GUIA DO SISTEMA DE GARDENING (JARDIM)

O uso do jardim foi inserido no patch 2.2 do jogo e permite que todos aqueles que possuam uma casa, possam plantar variados tipos de plantas. O sistema, apesar de simples, é bastante complexo e envolve desde coisas simples como escolher o tipo de solo e fertilizar as plantas à até mesmo cruzamento entre as espécies. No Patch 3.3 foi inserido o sistema de plantação interna.

 

Se você busca saber como alterar as cores das plantas internas da casa, clique aqui e seja direcionado para o guia correto.

 

TIPOS DE HORTAS/JARDINS

 

A primeira coisa a se fazer para começar a plantar é comprar uma horta/jardim para a sua casa. Dependendo do tamanho da casa, você pode ter mais de um jardim:

 

Small State House tem direito a uma Horta/Jardim.
Medium State House tem direito a duas Hortas/Jardins.
Large State House tem direito a três Hortas/Jardins.

 

Em relação aos vasos de plantação interna, você também tem algumas restrições:

 

Small State House/Private Chambers/Apartments tem direito a dois Vasos.
Medium State House tem direito a três Vasos.
Large State House tem direito a quatro Vasos.

 

Além do tipo de casa, existem três tipos de hortas/jardins a serem comprados. Eles podem ser adquiridos com o NPC Housing Merchants em The Mist (X:11, Y:11), Lavander Beds (X:11, Y:8) e The Goblet (X:11, Y:8).

 

Os três tipos de hortas/jardins são:

 

Round Garden Patch: Esse pequeno jardim permite que quatro sementes sejam plantadas aos mesmo tempo. Seu custo é de 3,000 gil.
Oblong Garden Patch: Esse jardim médio permite que seis sementes sejam plantadas ao mesmo tempo. O seu custo é de 12,000 gil.
Deluxe Garden Patch: Esse enorme jardim permite que oito sementes sejam plantadas ao mesmo tempo. O seu custo é de 48,000 gil.

 

Veja abaixo uma comparação entre os tipos de hortas/jardins:

 

 

Tendo o seu jardim, chegou a hora de começar a plantar. Para plantar é necessário possuir uma semente e um solo. Sempre que uma nova semente for plantada, é necessário um novo solo para a mesma. Vamos primeiro comentar sobre os tipos de solo e mais abaixo sobre as sementes.

 


 

TIPOS DE SOLO E SEUS ATRIBUTOS

 

Existem atualmente quatro tipos de solo no jogo: O solo convencional e os três solos coletados. Os solos coletados possuem três grades, quanto maior a grade do solo, melhor são os seus efeitos. Cada solo é proveniente de uma região do jogo, ou seja, nós temos o Thanalan Topsoil, o La Noscea Topsoil e o Shroud Topsoil. Solos são coletados com o Miner.

 

Solos de grade 1 são coletados no level 26 em pontos de coleta de level 30, os de grande 2 são coletados no level 46 em pontos de coleta de level 50. Ambos são encontrados em nodes de pedra/cristal carbonizado. Os solos de grade 3 devem ser coletados por Miners que possuam, no mínimo, 355 pontos de Gathering.

 

Veja abaixo a localização dos solos de grande 3 e o horário de coleta deles segundo o Eorzea Time:

 


 

Cada solo tem um efeito diferente e, sua grade, melhora esse ainda mais esses efeitos:

 

La Noscea Soil melhora a qualidade da planta germinada. Ou seja, a fruta pode vir em Alta Qualidade .
Shroud Soil aumenta a quantidade de plantas germinadas e a quantidade de plantas colhidas é aumenta.
Thanalan Soil melhora as chances de obter sementes em cruzamentos ao colher as plantas germinadas.

 

Desde o Patch 3.3 nós podemos usar o solo Potting Soil, que pode ser comprado facilmente em NPCs mas que, diferente dos outros três, não possui nenhum efeito sob a planta. Geralmente é usado para cultivo interno. Esse solo pode ser comprado com com o NPC Material Supplier em Mist (X:11, Y:11), Lavender Beds (X:11, Y:8) e The Goblet (X:10, Y:8). Ele também pode ser comprado com o NPC Appartment Merchant, encontrado na recepção de cada apartamento.

 


 

SEMENTES E SEUS TIPOS

 

Sementes podem ser adquiridas com o Botanist pelos mapas de Eorzea. É claro que algumas são mais raras de serem coletadas e outras só podem ser conseguidas cruzando sementes. Se quiser saber quais são as sementes disponíveis no jogo, assim como quais usar no cruzamento e quais serão germinadas, basta acessar o nosso Gardening Log, clicando aqui.

 


 

COMEÇANDO A PLANTAR

 

Tendo em mãos as sementes e os solos, chegou a hora de plantar. Ao clicar em um slot vazio da horta/jardim, a seguinte janela aparecerá:

 

 

Nessa janela, você escolherá, respectivamente, o solo e a semente a serem plantados no slot escolhido. Após decidir quais usar, é só clicar em Confirm para que seu personagem plante. Vale lembrar que você deve escolher o tipo de solo certo para o que você precisa.

 

Após plantar, uma pequena muda surgirá e agora chegou a parte dos cuidados. Ao clicar na muda você terá algumas opções:

 

 

Fertilize Crop serve para fertilizar as plantas e assim diminuir o tempo de germinação. A fertilização pode ser feita a cada uma hora (horário real) e diminui em uma hora a germinação da planta. Fertilizantes podem ser feitas por cozinheiros no level 5. A receita cria 12x Fishmeal (fertilizante) usando somente 1x Fire Shard e 3x Lominsan Anchovy. Você também pode comprar 1x Fishmeal por 21 gil no mesmo NPC onde se compra as hortas/jardins.

 

Tend Crop serve para regar a planta e não deixar ela morrer. Você deve fazer isso ao menos uma vez por dia ou elas acabam secando, ficando doentes e morrendo. Você sabe que uma planta está “doente” quando uma fumaça roxa estiver sobra a planta.

 

 

Algo interessante sobre isso é que pessoas que não fazem parte da sua free company ou tem acesso a sua casa particular podem regar suas plantas também. As plantas doentes podem ser recuperadas ao clicar nelas, mas, se você demorar muito, elas irão morrer e desaparecer do jardim. Plantas doentes tem o tempo de germinação paralisado.

 

Remove Crop serve para remover a planta do slot e deixar um espaço vago.

 

Com o tempo, ao regar e fertilizar suas plantas, elas finalmente terão germinado e poderão ser colhidas. Elas podem ser colhidas quando um brilho estiver ao redor dela. O templo para a planta germinar é medido no tempo real. Podendo demorar entre um a sete dias.

 

 


 

CRUZAMENTO ENTRE PLANTAS

 

Existem alguns tipos de sementes que não são encontradas na natureza e, para consegui-las, você deve cruzar sementes. Funciona da seguinte forma: Ao plantar sementes especificas, uma ao lado da outra, ao colher a planta germinada você terá uma chance de conseguir a semente de uma planta completamente diferente.

 

Vamos explicar o sistema por partes:

 

A primeira coisa a se saber é que todas as sementes devem ser plantadas com solo Thanalan, pois ele é quem permite os cruzamentos. Além disso, deve-se saber que semente deseja obter e possuir as sementes necessárias para isso.

 

Você deve plantar em sentido horário as sementes, sempre do slot superior esquerdo e seguir em sentido horário, como na imagem abaixo:

 

 

Usando um exemplo real, eu desejo obter sementes de Dalamud Popoto Set, que só são conseguidas via cruzamento. Para isso, eu devo cruzar as sementes de Dzemael Tomato e Old World Fig. Essas duas sementes tem cruzamento duplo, ou seja, a semente de Dalamud Popoto Set pode aparecer ao colher tanto a Dzemael Tomato e a Old World Fig.

 

Usando a imagem acima como ponto de partida, eu planto da seguinte forma:

 

  1. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  2. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  3. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  4. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  5. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  6. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  7. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  8. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.

 

Ao colher cada planta germinada, você terá uma chance de receber a semente de Dalamud Popoto Set.

 

Os cruzamentos nunca são precisos. Isso significa que você não vai receber de certeza uma semente sempre que realizar um cruzamento. Usar o solo de Thanalan aumenta essa chance, mas, como foi dito, não é garantido.

 

Existe algo que pode acontecer e irei citar aqui, que é o cruzamento secundário. O exemplo que eu dei acima não é o melhor para conseguir a semente, pois, além de poder gerar uma semente de Dalamud Popoto Set, esse cruzamento também pode gerar sementes de Royal Kukuru.

 

A última coisa que devemos citar são as rotações de cruzamento: Se uma das plantas germinar antes da outra, você pode aproveitar e plantar mais dela, antes da outra germinar. Dessa forma, o jardim nunca ficará vazio e você receberá sementes de forma periódica.

 

Complicado? Nem tanto. Com o passar do tempo você pegará a prática e verá que é bem simples.

 

Caso queria saber mais sobre os cruzamentos e onde conseguir sementes, clique aqui e veja nosso Gardening Log.

 


 

FLORES E PLANTAÇÃO INTERNA

 

Com o patch 3.3, a possibilidade de plantar dentro das casas e de germinar flores se tornou possível. Esse sistema permite plantar dentro dos apartamentos, que foram inseridos nesse mesmo patch.

 

O problema disso é que não é possível realizar cruzamentos. Esse método também é o único que permite plantar as flores ornamentais, que são as Oldroses, Violas e as Cherry Blossons.

 

Para saber mais sobre o sistema de plantação interna de flores e como conseguir as colorações desejadas, clique aqui.




GUIA GERAL DO GOLDSMITH Os Goldsmiths trabalham com metais preciosos em vários tipos de acessórios que causem atração ao público que se preocupa com a estética em Eorzea. Sua...
GUIA LEVELLING DO WEAVER Evoluir usando levequests é um trabalho rápido e eficaz, mas exige planejamento e investimento. A evolução por levequests é somente um guia para quem ...
GUIA DAS QUESTS THE BEAST OF BREWER’S BEACON... Assim como é um grande pescador, Wawalago, líder da guilda dos pescadores, também é um devorador de peixes. Apesar de já ter pescado todos os peixes d...