.

WIND-UP SEA DEVIL

Sempre um pai dedicado, Novv criou esse brinquedo, que vem completo com os acessórios em vermelho sangue para os filhotes do pântano. Quando provocado, ele mostra ferocidade e tenacidade igual ao primeiro patriarca dos Clutchs, o Scarlet Sea Devil.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Sahagin Vendor em Souther Thanalan quando sua reputação está em “Allied” por 25.000 gil.

WIND-UP SYLPH

Diferente das outras espécies onde as fêmeas ficam grávidas, somente os sylphies machos são capazes de se reproduzir e eles fazem isso pela flor que fica em sua cabeça. Quando a hora chegar, após ser fertilizada, ela eventualmente irá cair e dela nascerá uma criança chamada de broto.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Sylphic Trader em East Shroud quando sua reputação está em “Trusted” por 25.000 gil.

WIND-UP VATH

A ideia para o design desse minion veio quando um Vath observou um autômato seguindo um aventureiro por todos os lados.  Ele ficou tão impressionado com a complexidade da bugiganga, que ele criou um para ele, após mudar seu nome para “garra de agulha”.


Onde Conseguir: Comprado na Beast Tribe dos Vath quando a sua reputação está em “Trusted” por 30.000 gil.

WIND-UP VIOLET

Depois de sofrerem nas mãos dos seus primos hostis, as Sylphies do Little Solace pediram à um ourives viajante da longínqua Ul’dah para ajudar na criação de um chamariz para manter as que foram tocadas bem longe.


Onde Conseguir: Comprado com o NPC Sylphic Trader em East Shroud quando sua reputação está em “Trusted” por 25.000 gil.

WIND-UP ZUNDU WARRIOR

Feito como um sinal de amizade entre as tribos dos Gundu e os Vundu, esse boneco animado foi criado usando um conjunto de itens sagrados abençoados pelo sábio shaman. É incerto ainda como, sem engrenagens, esse guerreiro pode andar sozinho, mas todos se calam ao observar as técnicas que ele aprendeu.


Onde Conseguir: Comprado na Beast Tribe dos Vath quando a sua reputação está em “Sworn” por 30.000 gil.

MINIONS ADQUIRIDOS PELO GOLD SAUCER (MGP)

BLACK COEURL

Para alguém que não entende do assunto, esse Coeurl aparenta ser de uma nova espécie, quando na verdade a única coisa que difere ele de seus parentes é que suas pintas são tão largas que elas sobrepõem umas as outras, deixando-o completamente preto.


Onde Conseguir: Comprado por 20.000 MGP no Manderville Gold Saucer.

HEAVY HATCHLING

Seria tolice acreditar que esse chocobo alcançasse esse tamanho comendo somente verduras, não importa quantas fossem devoradas… em uma única mordida. Ossos de galinha encontrados embaixo do ninho deles indicam que eles talvez tenham uma preferência gastronômica pelos seus suculentos primos.


Onde Conseguir: Comprado por 20.000 MGP no Manderville Gold Saucer.

PIGGY

Um misterioso suíno bípede que foi dado como prêmio após ser descoberto fuçando as cozinhas do Manderville Gold Saucer. Presumindo que ele não é um porco de verdade, muitos tentaram furá-lo, remover sua máscara e até mesmo usar magias removedoras no pobre porquinho… tudo foi em vão.


Onde Conseguir: Comprado por 30.000 MGP no Manderville Gold Saucer.

WATER IMP

Até mesmo uma criança sabe que não existem essas coisas de diabretes aquáticos… e, se isso é verdade, o que essa criatura com cara de diabrete é? Uma espécie não documentada de um híbrido entre Sapo Gigante e Salamandra? Ou simplesmente uma vítima de um feitiço diabretizador que o atingiu por acidente?


Onde Conseguir: Comprado por 10.000 MGP no Manderville Gold Saucer.

WIND-UP NERO TOL SCAEVA

Essa versão automatizada tem um mecanismo especial queo  permite segurar sua arma com mais eficiência. Essa inovação revolucionária põe no chinelo qualquer brinquedo mecãnico atualmente em produção, especialmente os feitos na Garlond Ironworks.


Onde Conseguir: Comprado por 30.000 MGP no Manderville Gold Saucer.

ZU HATCHLING

Nativos dos desertos do leste, os Zus migram para Eorzea assim que seus filhotes nascem, nas primaveras. Depois da calamidade, contudo, casos onde essa espécie permanece pelo ano inteiro no reino estão sendo documentados.


Onde Conseguir: Comprado por 10.000 MGP no Manderville Gold Saucer.

MINIONS ADQUIRIDOS PELA GRAND COMPANY (SEALS)

FLAME HATCHLING

Criado por um soldado, de um ovo abandonado em um dos estábulos, ele foi cuidado e limpo. Esse adorável filhotinho é um símbolo para novos iniciantes na Immortal Flames.


Onde Conseguir: Pode ser comprado com 20.000 selos da Grand Company The Immortal Flames, estando com o rank igual ou maior que o Officer.

SERPENT HATCHLING

Criado por um soldado, de um ovo abandonado em um dos estábulos, ele foi cuidado e limpo. Esse adorável filhotinho é um símbolo para novos iniciantes na Order of the Twin Adder.


Onde Conseguir: Pode ser comprado com 20.000 selos da Grand Company Order of the Twin Adder, estando com o rank igual ou maior que o Officer.

STORM HATCHLING

Criado por um soldado, de um ovo abandonado em um dos estábulos, ele foi cuidado e limpo. Esse adorável filhotinho é um símbolo para novos iniciantes na The Maelstrom.


Onde Conseguir: Pode ser comprado com 20.000 selos da Grand Company The Maelstrom, estando com o rank igual ou maior que o Officer.

MINIONS ADQUIRIDOS POR ELITE HUNTS

BEHEMOTH HEIR

Para provar a sua bravura, um recém introduzido membro do Clã Centurio viajou, sozinho, ao indomado norte e de alguma forma retornou com a cria do lendário Kaiser Behemoth. Não querendo dar gastos ao clã, o filhote foi rapidamente passado… para você.


Onde Conseguir: Comprado com 400 Clan Hunt Seals com o NPC Ardolain, em Ishgard – The Forgotten Knight (X:13, Y:11).

GRIFFIN HATCHLING

Uma noite, após arrancar o coração do peito de um Grifo e o segurado em suas mãos, para que os deuses e os homens pudessem vislumbrar, um caçador do Clã Centurio se virou e observou um pequeno animalzinho com grandes olhos, remechendo em um ninho sem sua mãe. Incapaz de dar o golpe final, ele adotou a pequena besta e o chamou de Ben.


Onde Conseguir: Comprado com 400 Clan Hunt Seals com o NPC Ardolain, em Ishgard – The Forgotten Knight (X:13, Y:11).

TREASURE BOX

Originalmente usado por uma tesoureira da aliança de Eorzea para guardar Allied Seals… até o momento que a caixa começou a devorá-los. Ela vendeu a caixa na esperança de conseguir recuperar um pouco do que perdeu (roubando as recompensas dos aventureiros querendo cobrir o resto… até que foi pega e sentenciada a flagelação pública).


Onde Conseguir: Comprado com 440 Allied Seals com o NPC Hunt Bill Master, em cada uma das Grand Companies.

WIND-UP SUCCUBUS

Um dos vários serviçais automatizados da condessa que foi encontrado na casa de um ourives de Gridania que, recentemente, foi enforcado pelo crime de rituais de invocação. Acredita-se que enquanto ele criava esses autômatos, acabou se tornando obcecado pelo Void e acabou sendo consumido pelas trevas.


Onde Conseguir: Comprado com 500 Allied Seals com o NPC Hunt Bill Master, em cada uma das Grand Companies.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA PRÉ-VENDA

CAIT SITH DOLL

Uma versão funcional de um espirituoso gato da mitologia dos Midlanders foi criado pela mestre da guilda dos ourives, Serendipity, para alegrar os órfãos após a Calamidade.


Como Conseguir: Bônus de pré-venda do FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn.

WIND-UP KAIN

O conto sobre Kain, o Cavaleiro Dracônico que abandonou seu posto por uma questão de honra, é bastante conhecido entre as crianças de Ishgard. Para melhorar o desempenho de seus saltos, o artesão que criou essa miniatura preencheu seu interior com vários cristais de vento.


Como Conseguir: Bônus de pré-venda do FINAL FANTASY XIV: Heavensward.

WIND-UP RED MAGE

Descrição em Breve.


Como Conseguir: Bônus de pré-venda do FINAL FANTASY XIV: Stormblood.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA QUEST

ACCOMPANIMENT NODE

Construído pelo mecânico do Ironworks, Wedge, com peças de um nódulo guia de Azys Lla, essa nova máquina infelizmente não possui as capacidades guias do original.


Como Conseguir: Recompensa da side quest “Do It for Gilly”.

ANIMA

Ardashir criou esse corpo utilizando a pedra da alma original da Anima. Como agora não está mais limitada a viver em uma arma, ela é livre para explorar o reino ao seu lado. Se algum dia crescerá e se tornará um menino ou menina de verdade, só o destino dirá.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Body and Soul” da relíquia (Anima Weapon) do Heavensward.

BUFFALO CALF

Quando os Scions of the Seventh Dawn começaram a mudança do Waking Sands para Revenant’s Toll, esse pequeno ser estava escondido dentro de um armário. Após uma pesquisa, foi descoberto que ele foi criado pela Antecedente, mas ninguém sabia que ela tinha guardado o coitado lá.


Como Conseguir: Recompensa da quest “You’re Gonna Carry That”, da main scenario.

CACTUAR CUTTING

Hab, o solitário Zumbi do reino, tem certeza que esse pequeno cactuar foi levado do seu fiel companheiro Sabotendrick. Se não foi dele, deve ter sido do Sabontendred. Mas o que ele não sabe é que, na verdade, ele foi levado do tão esquecido Sabotendale.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Zombies are People Too”.

CHIGOE LARVA

Os cirurgiões da antiga cidade de Gelmorra usavam os chigoes para drenar o sangue de hematomas e peles necrosadas, até perceberem que os pacientes estavam contraindo outras doenças como resultado do tratamento.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Occupational Hazards”.

COEURL KITTEN

Coeurls são criaturas extremamente orgulhosas e territoriais, desde jovens. Mesmo que tudo pareça tender para o pior, raramente eles fogem de uma luta, preferindo morrer em combate. Essa característica faz com que seus números sejam baixos mas mantém o grupo forte.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Curiosity Killed the Coeurl”.

GIGI

O segredo da arte perdida de controlar o tempo está presa e guardada nesse autômato criado pelo lendário arquimago Sharlaiano, Quan. Os níveis de vida dele estão extremamente baixos devido à drenagem de poder usada para salvar seus amigos.


Como Conseguir: Recompensa da quest “If I Could Turn Back Time” das side quests do Hildibrand (Heavensward).

GOOBBUE SPROUTLING

Para poder chegar ao tamanho gigantesco que sua forma adulta tem, sua dieta inclui comer várias vezes coisas que passem do seu peso atual. Por sorte, essa besta não tem frescura com comida e basicamente come tudo o que estiver na sua frente. Rumores dizem que até Lalafells estão incluídos nessa dieta.


Como Conseguir: Recompensa da quest “It Was a Very Good Year”.

MIDGARDSORMR

Pai dos dragões, o Guardião do Lago, o Destruídor da 14ª Legião – apesar de ser difícil de acreditar que esse minúsculo dragão seja isso tudo, ele assegura que essa sua forma é somente temporária enquanto ele espera pela reconstrução do seu antigo corpo.


Como Conseguir: Recompensa da quest “The Rising Chorus”, da main scenario.

MINI MOLE

Removida do seu ninho, enquanto ainda era jovem, por um naturalista chamado Marcette Manne, essa pobre criatura foi vítima de vários experimentos cheios de vários beliscões, cutucadas, solavancos e tabefes. Comparado a isso, andar pelo reino ao seu lado são férias maravilhosas.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Thwack-a-Mole”, das quests do Deputy Postmoogle.

PORO ROGGO

Um produto da mente mágica de Matoya, esse serviçal ajudou sua senhora por vários anos até que ele foi possuído por um desejo incontrolável de ficar na água, fazendo-o ir em várias aventuras até o lado de fora da caverna. Matoya permitiu que ele acompanhasse você em suas viagens.


Como Conseguir: Recompensa da quest “”The Word of the Mother”, da main scenario.

WIND-UP AIRSHIP

Apesar de ter sido o primeiro de todos e o projetado com mais ambição por Tatanora, fundador do Highwind Skyways, o Invincible nunca levantou voo no período de 10 anos que levou para sua construção, que foi marcado por vários acidentes, roubo de materiais, sabotagem e incontável incompetência.


Como Conseguir: Recompensa da quest “The Gridanian Envoy”, “The Lominsan Envoy” ou “The Ul’dahn Envoy”, da main scenario.

WIND-UP ALPHINAUD

Na tentativa de tirar do buraco a já falida Crystal Braves, o tesoureiro deles solicitou a criação de 3.000 desses e os entregou à Rowena’s House of Splendors para ser vendido… onde lá têm juntado poeira…


Como Conseguir: Recompensa da quest “In Search of Iceheart”, da main scenario.

WIND-UP CID

Quando os problemas financeiros chegaram e eles não podiam bancar nenhum projeto, os engenheiros do Ironworks desenvolveram o Wind-up Cid, na esperança de conseguir algum dinheiro. Realmente as vendas foram ótimas e eles conseguiram o suficiente para pagar pelas dívidas.


Como Conseguir: Recompensa da quest “A Difference of Opinion”, da main scenario.

WIND-UP GENTLEMAN

Mesmo que ele tenha sido arremessado pelos céus em um ato de sacrifício, o inspetor Hildibrand ainda vive nos corações de todos os que ele tocou com a sua marca única de galanteio, percepção e gentileza. Ele irá te seguir por todos os locais da melhor forma que um Manderville é capaz.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Her Last Vow”, das quests do Hildibrand do A Realm Reborn.

WIND-UP HAURCHEFAUNT

Criado pelo primeiro filho da Casa Haillenarte em homenagem ao falecimento de um dos grandes cavaleiros da Casa Fortemps, essa pequena réplica do grande Haurchefaunt Greystone é só uma parte da grande história desse homem que devotou sua vida a serviço de sua nação.


Como Conseguir: Recompensa da quest “As Goes Light, so Goes Darkness”, da main scenario.

WOLF PUP

Nascido para servir como um lobo de guerra do Exército Imperial Garleano, esse filhote foi resgatado antes que um dano irreparável pudesse ser feito ao seu espírito brincalhão. Ele irá te seguir até o fim do mundo… se você, as vezes, jogar um biscoito para ele.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Man’s Best Fiend”.

WIND-UP AYMERIC

Devido à popularidade que as versões autômatas dos líderes das Grand Companies estavam tendo, os Cavaleiros do Templo tentaram criar uma de seu amado líder. O resto do produto final ficou tão diferente que, um novo foi criado do zero, para fazer jus à beleza dele.


Como Conseguir: Recompensa da quest “Litany Of Peace”, da main scenario.

WIND-UP MOENBRYDA

Essa perfeita representação autômata da Moenbryda foi secretamente criada por ninguém mais que o próprio Urianger, imediatamente após a morte de sua companheira. O que o fez entregar para você é um conto que é melhor ficar em segredo.


Como Conseguir: Recompensa da quest “An Ending To Mark A New Beginning”, da main scenario.

MINIONS ADQUIRIDOS POR ACHIEVEMENT 

CLOCKWORK TWINTANIA

Apesar de ter sido criado a mil anos atrás, esse autômato funciona como se tivesse sido feito ontem. Estudos em antigas escritas dizem que esse autômato foi feito em comemoração à conquista dos territórios de Meracydia ao longe do mar Rhotano.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Challenge Accepted” por completar os 24 desafios do Lord of Verminion.

FAEPUP

Nascido nas profundezas do Void e criado para ser um orgulhoso e frio assassino, esse desprezível e adorável filhote não (é claro) aceita bem outras pessoas. A única exceção, contudo, é dada aos que aparentam não temer em frente ao medo.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “How Can I Help III” por realizar 300 assistências em partidas do The Feast. Também foi prêmio da 3ª Temporada do The Feast.

FLEDGLING APKALLU

Praticamente todos os da espécie de animais que nascem de ovos sempre tem a coloração marrom, os Apkallus são conhecidos por saírem dos ovos com a mesma cor esverdeada que eles terão por toda a vida.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Out of Sight Out of Mind” ao completar as 80 paisagens do Sightseeing Log do A Realm Reborn.

HELLPUP

Nascido nas profundezas do Void, esse filhote foi abandonado pela mãe e conseguiu sobreviver às custas das carcaças de monstros mortos. Desde então, ele vaga por aí, procurando alguém para amar.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Mama Said Knock You Out III” por realizar 300 KOs (derrotar inimigos) no The Feast.

MAMMET #003G

Criado para ser um porta bandeira para a Order of the Twin Adder em desfiles, esse autômato feito à mão foi logo deixado de lado por ser muito pequeno e só poder segurar uma única bandeira.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Bump on a Log: Order of the Twin Adder” por completar o Hunting Log da Grand Company Order of the Twin Adder.

MAMMET #003L

Criado para ser um porta bandeira para a Maelstrom em desfiles, esse autômato feito à mão foi logo deixado de lado por ser muito pequeno e só poder segurar uma única bandeira.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Bump on a Log: Maelstrom” por completar o Hunting Log da Grand Company Maelstrom.

MAMMET #003U

Criado para ser um porta bandeira para a The Immortal Flames em desfiles, esse autômato feito à mão foi logo deixado de lado por ser muito pequeno e só poder segurar uma única bandeira.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Bump on a Log: The Immortal Flames” por completar o Hunting Log da Grand Company The Immortal Flames.

PENGUIN PRINCE

Esse filhote de pinguim imperador sonha em um dia comandar o seu próprio império e para isso ele deve embarcar em uma grande aventura e encontrar leais serviçais para fazer parte de sua corte imperial. Ou pelo menos é o que o funcionário do Gold Saucer quer que você acredite.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievemet “The Road of Verminion I” ao participar de quatro torneio diferentes de Lord of Verminion tendo, pelo menos, vencido dez partidas.

PRINCELY HATCHLING

Um descendente direto do lendário Veillantif, esse nobre pássaro de Ishgard busca um condutor que faça jus ao nome de sua família.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Leaving a Good Impression II” ao conseguir 50 player commendations.

SHALLOWEYE

Enquanto os estudiosos do Void, ao classificar os monstros de lá, insistem em colocar o deepeye na última camada da hierarquia, foi documentado que quanto mais forte é a criatura que ele possui, mais forte a espécie será em nosso reino.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “The Load of Verminion II” por vencer 50 partidas ranqueadas (RP Matches) de Lord of Verminion.

WIND-UP LOUISOIX

Quando indagado por que a guilda dos ourives criou primeiro o wind-up moogle antes mesmo de projetar o Wind-up Louisoix, o grande herói de toda a história, a mestra da guilda, Serendipity, simplesmente disse que moogles são mais bonitos.


Onde Conseguir: Ganho ao completar o Achievement “Out of a Bind I”, por completar o Final Coil of Bahamut.

MINIONS ADQUIRIDOS POR DUNGEONS/TRIALS

BABY OPO-OPO

Ser resgatado das trincheiras de onde os seguidores do grande herói Brayflox estão é a única coisa que separa esse pequeno ser de uma vida de liberdade, saltando de árvore em árvore nas florestas de Longstop… e ele irá para sempre saltar nos ombros do aventureiro que o “salvar”.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Brayflox’s Longstop (Hard).

BITE-SIZED PUDDING

Incapazes de se reproduzir, os Puddings aumentam seus números via mitose. Por conta disso, acredita-se fortemente que todos os puddings de Eorzea descendem de uma mesma entidade, chamada da “proto-pudding”, se preferir assim. Isso, contudo, deixa uma questão no ar: de onde esse primeiro pudding veio?


Onde Conseguir: Possível recompensa do baú #5 (X:12, Y:5) da dungeon The Wanderer’s Palace.

BRINA

Incumbida de defender a Antitower junto com a sua segunda parte, Calca, Brina correu e se escondeu em um baú após ser derrotada por um grupo de aventureiros. Achando que seu esconderijo era o mais perfeito do mundo, ela concordou em ser um presente para os que a encontrarem.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon The Antitower.

BULLPUP

Os Garleanos têm um longo histórico em cruzamentos caninos, desde a época em que a nação era apenas uma república. A intenção é a de produzir máquinas de matar leais e sem medo e os filhotes que não cumprirem esses requisitos são… descartados.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Baelsar’s Wall.

CALCA

Após perceber que a Antitower precisaria de várias camadas defensivas, o criador da torre deu vida a várias bonecas… Antes, carecas, com o passar do tempo elas ganharam cabelo loiro e vários outros acessórios de beleza.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon The Antitower.

CALAMARI

Acadêmicos que visitaram a ilha Hullbreaker determinaram, depois da descoberta dessa estranha criatura, que esse tentáculo é um dos braços do derrotado kraken, que está se regenerando. Diferente do corpo hostil na qual foi decepado, esse tentáculo não oferece perigo. Falando nisso, ele até parece gostar de você.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Hullbreaker Isle (Hard).

DEMON BRICK

Por muitos anos, arqueólogos têm se perguntado como uma civilização considerada primitiva, que não possuía os conhecimentos de máquinas à vapor ou máquinas com engrenagens conseguiu construir estruturas tão grandes usando enormes blocos de pedra como os da cidade de Amdapor. Tijolos animados, assim como esse que segue você, podem ser a resposta tão procurada.


Onde Conseguir: Possível recompensa do baú #1 (X:9, Y:10) da dungeon Amdapor Keep.

ENKIDU

A lenda conta que Gilgamesh encontrou Enkidu ao procurar por alimento. Sem conseguir fazer fogo, ele tentou comer o pássaro ainda cru, e acabou sendo vítima de um contra ataque furioso. Impressionado com a tenacidade do pássaro, ele rapidamente o transformou em um animal de estimação.


Onde Conseguir: Possível recompensa ao completar o trial Battle in the Big Keep.

FAUSTLET

Os Illuminati desenvolveram esse pequeno autômato como propósito de testar a eficiência das novas armas. Talvez o fato de ter sido usado como alvo tenha deixado as sequelas que o fazem atacar inimigos imaginários.


Onde Conseguir: Recompensa ao completar a raid The Burden of the Son (Savage).

GAELIKITTEN

Dizem que suas asas são feitas com partes de outros corpos, mas qualquer um que chegue perto é furiosamente arranhado e mordido, tornando impossível inspecionar meticulosamente as costas dessa criatura.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Sohm Al, do Heavensward.

KORPOKKUR KID

Antes de retornarem para o Mundo Antigo, os botânicos de Sharlayan conduziram extensivos estudos em Korpokkurs no Saint Mocianne’s Arboretum. Na pressa, eles acabaram deixando várias amostras que, com o passar das décadas, continuaram a crescer e se reproduzir.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Saint Mocianne’s Arboretum, do Heavensward.

LESSER PANDA

Existem inúmeras teorias de como uma criatura nativa dos picos enevoados do sul de Ilsabard chegou a um local a tantos quilômetros de sua casa natal… e muitas delas envolvem a cura de feridas e mordidas de uma furiosa criaturinha em um Legatus Imperial.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon The Aery, do Heavensward.

MORBOL SEEDLING

Tipicamente usados pelos mercadores e nobres de Ul’dah nos banquetes, o mal hálito das plântulas de morbol, parecido com chulé, ajuda a induzir o vômito, permitindo que eles possam se empanturrar mais e mais durante toda a festividade.


Onde Conseguir: Possível recompensa do baú #2 (X:10, Y:8) da dungeon Aurum Vale.

MORPHO

As asas dessa borboleta, que foi muito caçada durante a Guerra Magi, possui uma espécie de veneno que inibe a restauração da energia mágica. Como resultado, elas foram caçadas até ficarem quase extintas, restando poucas.


Onde Conseguir: Recompensa do último baú da dungeon The Lost City of Amdapor (Hard), do Heavensward.

MUMMY’S LITTLE MUMMY

Acredita-se que a antiga técnica de mumificação – que envolve embalsamento, remoção de órgãos, invólucro e o enterro em um sarcófago com várias camadas – era extremamente cara. Isso tudo pode ser confirmado por essa criança que confirma a devoção e o esforço de seus pais.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon The Sunken Temple of Qarn (Hard).

NAUGHTY NANKA

Ao invés de por seus ovos na beira de um rio, onde serão alvo fácil para predadores, a Ninki Nanka fêmea coloca os ovos nas costas do pai, que carrega seus futuros filhos até que eles possam andar pelo mundo. A menos que um deles caia, é claro.


Onde Conseguir: Possível recompensa do baú #4 (X:5, Y:10) na dungeon Hullbreaker Isle.

OWLET

Um primo distante dos Skatenes, os estudiosos acreditam que esse pequeno habitante dos céus é letrado e vive movendo seus olhos para cima e para baixo “lendo” vários livros em seu ninho. Se ele consegue entender o que está escrito é uma história completamente diferente.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Fractal Continuum, do Heavensward.

PAGE 63

Apesar de não conseguir ler os encantamentos escritos em sangue dentro desse livro proibido descoberto na Grand Biblioteca de Gubal, você percebe que existe magia em suas palavras. Ou talvez seja o fato de que ele possa seguir você por todos os lados.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon The Great Gubal Library, do Heavensward.

PUFF OF DARKNESS

Quando esse autômato foi declarado similar a um feito por um ourives enforcado pelo crime de se envolver com as artes das trevas, as autoridades foram chamadas para exumar o corpo. Isso, contudo, só confirmou o pior – o caixão estava vazio.


Onde Conseguir: Recompensa do último baú da raid The World of Darkness.

SHAGGY SHOAT

Um pequeno órfão dos javalís selvagens que habitam as ravinas de Xelphatol. Após perder sua mãe, essa pequena besta procura alguém com força inigualável e coragem sem fim para ensinar a ele o necessário para sobreviver. Até que essa pessoa apareça, você irá servir.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Xelphatol, do Heavensward.

SLIME PUDDLE

Ao pisar em um deles, o slime se torna quase impossível de se remover da sola da sua bota, tornando essa criatura sem forma um pesadelo aos que andam pelas montanhas onde os slimes residem. A Enciclopédia Eorzea recomenda espremer um limão do sol para para ajudar a remover.


Onde Conseguir: Possível recompensa do baú #2 (X:11, Y:12) da dungeon Copperbell Mines (Hard).

TIGHT-BEAKED PARROT

Após ser testemunha das barbaridades cometidas pelo seu antigo dono, o capitão Madison, esse antes falante papagaio fica sempre calado, só abrindo sua boca quando oferecem a ele um punhado de sardinhas.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Sastasha (Hard), do Heavensward.

TOY ALEXANDER

Apesar de parecer estranho, foi descoberto recentemente que os Illuminati usam essa réplica totalmente funcional do primal Alexander para educar os goblins jovens nos campos da metalurgia e engenharia.


Onde Conseguir: Recompensa ao completar as raids The Soul of the Creator e The Soul of the Creator (Savage), do Heavensward.

UGLY DUCKLING

Após sofrer na mão dos seus irmãos encrenqueiros, esse pequeno ser aquático se encheu e decidiu abandonar sua casa em Neverreap para encontrar um local onde ele possa ser chamado de bonito.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon Neverreap, do Heavensward.

UNICOLT

Símbolos de pureza e inocência, unicórnios recém nascidos são mantidos nas igrejas de Ishgard para criar água benta usada nos rituais sagrados – um processo que envolve mergulhar o chifre deles em água corrente enquanto um padre santificado abençoa.


Onde Conseguir: Possível recompensa do último baú da dungeon The Vault, do Heavensward.

WIND-UP CALOFISTERI

Esse autômato é similar aos outros feito pelo falecido ourives de Gridania, na qual o corpo desapareceu após ter sido executado por conjurar as artes das trevas. Encontrado nos destroços da cidade de Mhach, um explorador jurou ter ouvido ela estalando por trás de uma parede.


Onde Conseguir: Recompensa do último baú da raid Weeping City of Mhach, do Heavensward.

WIND-UP ECHIDNA

Possivelmente um dos vários autômatos criados por um ourives de Gridania que teve o corpo desaparecido após ter sido enforcado pelo crime de realizar rituais de invocação. Nas costas do boneco está escrito “E na mais profunda escuridão eu a encontrei. Ou teria sido ela quem me encontrou?”.


Onde Conseguir: Recompensa do último baú da raid The Void Ark, do Heavensward.

WIND-UP ONION KNIGHT

Se o que foi dito pelo antropogeógrafo Rammbroes, da Sons of Saint Coinach, pode ser considerado verídico, então ao final da civilização dos Allagans, eles usavam autômatos como esse para lutar em guerras (o que é considerado desumano, mas extremamente necessário para espalhar a paz imperial).


Onde Conseguir: Recompensa do último baú da raid Syrcus Tower.

WIND-UP SCATHACH

Na sola do pé esquerdo tem uma inscrição: “Com isso, eu prometo meu amor para ti.” O estilo da letra, contudo, não condiz com o tipo de ortografia usada na Quinta Era Astral, o que sugere que esse autômato foi criado após a queda de Mhach.


Onde Conseguir: Recompensa do último baú da raid Dun Scaith, do Heavensward.

WIND-UP ULTROS

Nenhum de nós sabe quanto tempo e esforço o mestre ourives Godbert gastou para dar vida a essa pequena reprodução de um luxurioso polvo roxo.


Onde Conseguir: Possível recompensa ao completar a trial The Dragon’s Neck.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA CRAFTING/DESYNTHESIS

ASSASSIN FRY

Depois de passar tanto tempo na barriga de um Ninja Betta, ele se cansou de nadar e agora quer tomar os céus. Apreciar a liberdade é algo que somente quem passou tanto tempo preso em uma barriga pode saber.


Onde Conseguir: Possível recompensa em usar o desynthesys em um Ninja Betta. Para pescar um Ninja Betta, você estar no ponto de pesca Mor Dhona – The Tangle, entre as 6PM e 9 AM, com o clima estando Gloom. Use a isca Midge Basket, pesque um Ala Mhigan Fighting Fish , use o mooch para pegar um Assassin Betta , use o mooch mais uma vez e pesque o Ninja Betta.

ATROPHIED ATOMOS

Mesmo que querendo saber como esse devorador de aether de outro mundo ficou preso em um baú do tesouro, acho que a pergunta que deve ser feita agora é “por quê você deixou ele sair?”.


Onde Conseguir: Craftado por um Alchemist no level 60. A receita é parte do Master Alchemist III. Os materiais são 99x Water Shard, 3x Atomos Corpulence, 3x Gelato Flesh, 3x Dragon Blood, 2x Growth Formula Zeta, 1x Glazenut e 1x Dawnborne Aethersand.

CLOCKWORK BARROW

Esse carrinho de mão que se move sozinho foi criado como prêmio pelo Oak Atrium para o Campeonato de Cultivo de Gysahl Greens do Greatloam Growery. O carrinho, contudo, nunca chegou a ser dado pois um monstro acabou devorando todas as amostras dos competidores.


Onde Conseguir: Craftado por um Carpenter no level 60. A receita é parte do Master Carpenter III. Os materiais são 99x Wind Shard, 1x Steel Mainspring, 1x Steel Wheel Bearing, 3x Birch Lumber, 1x Glazenut e 1x Dawnborne Aethersand.

GRAVEL GOLEM

Golens controlados por magia eram muito utilizados no final da Quinta Era Astral em exércitos completamente feitos de criaturas sem vida. Essa recriação, contudo, não passa de um modelo #001 de um Mammet que teve a roupa retirada e pedras coladas no lugar.


Onde Conseguir: Craftado por um Goldsmith no level 50. Os materiais são 99x Wind Shard e 3x Astral Rock.

IRON DWARF

O que foi informado como “uma grande descoberta” pelo seu Mammet Voyager, é na verdade um projeto criado por ele como passatempo enquanto ele pilotava até as ilhas do norte.


Onde Conseguir: Craftado por um Armorer no level 60. A receita é parte do Master Armorer III. Os materiais são 99x Ice Shard, 3x Iron Giant Core, 3x Iron Giant Scrap, 2x Garlean Steel Joint, 1x Glazenut e 1x Dawnborne Aethersand.

MAGIC BROOM

Mesmo você não ouvindo isso de um mago, encantar uma vassoura para se tornar um serviçal de limpeza (que nem limpa tanto assim) é bem mais complicado do que aparenta, necessitando de no mínimo sete tubos de cola.


Onde Conseguir: Craftado por um Carpenter no level 50. Os materiais são 99x Wind Shard, 1x Glazenut, 1x Broombush, 1x Rosewood Branch e 1x Ancient Lumber.

MODEL MAGITEK BIT

O milagre da tecnologia moderna na verdade é o milagre da tecnologia ancestral dos Allagans refeita e melhorada pela tecnologia avançada dos Garleanos.


Onde Conseguir: Craftado por um Blacksmith no level 50. Os materiais são 99x Fire Shard, 1x Wootz Ingot, 1x Garlean Steel Joint, 1x Garlean Steel Plate, 1x Garlean Fiber, 1x Garlean Rubber e 1x Glazenut.

MODEL VANGUARD

Parte da série colecionável Guildmaster, essa réplica de alta qualidade é tão fiel à real que foi banida da loja por medo de que os rebeldes conseguissem a tecnologia e fizessem Vanguards em um tamanho maior.


Onde Conseguir: Craftado por um Goldsmith no level 50. Os materiais são 99x Fire Shard, 1x Garlean Steel Plate e 1x Garlean Steel Joint.

NANA BEAR

A origem do Nana Bear descende da princesa Nanakko, de Ul’dah, que em seu oitavo aniversário, pediu ao seu pai por um urso. Apesar de buscar em todo o reino por um espécime, o rei acabou tendo que pedir à guilda dos ourives para criar um, usando como base a aparência de um bestiário antigo.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 50. Os materiais são 99x Lightning Shard, 1x Arachne Web, 1x Cashmere Cloth, 3x Apkallu Down e 1x Twinthread.

PLUSH CUSHION

Querendo que poucas pessoas colocassem as mãos em seu mais novo projeto, Redolent Rose da guilda dos costureiros pesquisou pessoalmente vários tipos de algodão importados e até mesmo produtos similares para criar uma almofada tão fofa que até as nuvens teriam inveja dela.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 50. Os materiais são 99x Lightning Shard, 1x Jute Yarn, 1x Undyed Cotton Cloth, 1x Cotton Boll e 1x Glazenut.

STEAM-POWERED GOBWALKER G-VII

Essa pequena máquina é um protótipo da mais recente máquina de guerra movida à vapor que vem sendo produzida em massa pelos goblins acadêmicos e fanáticos, conhecidos como Illuminati. Vários caranguejos foram pegos, estudados e em sequência, devorados para conseguir o design perfeito.


Onde Conseguir: Craftado por um Armorer no level 60. A receita é parte do Master Armorer III. Os materiais são 99x Ice Shard, 1x Stuff Goblin, 3x Gobwalker Shielding, 2x Garlean Steel Joint Plate, 1x Glazenut e 1x Dawnborne Aethersand.

WIND-UP ALDGOAT

Enquanto o folclore de Ishgard afirma que os Aldgoats representam a gula e a ganância, os habitantes das partes áridas acreditam que essas insaciáveis criaturas são símbolo de saúde e prosperidade e sempre presenteiam um recém nascido com uma pelúcia de Aldgoat.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 50. Os materiais são 99x Lightning Shard, 1x Vanya Silk, 1x Twinthread e 1x Chocobo Feather.

WIND-UP DULLAHAN

As criaturas do void conhecidas como Dullahan são na verdade entidades sem forma que primeiro habitam um hospedeiro inanimado (como uma armadura, por exemplo) antes de ganhar a habilidade de exercer força no plano físico em que vivemos. Para a nossa sorte, a única coisa inanimada aqui é o parafuso que prende as engrenagens.


Onde Conseguir: Craftado por um Armorer no level 50. Os materiais são 99x Water Shard e 3x Darksteel Nugget.

WIND-UP GARUDA

Sem sombras de dúvida, muitos em Gridania se opuseram à fabricação de um autômato do primal dos Ixalis. Contudo, desde a publicação da revista The Raven informando que ele dava boa sorte, a produção mal consegue acompanhar a demanda.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master Weaver III. Os materiais são 99x Wind Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk, 1x Garuda’s Feather.

WIND-UP IFRIT

Para comemorar sua vitória sobre o primal, a guilda dos costureiros confeccionou várias dessas réplicas que foram, principalmente idealizadas para os jovens de Ul’dah, imediatamente comprados por colecionadores ricos e trancados fora da vista de qualquer um.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master Weaver III. Os materiais são 99x Fire Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk, 1x Ifrit’s Horn.

WIND-UP ILLUMINATUS

Originalmente concebido pelos maquinistas dos Illuminati para mostrar a grandiosidade científica deles para a sociedade, os esquemas desse autômato foram roubados junto com a receita de queijo goblin pela lendária Brayflox em sua invasão à fortaleza dos Iluminatis.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master eaver III. Os materiais são 99x Lightning Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk e 1x Titanium Ingot.

WIND-UP LEVIATHAN

Seguido pelo lançamento do Wind-up Titan, a guilda dos costureiros novamente foi consultar Trachtoum que lhes mostrou sua “rosa”, a parte do corpo dele que ele diz ter o mesmo tamanho do “Leviathan”.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master Weaver III. Os materiais são 99x Fire Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk, 1x Leviathan’s Barb.

WIND-UP QIQIRN

Antigamente não havia homem, mulher ou criança em toda Limsa Lominsa que não soubesse o nome Zazaroon, vendedor de quinquilharias extraordinário. Contudo, seu gosto por runs fortes, um casamento falho e várias brigas com os Barracudas fizeram o Qiqirn cair no esquecimento.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 50. Os materiais são 99x Lightning Shard, 1x Vanya Silk, 1x Twinthread e 1x Chocobo Feather.

WIND-UP RAMUH

Quando os autômatos da Garuda sumiram das prateleiras, a guilda dos costureiros começou a criação de um outro primal local. Sylphs foram entrevistadas para coletar informações sobre a aparência do Ramuh, mas nenhuma delas chegaram em acordo quanto ao tamanho de sua barba.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master Weaver III. Os materiais são 99x Fire Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk, 1x Levin Orb.

WIND-UP SHIVA

Os seguidores de Icehart ouviram falar sobre a guilda dos costureiros estar criando autômatos de primais e vieram da longínqua Ishgard para solicitar a criação de um com a aparência da Santa Shiva. Mas o produto final ficou tão lindo que seus seguidores não sabiam se adoravam ou apertavam.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master Weaver III. Os materiais são 99x Ice Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk, 1x Ice Tear.

WIND-UP TITAN

A segunda criação da popular série de autômatos dos primais feitos pela guilda dos costureiros. A guilda se consultou com Trachtoum, um mestre na arte do machado da Companhia dos Heróis, que informou tudo sobre sua batalha com “Tidus”, e passou a eles todos os dados para o design.


Onde Conseguir: Craftado por um Weaver no level 60. A receita é parte do Master Weaver III. Os materiais são 99x Earth Shard, 1x Blood Pepper, 1x Chimerical Felt, 1x Crawler Silk, 1x Titan’s Heart.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA GATHERING

COBLYN LARVA

Coblyns colocam seus ovos perto de depósitos de minérios até que a larva emerge e dessa forma ele terá um suprimento de carapaças para escolher. Esse processo é lento e envolve cobrir o minério com fluidos digestivos, esperar que eles clareiem e então ingerir a gosma de volta.


Onde Conseguir: Coletado com o Miner em Eastern Thanalan – Burgundy Falls as 9 AM, no Slot 7.

GIGANTPOLE

Por várias gerações, os sapos gigantes de Thanalan se adaptaram aos climas áridos ao desenvolver habilidades que seus primos do norte não possuem, como membranas pegajosas para se manter hidratados e um par extra de nadadeiras que funcionam como asas para que eles possam se mover pela terra.


Onde Conseguir: Pescado com o Fisher em Eastern Thanalan – The Burning Wall usando a isca Topwater Frog, com o clima em Clear Skies ou Fair Skies.

KIDRAGORA

Colher uma mandragora é um trabalho cuidadoso, afinal o grito de uma mandragora tem força o suficiente para quebrar um vidro a um quilômetro de distância.


Onde Conseguir: Coletado com o Botanist em East Shroud – The Honey Yard as 9 PM, no Slot 7.

MAGIC BUCKET

Dizem que essa coisa curiosa uma vez pertenceu a um pescador que queria um balde sem fundo que pudesse engolir até mesmo ele. Depois de entregar um Nepto Dragon vivo a um mercador, ele mudou de ideia e jogou o balde fora, nunca olhando para trás.


Onde Conseguir: Pescado com o Fisher em Coerthas Western Highlands – South Banepool usando a isca Brute Leech, com o clima em Snow.

TINY TORTOISE

Nascido de um ovo posto nas areias mornas das bolsas de areia de La Noscea e, se tiver sorte, esse adamantoise bebê poderá viver por no mínimo uns dez anos… isso é, se ele não se jogar acidentalmente de um desfiladeiro girando sem parar.


Onde Conseguir: Pescado com o Fisher em Lower La Noscea – The Salt Strand usando as iscas Yumizuno ou Northern Krill, com o clima em Clear Skies, Fair Skies ou Clouds/Overcast.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA GARDENING (PLANTAÇÃO)

EGGPLANT KNIGHT

A família das Beringelas serviram por anos a família real dos Reis Tomates por dezoito gerações e nunca traíram o trono… pelo menos até o guerreiro da décima nona geração por os olhos na Rainha Mandragora.


Onde Conseguir: Ganho ao plantar um Eggplant Knight Seeds. Essa semente pode ser conseguida ao cruzar as sementes Krakka Root e Star Anise.

GARLIC JESTER

O filho de um artista itinerante que se apresentava sob o nome de Alho Estelar, esse alho jurou que nunca seguiria os passos de seu pai. Contudo, depois de ser repreendido por ser muito malandro para servir a guarda real, ele engoliu seu orgulho e voltou a fazer a única coisa que sabia.


Onde Conseguir: Ganho ao plantar um Garlic Jester Seeds. Essa semente pode ser conseguida ao cruzar as sementes Garlic Cloves e Mandrake.

MANDRAGORA QUEEN

Destinada a ter uma vida junto a um homem que ela não ama, não se passou uma noite em que a Rainha Mandragora não sonhasse em se jogar no azul profundo do mar… pelo menos até ela por os olhos em um nobre Cavaleiro Beringela.


Onde Conseguir: Ganho ao plantar um Mandragora Queen Seeds. Essa semente pode ser conseguida ao cruzar as sementes Mandrake e Nymeia Lily.

ONION PRINCE

Após descobrir que seus pais não se casaram por amor, mas por dever, esse Príncipe Cebola jurou nunca seguir os passos de seus pais e daquele dia em diante prometeu a sua amada plebeia, a criada alho-poró, que eles vão fugir e se casar.


Onde Conseguir: Ganho ao plantar um Onion Prince Seeds. Essa semente pode ser conseguida ao cruzar as sementes Mandrake e Xelphatol Apple.

TOMATO KING

Depois da calamidade ter tornado o Lorde Tomate um rei sem reino, o vermelho rubro empacotou suas sementes e seguiu em uma jornada para uma nova terra que pudesse governar. Ele segue então pelo reino atrás de qualquer tubérculo, raiz ou grão que irá segui-lo.


Onde Conseguir: Ganho ao plantar um Tomato King Seeds. Essa semente pode ser conseguida ao cruzar as sementes Almond e Sylkis Bud.

MINIONS ADQUIRIDOS POR F.A.T.E.s

BABY BUN

Para quem tiver interesse em saber os efeitos de inalar esporos dos Funguars, de acordo com a Enciclopédia Eorzeana (terceira edição), os esporos dos fungos “se espalham pelo corpo, tomando controle até de sua alma, o tornando uma casca vazia.”


Onde Conseguir: Participar da FATE “Lazy For You”, em East Shroud e receber medalha de ouro pela participação.

GOLD RUSH MINECART

Desconhecido até pelos seus clientes, os retainers de Eorzea secretamente usam esses carrinhos de mina autômatos para ajudar na coleta de materiais pedidos por vários aventureiros. E mesmo assim nenhum cliente disse ter recebido uma pepita de ouro.


Onde Conseguir: Participar da FATE “On Dangerous Groud”, em Sea of Clouds e receber medalha de ouro pela participação.

INFANT IMP

Estudiosos acreditam que existem três formas de uma criatura do void vir até o nosso reino – rasgando e formando um buraco do lado deles, perfurando e criando um buraco do nosso lado ou esperar que um se forme naturalmente – o que é o caso de boa parte dos diabretes.


Onde Conseguir: Participar da FATE “Go, Go, Gorgimera”, em Northern Thanalan e receber medalha de ouro pela participação.

PUDGY PUK

Escolhido desde o nascimento para ser o petisco do sádico Steropes, esse filhote de puk foi engordado para que, mesmo que tente escapar, não vá tão longe.


Onde Conseguir: Participar da FATE “The Eyes Have It”, em Coerthas Central Highlands e receber medalha de ouro pela participação.

SMALLSHELL

Como o nome já diz, a concha do smallshell é pequena. O que poucos sabem é que, diferente de outros caranguejos que crescem, a concha do smallshell tende a diminuir de tamanho, devido à erosão, até que só restem as pernas.


Onde Conseguir: Participar da FATE “It’s not Lupus”, em Eastern La Noscea e receber medalha de ouro pela participação.

MINIONS ADQUIRIDOS POR WONDROUS TAILS

DRESS-UP ALISAIE

Após perceber que ela não conseguia diferenciar a Wind-up Alisaie do Wind-up Alphinaud, Tataru decidiu alterar as roupas para criar algo novo e diferente… enquanto mantêm o custo de produção absolutamente baixo.


Como Conseguir: Um dos prêmios que você pode escolher ao conseguir completar duas linhas do Wondrous Tails.

DRESS-UP THANCRED

Deixado vários meses na selva, removido da civilização e forçado e adotar meios mais rústicos para sobreviver, isso não somente transformou o corpo do Thanred, mas sua mente também. Infelizmente, devido às limitações da tecnologia autômata, essa réplica consegue somente receber a sua nova aparência.


Como Conseguir: Um dos prêmios que você pode escolher ao conseguir completar duas linhas do Wondrous Tails.

WIND-UP ESTINIEN

Foi dito que os criadores dessa réplica viva demoraram vários dias para decidir em que cor pintar a agora famosa armadura do Cavaleiro Dracônico: Azul ou Vermelha. Após se consultar com os oficiais do The Vault, foi decidido manter a cor tradicional.


Como Conseguir: Um dos prêmios que você pode escolher ao conseguir completar duas linhas do Wondrous Tails.

MINIONS ADQUIRIDOS NA MOG STATION

DOMAN MAGPIE

Pegas tem sido historicamente retratadas como mensageiras leais de Menphina, trazendo na guerra a bênção da deusa Amante. Até hoje, alguns generais só ordenam o avanço de suas tropas quando veem um desses pássaros voando sobre seu lado do campo de batalha.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

HOARY THE SNOWMAN

Poucos sabem a exata origem do Boneco de Neve Hoary, mas todas as lendas envolta dessa massa animada de gelo e neve é que ele é um presente dado para todas as crianças bondosas durante o Starlight Celebration.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

PANDA CUB

Os pandas são tão populares no Extremo Oriente que existem até histórias sobre essas criaturas sendo promovidas para cargos importantes nas agências governamentais locais. Acredita-se que esta imitação mecânica em particular foi trazida à Eorzea por um sábio homem de Doma.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

PUMPKIN BUTLER

Infeliz com o seu trabalho na corte do Rei Tomate, esse mordomo abóbora deixou de lado os longos anos de servidão somente para ser capturado pelo circo continental. Lá, ele trabalhou o dobro e arduamente até ser salvo por um investigador da guilda dos aventureiros, que o libertou de uma vez por todas.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

TENDER LAMB

Ter cruzado caminhos com essa ovelha depois que ela foi trazida para Eorzea dos confins do oriente por Hitsuji Bugyo parece ter sido o destino. Desde então, vocês têm sido inseparáveis, e onde quer que você vá, essa fofa bolinha de lã te seguirá.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP ALISAIE

Numa tentativa de cobrir os investimentos perdidos na criação de sessenta mil bonecos do Alphinaud, o tesoureiro dos Crystal Braves, por conta própria, resolveu simplesmente inverter a franja das marionetes e revendê-las como bonecas da Alisaie.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP EDVYA

Quarenta anos após a fundação da Dinastia Thorne, o sultão Baldric Thorne foi abençoado pelos deuses com uma única filha, Edvya, a qual ele amou incondicionalmente. A história que cerca os dois, agora conhecida como A Lenda da Dama Perdida, deu nascimento ao festival do Little Ladies’ Day.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP ICEHEART

Idealizado por um dos fanáticos seguidores da Lady Iceheart, esse autômato foi vendido nas lojas de brinquedo de Ishgard com o nome de “princesa gélida”, na esperança de doutrinar as crianças nos caminhos da heresia.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP MINFILIA

Este autômato mecânico foi criado a pedido da Guilda dos Aventureiros em celebração ao the Rising, comemoração anual do renascimento de Eorzea. Todos os privilégios de utilização de linkshells deste boneco foram revogados, então não é preciso temer ligações incessantes no meio da madrugada.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP PAPALYMO

Após um erro administrativo que resultou numa herança inesperada de proporções significativas para a organização, a administradora financeira Tataru decidiu usar tais fundos para comissionar autômatos mecânicos confeccionados com as feições de seus membros favoritos. Papalymo sendo o primeiro.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP TATARU

Uma inspeção de rotina nos registros de gastos dos Scions revelou um pedido de duzentos bonecos confeccionados à imagem de Tataru. Quando questionada sobre o uso indevido dos fundos da organização para motivos pessoais, a recepcionista simplesmente sorriu e fez uma pose adorável.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP THANCRED

Este autômato mecânico foi criado a pedido da Guilda dos Aventureiros em celebração ao The Rising, comemoração anual do renascimento de Eorzea. Relatos de fãs malucas do Thancred perseguindo os pobres bonecos são mais comuns do que se pode imaginar.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP URIANGER

Após comissionar seis outros Arcontes mecânicos, a administradora financeira dos Scions of the Seventh Dawn percebeu que tinha quase o gil suficiente para pedir um sétimo…quase. E então Urianger, que usa robes longos e capuz, foi confeccionado sem cabelo ou outras características anatômicas para manter o custo baixo.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP YDA

Devido à sua aparente falta de inteligência e à tendência de estar no lugar errado na hora errada, as pessoas acabam esquecendo que Yda não é só uma Scion of the Seventh Dawn, mas também uma Arconte no Circle of Knowing, escolhida a dedo pelo lendário Louisoix para servir Eorzea.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP Y’SHTOLA

Metade do dinheiro dado à Guilda dos Ourives para a confecção desta boneca mecânica que se assemelha à Y’shtola dos Scions of the Seventh Dawn foi utilizado para pagar o Atelier Fen-Yll na aquisição de botas de couro que combinassem com as usadas pela enigmática Arconte.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

WIND-UP YUGIRI

Não querendo que suas habilidades de criação enferrujassem, um criador de bonecas altamente disciplinado de Doma, e que agora vive em Revenant’s Toll, passou noites criando esse autômato, usando Yugiri como modelo.


Como Conseguir: Pode ser comprado na Mog Station por R$ 10,00 (Steam Wallet) ou 16.59 em outras formas de pagamento.

MINIONS ADQUIRIDOS AO COMPRAR PRODUTOS FÍSICOS

HELIODOR CARBUNCLE

Com a dor de não ser capaz de invocar seu próprio topaz carbuncle ainda em seu coração, Tataru jurou que nunca mais seria desencorajada pelos seus erros e pediu para a guilda dos ourives criar um leal companheiro. O design desse peludinho é originário da Tataru.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o bichinho de pelúcia “Heliodor Carbuncle”.

O código do item só é válido até 31 de Dezembro de 2017. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.

MODEL ENTERPRISE

O Enterprise original foi desenvolvido e feito pelo prodígio da família Garlond, Cid, enquanto ele ainda era um engenheiro militar para o Império Garleano. O guindaste de popa – que serviria para carregar armamento imperial – foi adicionado na airship poucos dias antes da deserção do Cid.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o artbook FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn, The Art of Eorzea – Another Dawn”.

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

NAMINGWAY

Enquanto alguns dizem que esse alegre viajante é o único sobrevivente de uma raça que habitou nada mais, nada menos, que a lua, muitos o veem pelo que ele é –  um sujeito estranho que tem a mania de difamar as pessoas com os mais absurdos apelidos, todos escritos em seu diário.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o produto físico “Livro Encyclopaedia Eorzea – The World of FINAL FANTASY XIV”.

O código do item só é válido até 31 de Dezembro de 2018. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.

PERIDOT CARBUNCLE

Com a dor de ter sido traída pelo seu primeiro ser invocado, Tataru jurou que nunca seria vítima de um maldoso familiar e pediu à guilda dos ourives para criar um leal companheiro. O design desse peludinho é originário da Tataru.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o bichinho de pelúcia “Peridot Carbuncle”.

O código do item só é válido até 31 de Dezembro de 2017. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.

SET OF PRIMOGS

Uma noite, um moogle aspirante à bardo teve um sonho – um sonho de se tornar o grande músico do reino. Mas para isso ele precisava de um grupo de moogles para acompanhá-lo. Como não tinha amigos, ele criou sua própria banda usando peças roubadas de marionetes.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o soundtrack original “FINAL FANTASY XIV: Before the Fall”.

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

SPOONY BARD

Esse colorido autômato foi criado com a aparência semelhante ao lendário Edward Chris von Muir. Um orgulhoso descendente de um inigualável bardo, é dito que a voz do Edward tinha o poder de remover os véus da própria magia. Príncipe de um reino perdido, ele lutou contra as trevas pelo nome do amor.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o soundtrack original “FINAL FANTASY XIV: Heavensward”.

O código do item só é válido até 31 de Dezembro de 2017. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.

WIND-UP BAHAMUT

Apesar de receber ordens da guilda dos ourives de nunca abrir o minion da Dalamud sob nenhuma circunstância, alguém decidiu invocar sua Pandora interior e libertar o terror nela contido – um Wind-up Bahamut… que ninguém da guilda lembra de ter criado!


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o soundtrack original “FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn”.

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

WIND-UP DALAMUD

Após a queda da Dalamud, um rico nobre de Ul’dah patrocinou uma famosa trupe de músicos para cantar sobre a vitória dos heróis de Carteneau em toda Eorzea, para que seus feitos nunca fossem esquecidos. Esse modelo autômato da lua vermelha foi feita para o espetáculo.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o soundtrack original “FINAL FANTASY XIV: Before Meteor”.

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

WIND-UP DELIVERY MOOGLE

O fluxo sem fim de novos aventureiros em Eorzea tem sido um peso muito grande para os nossos pequenos carteiros alados. Para ajudar com as entregas, vários membros da guilda dos ourives se voluntariaram para criar um exército de moogles carteiros em miniaturas.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o bichinho de pelúcia “Delivery Moogle”.

O código do item só é válido até 31 de Dezembro de 2017. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.

WIND-UP HRAESVELGR

Uma atenção especial foi dada aos detalhes desse autômato que foi solicitado para lembrar aos Ishgardianos da época em que o ódio entre homens e dragões não existia nos corações. Isso se pode ver nos olhos do Hraesvelgr, que expressam tanto amor quanto tristeza.

Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o artbook “FINAL FANTASY XIV: Heavensward – The Scars of War”.

Até o presente momento não foi informado uma data final para obtenção ou validade para o código Assim que alguma informação for dada, iramos atualizar as informações desse minion.

WIND-UP NIDHOGG

Inimigo do Conselho Divino por mais de mil anos, tem sido difícil para a população de Ishgard não sentir raiva ao ver o vermelho dos olhos dessa inofensiva réplica.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o soundtrack origianal “The Far Edge of FATE: FINAL FANTASY XIV”.

O código do item só será distribuído com o primeiro lote do disco. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.

WIND-UP RELM

Esse autômato foi criado para ser semelhante a um dos personagens de um antigo conto de fadas de Eorzea. Na história, uma jovem garota chamada Relm era capaz de invocar grandes bestas somente desenhando-as – uma funcionalidade que essa boneca não possui.


Onde Conseguir: Ganho ao usar o código que vem junto com o produto físico artbook “FINAL FANTASY XIV: Heavensward, The Art of Ishgard – Stone and Steel”.

O código do item só é válido até 31 de Dezembro de 2017. O que significa que, provavelmente, não será possível obter esse minion após essa data.
MINIONS ADQUIRIDOS NAS RETAINERS VENTURES

FAT CAT

Nascido em um beco qualquer de uma cidade sem nome, essa pobre criatura teve de aprender a caçar alimento nas ruas… até perceber que ele poderia seguir retainers e se alimentar dos restos das caças, o que era uma forma segura e fácil de encher a barriga.


Como Conseguir: Possível recompensa da venture Waterside Exploration XV, de um retainer Fisher.

GESTAHL

Apesar de ter sido encontrado rolando no vômito atrás do Forgotten Knight, o ar de nobreza mostrado pelo filhote enquanto ele chafurdava na sujeira foi prova o suficiente da sua linhagem real e, antes que a noite acabasse, o pedigree oficial foi registrado, mudando a vida de Gesthal para sempre.


Como Conseguir: Possível recompensa da venture Waterside Exploration XVIII, de um retainer Fisher.

LITTLEFOOT

Quando foi descoberta pelo seu retainer, essa pequena monstruosidade estava com frio e com fome (se bem que a primeira condição citada não parecia incomodar ele), e somente uma tigela de sopa quente foi necessária para atraí-lo da floresta para casa.


Como Conseguir: Possível recompensa da venture Woodland Exploration XV, de um retainer Botanist.

MINIATURE MINECART

Embora os membros da Amajina & Sons Mineral Concern afirmem que a doação de vários carrinhos de mineração para os órfãos da Stonesthrow foi somente um ato de bondade, a concorrência afirma que isso faz parte de um esquema para recrutar crianças para o trabalho escravo nas minas de Thanalan.


Como Conseguir: Possível recompensa da venture Highlands Exploration XIV, de um retainer Miner.

MINUTE MINDFLAYER

Similar ao ser do void conhecido como Dullahan, mindflayers não possuem forma corpórea e devem ter um hospedeiro para poder andar em nosso reino. Mesmo que os dullahans só possam possuir coisas inorgânicas como metal, mindflayers tem a tendência de preferir mortos como hospedeiros.


Como Conseguir: Possível recompensa da venture Field Exploration XII, de um retainer de batalha.

TINY TAPIR

Antes de perceberem que as antas estavam na verdade devorando os sonhos de seus donos, vários foram vendidas aos nobres de Ul’dah com a premissa de um sono melhor. Surpreendentemente, mesmo depois de saberem a verdade, poucos clientes reclamaram.


Como Conseguir: Possível recompensa da venture Field Exploration XIV, de um retainer de batalha.

MINIONS ADQUIRIDOS NO PVP (DROP OU WOLF MARKS)

FENRIR PUP

Removido da teta da própria mãe assim que nasceu, e observador da matança diária da Wolves’ Den, essa pequena fera com um sedoso pelo azul foi nomeado igual à grande besta da lenda na esperança de um dia crescer e se tornar tão grande e poderoso quanto o dono original do nome.


Como Conseguir: Possível recompensa após o final do The Feast. Ele vai direto para o inventário, mesmo você perdendo a partida.

WIND-UP CHEERLEADER

Permitida pelos oficiais do Wolves’ Den, essa líder de torcida foi desenvolvida para elevar o espírito dos competidores da arena. Alguns notaram, no entanto, que se a partida está entediante, ela se retira e vai torcer para os marujos jogando cartas.


Como Conseguir: Pode ser comprado por 15.000 Wolf Marks com o NPC Storm Sergeant no Wolves’ Den Pier.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA TOMESTONES

DUST BUNNY

Não se sabe ainda a razão pela qual os Spriggans seguram pedras e minerais, mas alguns estudiosos acreditam que na verdade são as pedras que os seguram, já que eles são classificados como criaturas fantasmas.


Onde Conseguir: Comprado com a NPC Auriana em Mor Dhona por 15 Allagan Tomestone of Poetics.

FLEDGLING DODO

Dodos ficam adultos de forma muito rápida, indo de filhote para adulto em poucos meses. Isso, junto com o fato de que a fêmea pode pôr sete ovos por noite, torna essa ave a perfeita opção para alimentar as grandes massas populacionais.


Onde Conseguir: Comprado com a NPC Auriana em Mor Dhona por 15 Allagan Tomestone of Poetics.

WIDE-EYED FAWN

Uma presa fácil para a fauna carnívora de Eorzea, os Antelopes devem usar todas as vantagens disponíveis para se livrar das sangrentas garras da morte. Uma delas é a incrível habilidade de conseguir correr minutos após seu nascimento. Infelizmente isso não salvou essa espécie de ser capturada.


Onde Conseguir: Comprado com a NPC Auriana em Mor Dhona por 15 Allagan Tomestone of Poetics.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA TREASURE HUNT/THE AQUAPOLIS

BLUEBIRD

Afortunado por ter nascido antes do seu ovo ser comido por lagartos. Azarado por ter caído do ninho antes de aprender a voar. Afortunado por ter aterrissado em um baú de tesouros vazio. Azarado por esse mesmo baú ter sido preenchido com tesouros e fechado novamente. Afortunado por ter sido encontrado… por você.


Onde Conseguir: Possível recompensa do The Aquapolis, possível recompensa de um baú de tesouro dos mapas Peisteskin e Dragonskin. Também pode ser conseguido via Bronze-trimmed Sack, que é conseguido via Accursed Hoard nos andares 1-50 do Palace of the Dead.

DWARF RABBIT

Depois do seu pai ter sido transformado em uma torta pela esposa de um fazendeiro por ter roubado os vegetais dela, ele invocou o tão honrado código da vingança dos coelhos na esperança de destruir todas as plantações que encontrar.


Onde Conseguir: Possível recompensa do The Aquapolis.

NUTKIN

Inspirado pelas palavras de Milith Ironheart, esse adorável esquilo embarcou em uma longa viagem em busca da lendária castanha de ouro e espera que viver escondido nas sombras vai assegurar que ele não seja devorado antes de encontrar a mãe de todas as castanhas.


Onde Conseguir: Possível recompensa do The Aquapolis, possível recompensa de um baú de tesouro do mapa Unhidden Leather Map, que pode ser conseguido em todos os outros mapas. Também pode ser conseguido via Bronze-trimmed Sack, que é conseguido via Accursed Hoard nos andares 1-50 do Palace of the Dead.

PAISSA BRAT

Além de ser totalmente deliciosos, paissas são capturados pela tribo dos Vanu para lutas. Uma dessas criaturas foi dada de presente aos Rose Knights quando os Ishgardianos estavam em bons termos com os nativos de Sea of Clouds… e depois perdido em um jogo de cartas.


Onde Conseguir: Possível recompensa do The Aquapolis, possível recompensa de um baú de tesouro do mapa Dragonskin. Também pode ser conseguido via Bronze-trimmed Sack, que é conseguido via Accursed Hoard nos andares 1-50 do Palace of the Dead.

TINY BULB

Para responder a pergunta “como esse bulbo pode andar?”, temos que traçar toda a evolução desse ser vegetal por milhares de anos. Como não temos espaço pra isso, vamos dizer que ele tinha que procurar luz estando nas enormes sombras do Black Shroud.


Onde Conseguir: Possível recompensa do The Aquapolis, possível recompensa de um baú de tesouro dos mapas Toadskin. Também pode ser conseguido via Bronze-trimmed Sack, que é conseguido via Accursed Hoard nos andares 1-50 do Palace of the Dead.

WIND-UP TONBERRY

Enquanto ele era para ser somente um boneco para ter a aparência semelhante dos estranhos sobreviventes de Nym, os donos de criaturas similares afirmam que as vezes, quando acordavam, encontravam os wind-up tonberries em cima de seus peitos, com suas facas de madeira apontada para suas gargantas.


Onde Conseguir: Possível recompensa do The Aquapolis, possível recompensa de um baú de tesouro dos mapas Boarskin. Também pode ser conseguido via Bronze-trimmed Sack, que é conseguido via Accursed Hoard nos andares 1-50 do Palace of the Dead.

MINIONS ADQUIRIDOS POR TROCA DE ITENS

WIND-UP MOON

Após as reclamações de que ficar exposto por tanto tempo à luz emitida pelos Wind-up Suns podiam causar manchas e arranhões que as senhoras de Ul’dah tanto querem esconder, a demanda por uma alternativa que emita uma luz menos prejudicial se fez necessária e, ao final, a Wind-Up Moon acabou sendo criada.


Onde Conseguir: Pode ser trocado por um Hi-Elixir com o NPC Magic Pot em Isles of Umbra em Western La Noscea (X:12, Y:36).

WIND-UP SUN

Desenvolvidos para prover iluminação aos que trabalham nas altas horas da noite, os Wind-up Suns se tornaram famosos entre as senhoras de Ul’dah pois a luz extra, provida por eles, escondiam manchas e arranhões.


Onde Conseguir: Pode ser trocado por um Elixir com o NPC Magic Pot em Isles of Umbra em Western La Noscea (X:12, Y:36).

MINIONS ADQUIRIDOS PELA CERIMONY OF ETERNAL BONDING

DEMON BOX

Sem conhecimento sobre os encantamentos necessários para criar um presente animado, similar aos usados nos antigos tijolos, o criador desse singelo presente simplesmente cortou dois furos em uma caixa de madeira e colocou um Spriggan dentro. Problema resolvido.


Onde Conseguir: Ganho ao comparecer a uma cerimônia do Eternal Bonding, caso o casal tenha o pacote Gold ou Platinum.

MINIONS ADQUIRIDOS NAS EDIÇÕES DE COLECIONADOR

BABY BEHEMOTH

Comprado na Avenida Safira de Ul’dah com um punhado de moedas e um sorriso, o pedigree desse filhote de besta é bastante questionável. Apesar de ter algumas semelhanças com um Behemoth – uma pele arroxeada, olhos ferozes e dois chifres pontudos – o seu grunhido não é nada parecido com o rugido da besta original.


Onde Conseguir: Ganha ao comprar a edição de colecionador do FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn.

CHOCOBO CHICK COURIER

Comentários maldosos dizem que esse adorável filhote de chocobo preto é, na verdade, outro filhote de chocobo amarelo que foi pintado de preto para atrair futuros compradores que têm desejo por voar.


Onde Conseguir: Ganha ao comprar a edição de colecionador do FINAL FANTASY XIV: Heavensward.

WIND-UP BARTZ

Descrição indisponível.


Onde Conseguir: Ganha ao comprar a edição de colecionador do FINAL FANTASY XIV: Stormblood.

WIND-UP MOOGLE

Uma criação nascida de 90% de amor e 10% de inveja (ou seria 90% de inveja e 10% de amor?), essa obra-prima foi criada após os moogles do Black Shroud começarem a notar todos os aventureiros e seus lindos minions e decidiram que não seriam deixados para trás.


Onde Conseguir: Ganha ao comprar a edição de colecionador do FINAL FANTASY XIV: A Realm Reborn.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA RECOMPENSA DE VETERANOS

BEADY EYE

Uma das mais mirabolantes teorias boladas pelos estudiosos sobre as criaturas do Void é que os Ahrimans não se reproduzem sexualmente, mas seus filhotes nascem das lágrimas que, ao cair, geram mais deles.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa por ter um total de 90 dias acumulados de mensalidade.

BLACK CHOCOBO CHICK

Esse pobre filhote de chocobo, que antes era amarelo como uma espiga de milho, foi pego e tingido de preto por um mercador que passava. Apesar dos cuidadores de chocobos tentarem lavar suas penas, ninguém conseguiu remover a tinta. Dessa forma, o primeiro chocobo preto do reino nasceu.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 60 dias acumulados de mensalidade.

MINION OF LIGHT

Antigos registros mostram que cada era Astral possuiu seus próprios Guerreiros da Luz – bravas almas que aparecem antes de desastres eminentes para unir as pessoas daquela época… Só para desaparecer novamente assim que a catástrofe surgir.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 180 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP CURSOR

Se você for confiar nos delírios de um teólogo Goblin, completamente bêbado, essa seria a “mão do destino” que nos controla em uma dimensão que fica além do Aether.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 30 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP FIRION

A destreza usada para criar esse autômato é completamente diferente do que você já possa ter visto… o que levanta a questão: por quê alguém daria de presente esse boneco sem pedir nada em troca?


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 960 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP GILGAMESH

Uma obra-prima de um dos melhores ourives de Eorzea, esse autômato, desenvolvido para ter uma aparência similar ao filho dele, foi feito usando peças de outros projetos – e seu único arrependimento foi que isso não permitiu que o boneco tivesse a funcionalidade de rodar a cintura.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 540 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP GOBLIN

Desenvolvido para se assemelhar à heroína dos Golins, a Brayflox Alttalks, você sempre fica pensativo ao observar o símbolo que existe na sola do seu pé esquerdo – a marca dos perigosos Illuminati.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 450 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP LEADER

Originalmente criados para promover as Grand Companies de Eorzea, esses bonecos autômatos eram dados, às vezes, aos membros excepcionais das companhias. Existem três modelos dos líderes, um representando cada uma das companhias de Limsa Lominsa, Gridania e Ul’dah.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 270 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP NANAMO

Criada para celebrar o 15º aniversário da ascensão da Nanamo Ul Namo ao trono de Ul’dah. 17ª em sua linhagem, a sultana foi coroada quando tinha somente 15 anos. Ela não é, contudo, a mais nova a ter comandado a Joia do Deserto.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 630 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP ODIN

Muitos se perguntam a razão por uma divindade com raízes do norte ter uma arma com um nome originário do oriente. Uma teoria popular é que Odin adquiriu sua lâmina ao assassinar um guerreiro Auri, que foi o primeiro a notar o entalhe em seu escudo.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 360 dias acumulados de mensalidade.

WIND-UP WARRIOR OF LIGHT

A brilhante armadura azul usada por esse autômato do Guerreiro da Luz é baseada nos designs ancestrais dos Allagans que foram redescobertos por aventureiros que voltaram da Crystal Tower.


Onde Conseguir: Ganho como recompensar por ter um total de 360 dias acumulados de mensalidade.

MINIONS ADQUIRIDOS VIA PROMOÇÕES/EVENTOS EXTERNOS

WIND-UP LULU

As pessoas do longínquo oriente contam histórias sobre uma poderosa maga, mestre das marionetes, que podia fazer chover a destruição a qualquer um que ousasse ameaçar seus companheiros enquanto eles vagavam em uma viagem para salvar o mundo. Seu nome era Lulu…


Onde Conseguir: Ganho ao comprar a stream do Fan Festival de 2017, em Tóquio.

WIND-UP RIKKU

As pessoas do longínquo oriente contam histórias sobre uma jovem garota e seu questionável gosto por armamentos que acompanhou uma invocadora na sua jornada para trazer paz ao mundo. Seu nome era Rikku…


Onde Conseguir: Ganho ao comprar a stream do Fan Festival de 2017, em Las Vegas.

WIND-UP YUNA

As pessoas do longínquo oriente contam histórias sobre uma bela invocadora que partiu em uma jornada para dar descanso às almas e levá-las para a outra vida e, junto com isso, trazer paz ao mundo. Seu nome era Yuna…


Onde Conseguir: Ganho ao comprar a stream do Fan Festival de 2017, em Frankfurt

MINIONS ADQUIRIDOS NA THE DIADEM/AIRSHIP VOYAGE

BABY BRACHIOSAUR

Essa adorável criatura foi feita por um pirata do céu (que antes era uma aprendiz de ourives) após afirmar ter visto uma dessas criaturas místicas enquanto estava no convés de seu navio, em uma viagem ao Diadem.


Onde Conseguir: Possível prêmio ao completar a FATE Secret of the Lost Legend, no The Diadem.

HUNTING HAWK

Após perder seu mestre, esse treinado caçador de répteis na arte da falcoaria vagou pelos céus em busca de um propósito, até chegar ao Diadem, onde ele espera por alguém digno para liderá-lo nos campos em busca de novas presas.


Onde Conseguir: Possível prêmio (raro) ao completar a FATE Blood Wings, no The Diadem ou Trocado por 50x Brass Sky Pirate Spoil com o NPC Spoils Collector.

PEGASUS COLT

Após perder sua mãe, esse pequeno ser alado subiu nas costas de um bípede voador e pediu que ele o levasse além do arco-íris.


Onde Conseguir: Possível prêmio (raro) ao completar a FATE Blood Wings, no The Diadem ou Trocado por 50x Brass Sky Pirate Spoil com o NPC Spoils Collector.

MINIONS ADQUIRIDOS NO PALACE OF THE DEAD (DEEP DUNGEON)

HECTEYE

Esse olho solitário era parte de uma enorme massa de Hecteyes e se encontra em total estado de alerta, pois perdeu a possibilidade de vigiar em todas as direções. Quando ele crescer mais, mais olhos irão surgir.


Onde Conseguir: Trocado por 3x Gelmorran Potsherd em South Shroud – Quarrymill com o NPC E-Una-Kotor.

WIND-UP SASQUATCH

Criado pela guilda dos coureiros, essa réplica autômata do Sasquatch é uma forma de chamar a atenção para o desaparecimento dessa espécie.


Onde Conseguir: Trocado por 3x Gelmorran Potsherd em South Shroud – Quarrymill com o NPC E-Una-Kotor.

WIND-UP EDDA

Apesar de não ter sido confirmado, dizem que essa réplica autômata da Edda Blackbosom foi criada por um antigo companheiro dela e agora falecido (?) aventureiro. Aqueles sombrios o suficiente para ter uma afirmam que o cabelo dela cresce à noite, quando ninguém está olhando.


Onde Conseguir: Pode ser conseguido via Iron-trimmed Sack, que é conseguido via Accursed Hoard nos andares 50-100 do Palace of the Dead.

MINIONS ADQUIRIDOS EM EVENTOS SAZONAIS

ANGEL OF MERCY

Um aventureiro retornou até Ul’dah afirmando ter sido “resgatado por um anjo”. Enquanto muitos acreditam que ele tenha sido ajudado por um mago, ele dedicou seus dias a criar um autômato semelhante ao do seu salvador.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Valentione’s Day (2017).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

BLIZZARIA

Um Yo-kai com o poder de fazer as temperaturas caírem, Blizzaria consegue fazer nevar em pleno verão e congelar vulcões.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

CONTINENTAL EYE

Amaldiçoado com um corpo fraco ao chegar ao reino corpóreo, esse malformado e malcriado ser do void foi capturado e enviado para trabalhar no circo continental… até que foi vendido para um novo dono – você.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento All Saint’s Wake (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

DRESS-UP Y’SHTOLA

Esse autômato foi criado a mando da guilda dos aventureiros para celebrar o The Rising, o dia do renascimento de Eorzea. Alphinaud Leveilleur ficou mais do que feliz em criar os rascunhos para o design, mesmo ninguém tendo pedido a ele.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento The Rising (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

HOVERNYAN

Apesar de parecer flutuar, ele na verdade está bem preso à terra. A marca branca em sua cabeça é uma honorável cicatriz de batalha.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

JIBANYAN

Depois de ter sido atropelado, Jibanyan sempre fica em uma avenida movimentada onde ele busca vingança de qualquer veículo que passe por ele.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

KOMAJIRO

Komajiro é o irmão mais novo e gêmeo do Komasan. Ele busca pelo irmão fujão, mas nunca consegue encontrá-lo.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

KOMASAN

Komasan é um leão cachorro que veio da zona rural. Ele sempre se mostra inquieto ao viajar para a cidade.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

KYUBI

Esse yo-kai raposa é um dos mais fortes. Ele pode facilmente explodir de tanto poder, como um vulcão.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

MANJIMUTT

Um poodle com cara de homem que adora assustar os outros por ser um poodle com cara de homem.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

NOKO

Noko sempre tem medo de ser visto pelos humanos. O que acontece muito, já que ele é terrível em se esconder.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

ROBONYAN F-TYPE

Um modelo melhorado do Robonyan, na qual todas as funções desnecessárias foram removidas para que ele se torne o perfeito robô gato.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

SHOGUNYAN

Esse Yo-kai é o lendário ancestral guerreiro do Jibanyan. Ele ama o peixe bonito e sempre anda com um em sua armadura.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

USAPYON

Um Yo-kai do outro lado do oceano, USApyon sonha em um dia se aventurar pelo espaço. Ele usa um modulador de voz imitando o Vader quando está com raiva.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

VENOCT

Um Yo-kai de elite que luta usando o seu cachecol em formato de dragão.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

WHISPER

Um autoproclamado “Mordomo Yo-kai”. Pela forma que ele conversa, aparenta saber muito, mas na verdade ele mal sabe de nada.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento Yo-kai Watch (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

WIND-UP BRICKMAN

Um dos efeitos colaterais da calamidade foi a aparição de enormes fendas aethéricas por todo o reino. Como resultado, estranhas criaturas pertencentes a outros mundos começaram a surgir sem nenhum aviso – sendo uma delas o bizarro brickman.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento There’s Golems in Those Hill, em parceria com o Dragon Quest X, realizado em 2014.

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

WIND-UP KRILE

Esse autômato foi criado a mando da guilda dos aventureiros para celebrar o The Rising, o dia do renascimento de Eorzea. As enormes orelhinhas de gato presentes em seu capuz representam a habilidade de Krile de ouvir os sussurros da alma.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento The Rising (2016).

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.

WIND-UP SHANTOTTO

Se se parece com um Lalafell, fala como um Lalafell e se veste como um Lalafell, então provavelmente é um Lalafell… exceto quando é uma Wind-up Shantotto. Então não é um Lalafell.


Onde Conseguir: Ganho como recompensa no evento That Old Black Magic, em parceria com o Final Fantasy XI, realizado em 2014.

Até o presente momento esse minion não pode mais ser obtido.