GUIA DO SISTEMA DE GARDENING (JARDIM)

O uso do jardim foi inserido no patch 2.2 do jogo e permite que todos aqueles que possuam uma casa, possam plantar variados tipos de plantas. O sistema, apesar de simples, é bastante complexo e envolve desde coisas simples como escolher o tipo de solo e fertilizar as plantas à até mesmo cruzamento entre as espécies. No Patch 3.3 foi inserido o sistema de plantação interna.

 

Se você busca saber como alterar as cores das plantas internas da casa, clique aqui e seja direcionado para o guia correto.

 

TIPOS DE HORTAS/JARDINS

 

A primeira coisa a se fazer para começar a plantar é comprar uma horta/jardim para a sua casa. Dependendo do tamanho da casa, você pode ter mais de um jardim:

 

Small State House tem direito a uma Horta/Jardim.
Medium State House tem direito a duas Hortas/Jardins.
Large State House tem direito a três Hortas/Jardins.

 

Em relação aos vasos de plantação interna, você também tem algumas restrições:

 

Small State House/Private Chambers/Apartments tem direito a dois Vasos.
Medium State House tem direito a três Vasos.
Large State House tem direito a quatro Vasos.

 

Além do tipo de casa, existem três tipos de hortas/jardins a serem comprados. Eles podem ser adquiridos com o NPC Housing Merchants em The Mist (X:11, Y:11), Lavander Beds (X:11, Y:8) e The Goblet (X:11, Y:8).

 

Os três tipos de hortas/jardins são:

 

Round Garden Patch: Esse pequeno jardim permite que quatro sementes sejam plantadas aos mesmo tempo. Seu custo é de 3,000 gil.
Oblong Garden Patch: Esse jardim médio permite que seis sementes sejam plantadas ao mesmo tempo. O seu custo é de 12,000 gil.
Deluxe Garden Patch: Esse enorme jardim permite que oito sementes sejam plantadas ao mesmo tempo. O seu custo é de 48,000 gil.

 

Veja abaixo uma comparação entre os tipos de hortas/jardins:

 

 

Tendo o seu jardim, chegou a hora de começar a plantar. Para plantar é necessário possuir uma semente e um solo. Sempre que uma nova semente for plantada, é necessário um novo solo para a mesma. Vamos primeiro comentar sobre os tipos de solo e mais abaixo sobre as sementes.

 


 

TIPOS DE SOLO E SEUS ATRIBUTOS

 

Existem atualmente quatro tipos de solo no jogo: O solo convencional e os três solos coletados. Os solos coletados possuem três grades, quanto maior a grade do solo, melhor são os seus efeitos. Cada solo é proveniente de uma região do jogo, ou seja, nós temos o Thanalan Topsoil, o La Noscea Topsoil e o Shroud Topsoil. Solos são coletados com o Miner.

 

Solos de grade 1 são coletados no level 26 em pontos de coleta de level 30, os de grande 2 são coletados no level 46 em pontos de coleta de level 50. Ambos são encontrados em nodes de pedra/cristal carbonizado. Os solos de grade 3 devem ser coletados por Miners que possuam, no mínimo, 355 pontos de Gathering.

 

Veja abaixo a localização dos solos de grande 3 e o horário de coleta deles segundo o Eorzea Time:

 


 

Cada solo tem um efeito diferente e, sua grade, melhora esse ainda mais esses efeitos:

 

La Noscea Soil melhora a qualidade da planta germinada. Ou seja, a fruta pode vir em Alta Qualidade .
Shroud Soil aumenta a quantidade de plantas germinadas e a quantidade de plantas colhidas é aumenta.
Thanalan Soil melhora as chances de obter sementes em cruzamentos ao colher as plantas germinadas.

 

Desde o Patch 3.3 nós podemos usar o solo Potting Soil, que pode ser comprado facilmente em NPCs mas que, diferente dos outros três, não possui nenhum efeito sob a planta. Geralmente é usado para cultivo interno. Esse solo pode ser comprado com com o NPC Material Supplier em Mist (X:11, Y:11), Lavender Beds (X:11, Y:8) e The Goblet (X:10, Y:8). Ele também pode ser comprado com o NPC Appartment Merchant, encontrado na recepção de cada apartamento.

 


 

SEMENTES E SEUS TIPOS

 

Sementes podem ser adquiridas com o Botanist pelos mapas de Eorzea. É claro que algumas são mais raras de serem coletadas e outras só podem ser conseguidas cruzando sementes. Se quiser saber quais são as sementes disponíveis no jogo, assim como quais usar no cruzamento e quais serão germinadas, basta acessar o nosso Gardening Log, clicando aqui.

 


 

COMEÇANDO A PLANTAR

 

Tendo em mãos as sementes e os solos, chegou a hora de plantar. Ao clicar em um slot vazio da horta/jardim, a seguinte janela aparecerá:

 

 

Nessa janela, você escolherá, respectivamente, o solo e a semente a serem plantados no slot escolhido. Após decidir quais usar, é só clicar em Confirm para que seu personagem plante. Vale lembrar que você deve escolher o tipo de solo certo para o que você precisa.

 

Após plantar, uma pequena muda surgirá e agora chegou a parte dos cuidados. Ao clicar na muda você terá algumas opções:

 

 

Fertilize Crop serve para fertilizar as plantas e assim diminuir o tempo de germinação. A fertilização pode ser feita a cada uma hora (horário real) e diminui em uma hora a germinação da planta. Fertilizantes podem ser feitas por cozinheiros no level 5. A receita cria 12x Fishmeal (fertilizante) usando somente 1x Fire Shard e 3x Lominsan Anchovy. Você também pode comprar 1x Fishmeal por 21 gil no mesmo NPC onde se compra as hortas/jardins.

 

Tend Crop serve para regar a planta e não deixar ela morrer. Você deve fazer isso ao menos uma vez por dia ou elas acabam secando, ficando doentes e morrendo. Você sabe que uma planta está “doente” quando uma fumaça roxa estiver sobra a planta.

 

 

Algo interessante sobre isso é que pessoas que não fazem parte da sua free company ou tem acesso a sua casa particular podem regar suas plantas também. As plantas doentes podem ser recuperadas ao clicar nelas, mas, se você demorar muito, elas irão morrer e desaparecer do jardim. Plantas doentes tem o tempo de germinação paralisado.

 

Remove Crop serve para remover a planta do slot e deixar um espaço vago.

 

Com o tempo, ao regar e fertilizar suas plantas, elas finalmente terão germinado e poderão ser colhidas. Elas podem ser colhidas quando um brilho estiver ao redor dela. O templo para a planta germinar é medido no tempo real. Podendo demorar entre um a sete dias.

 

 


 

CRUZAMENTO ENTRE PLANTAS

 

Existem alguns tipos de sementes que não são encontradas na natureza e, para consegui-las, você deve cruzar sementes. Funciona da seguinte forma: Ao plantar sementes especificas, uma ao lado da outra, ao colher a planta germinada você terá uma chance de conseguir a semente de uma planta completamente diferente.

 

Vamos explicar o sistema por partes:

 

A primeira coisa a se saber é que todas as sementes devem ser plantadas com solo Thanalan, pois ele é quem permite os cruzamentos. Além disso, deve-se saber que semente deseja obter e possuir as sementes necessárias para isso.

 

Você deve plantar em sentido horário as sementes, sempre do slot superior esquerdo e seguir em sentido horário, como na imagem abaixo:

 

 

Usando um exemplo real, eu desejo obter sementes de Dalamud Popoto Set, que só são conseguidas via cruzamento. Para isso, eu devo cruzar as sementes de Dzemael Tomato e Old World Fig. Essas duas sementes tem cruzamento duplo, ou seja, a semente de Dalamud Popoto Set pode aparecer ao colher tanto a Dzemael Tomato e a Old World Fig.

 

Usando a imagem acima como ponto de partida, eu planto da seguinte forma:

 

  1. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  2. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  3. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  4. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  5. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  6. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  7. Dzemael Tomato, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.
  8. Old World Fig, com solo Grade 3 Thanalan Topsoil.

 

Ao colher cada planta germinada, você terá uma chance de receber a semente de Dalamud Popoto Set.

 

Os cruzamentos nunca são precisos. Isso significa que você não vai receber de certeza uma semente sempre que realizar um cruzamento. Usar o solo de Thanalan aumenta essa chance, mas, como foi dito, não é garantido.

 

Existe algo que pode acontecer e irei citar aqui, que é o cruzamento secundário. O exemplo que eu dei acima não é o melhor para conseguir a semente, pois, além de poder gerar uma semente de Dalamud Popoto Set, esse cruzamento também pode gerar sementes de Royal Kukuru.

 

A última coisa que devemos citar são as rotações de cruzamento: Se uma das plantas germinar antes da outra, você pode aproveitar e plantar mais dela, antes da outra germinar. Dessa forma, o jardim nunca ficará vazio e você receberá sementes de forma periódica.

 

Complicado? Nem tanto. Com o passar do tempo você pegará a prática e verá que é bem simples.

 

Caso queria saber mais sobre os cruzamentos e onde conseguir sementes, clique aqui e veja nosso Gardening Log.

 


 

FLORES E PLANTAÇÃO INTERNA

 

Com o patch 3.3, a possibilidade de plantar dentro das casas e de germinar flores se tornou possível. Esse sistema permite plantar dentro dos apartamentos, que foram inseridos nesse mesmo patch.

 

O problema disso é que não é possível realizar cruzamentos. Esse método também é o único que permite plantar as flores ornamentais, que são as Oldroses, Violas e as Cherry Blossons.

 

Para saber mais sobre o sistema de plantação interna de flores e como conseguir as colorações desejadas, clique aqui.




COMO OBTER O CHOCOBO PERFEITO Se você veio ler essa postagem então suponho que deseja gastar tempo e ter dedicação para conseguir o chocobo rank 9 perfeito, com quatro estrelas em ...
CUSTOM DELIVERIES: ZHLOE ALIAPOH Inseridas no patch 3.55a, as Custom Deliveries são entregas especiais feitas exclusivamente para os Crafters e Gatherers. Nelas você conhecerá a histó...
GUIA GERAL DO MINER Mineradores são responsáveis pela escavação e manuseio da riqueza mineral de Eorzea, sejam elas minérios, fósseis, pedras preciosas, entre outras. Par...