GUIA DO DESYNTHESIS

Apesar do principal trabalho das classes dos Disciples of the Hand ser o de criar novos itens, existe ainda uma nova habilidade presente no jogo: o Desynthesis. Essa habilidade te permite quebrar os itens criados e dessa forma recuperar alguns dos materiais e até mesmo itens exclusivos no processo. Esse guia irá te ensinar como funciona essa habilidade, quais as melhores classes e onde conseguir os itens.

 

REQUISITOS
Antes de começar, você deve saber que você deverá ter no mínimo uma classe de crafting no level 30 e ter completado a quest “Life, Materia and Everything”. Após isso, você poderá realizar a quest “Gone to Pieces” com o NPC Syntgoht que fica em Ul’dah – Steps of Thal (X:14, Y:10).

 


 

O QUE É O DESYNTHESIS

 

Como dito anteriormente, o desynthesis te permite quebrar os itens e conseguir de volta parte dos materiais usados e outros itens exclusivos no processo. Cada classe de crafting tem valor de skill inicial e a cada item quebrado com sucesso, essa sua skill aumenta, possibilitando que você pode quebrar itens com item level maiores e que te darão materiais e itens mais raros.

 

 

Você poderá quebrar o mais variados dos itens, inclusive poderá quebrar peixes com o Culinarian. Lembrando que a classe que cria/repara o item é a classe que ganhará o aumento na skill.

 


 

COMO FUNCIONA A EVOLUÇÃO DESSA SKILL

 

Desde o Patch 4.0, você tem um total de 980 pontos acumulados em todas as classes. Isso significa que somando as skills de suas classes de crafting, elas somadas não irão passar desse valor, fazendo com que você tenha que escolher quais priorizar para ter melhor vantagem.

 

Mesmo tendo valor acumulado de 980, cada classe só pode ter no máximo 320 pontos de skill. Dessa forma, o ideal é que você escolha por três classes para ter o máximo possível de pontuação nelas. Para saber o quanto de skill você tem em cada classe, basta acessar a área do Character e observar a barra que fica por baixo da barra de experiência de cada classe de crafting. Ao selecionar uma delas, você poderá ver ao final da lista mais detalhes.

 

 

Cada item quebrado te dará uma pontuação diferente e, quanto maior a sua skill, menos pontos você ganhará ao quebrar itens com item level mais baixo do que a sua pontuação. Dessa forma, se um item tiver 100% de chance de ser quebrado, ele não te dará mais pontuações.

 

Algo importante a ser dito é que se você atingir a quantidade máxima de 980 pontos e ganhar mais pontos de skill em uma classe que não atingiu seu máximo, o jogo irá retirar a pontuação de uma das suas classes.

 

Por exemplo, vamos supor que você tem 320 pontos no seu Weaver, 320 pontos no seu Alchemist, 320 pontos no seu Carpenter e 20 pontos no seu Armorer. Isso irá totalizar o valor máximo de 980 que é permitido. Se você usar o Desynthesis com o seu Armorer, por ele não estar no skill máximo, ele poderá ser evoluído, mas essa pontuação será debitada de uma das três classes que estão no máximo. Se você ganhou três pontos, você poderá ficar com 317 pontos no seu Weaver e não ultrapassará o valor de 980. Essa é a razão pela qual é importante escolher somente três classes pois esses três pontos perdidos no exemplo são difíceis de se conseguir com um skill tão alto.

 


 

COMO QUEBRAR UM ITEM E CHANCES DE DESYNTHESIS

 

Para quebrar o item é bem simples: A primeira coisa a ser feita é verificar se ele pode ser quebrado ou não. Essa informação é informada na janela do item, onde a frase “Desynthesis: Yes” estará informada.

Após isso, clique no item e nas opções escolha Desynthesis.

 

 

Ao fazer isso, uma janela como essa será aberta:

 

 

1. Informações do Item

Nessa área, o item escolhido para ser quebrado será informado. Se o item for de alta qualidade (HQ) ele terá uma distinção no nome e no ícone do item.

 

2. Classe / Skill Atual

Nessa área, será informado qual é a classe que quebrará esse item, assim como a quantidade atual de skill que essa classe tem.

 

3. Chance de Sucesso

Nessa área informa a chance de sucesso desse item ser quebrado. Nesse caso, você terá uma chance de 89.50% de ser quebrado.

A chance de sucesso depende exclusivamente do seu skill. Se você tiver uma pontuação de skill igual ao item level do item, você terá 50% de chance de sucesso. Quanto mais a pontuação da skill for maior que o item level, maiores serão as suas chances. Itens com materias inseridas aumentam a chance de sucesso. Cada materia inserida aumenta em 5% a chance de sucesso.

 

Se você obter sucesso na quebra do item, uma janela informando quais materiais você conseguiu irá aparecer:

 

 


 

COMO ALTERAR SUA PONTUAÇÃO DE SKILL

 

Se você ao ler esse guia decidiu que quer trocar alguma das classes, você poderá zerar uma das suas classes. Existe um item que pode ser craftado com o Alchemist, sendo esse item uma receita do Master Alchemist II.

 

Você deve estar pensando: Para quê eu iria reiniciar a pontuação se, ao evoluir outra, automaticamente uma classe será creditada? O problema é justamente a aleatoriedade. O problema é que você pode ter o azar de perder um ponto de uma classe bastante evoluída e todos nós sabemos que em todo jogo, quanto mais alto o level, mais pontos são necessários para evoluir.

 

Abaixo você pode conferir os itens e o material para cria-los:

 

ITEM MATERIAL
Carpentry for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Carpenter para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Blacksmithing for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Blacksmith para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Armoring for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Armorer para 1
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Goldsmithing for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Goldsmith para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Leatherworking for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Leatherworker para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Weaving for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Weaver para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Alchemy for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Alchemist para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap
Cooking for Beginners
※ Diminui a sua pontuação de skill de desynthesis
do Culinarian para 1.
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Hippogryph Leather
1x Enchanted Rose Gold Ink
3x Fieldcraft Demimateria II
1x Xelphatol Spring Water
1x Raziqsap

 

 


 

MELHORANDO SEU DESYNTHESIS COM ITENS

 

Assim como qualquer classe e por se tratar também de uma skill, o Desynthesis também pode ser melhorado com comida. O bom disso tudo é que também existe uma poção que pode ser usada em conjunto com a comida.

 

Abaixo você pode ver o efeito e os materiais de cada uma delas:

 

ITEM RECEITA
Bacon Broth
※ Efeito: Careful Desynthesis +2 por 30 minutos.
Item craftado com o Culinarian Level 50
Receita ★★★★

Materiais:
2x Fire Cluster
2x Water Cluster
1x Garlean Garlic
1x Black Pepper
1x Volcanic Rock Salt
1x La Noscean Leek
1x Xelphatol Spring Water
1x Smoked Bacon

Tinker’s Calm
※ Efeito: Careful Desynthesis em +4.
Item craftado com o Alchemist Level 50
Receita ★★★★ do livro Master Alchemist II

Materiais:
2x Lightning Cluster
2x Water Cluster
1x Allagan Catalyst
2x Virgin Basilisk Egg
2x Rosemary

 

Por serem tipos diferentes, um ser uma comida e um ser uma poção, seus efeitos podem ser usados em conjunto, dando um valor cumulativo de +6 no sucesso de Desynthesis.

 


 

ITENS CONSEGUIDOS COM DESYNTHESIS

 

Depois de todas essas informações, faltou falar do mais importante, que são os itens mais valiosos conseguidos no Desynthesis.

 

O primeiro deles é a Fieldcraft Demimateria. Esse item é conseguido ao quebrar itens de crafting e roupas que não sejam de classes de batalha. Falando em classes de batalha, desses itens você conseguirá a Battlecraft Demimateria. Ambas possuem tiers do I ao III e são usadas nas mais variadas coisas. Existem até livros de receitas exclusivas chamados Master: Demimateria e todas elas usam essas novas materias como material.

 

Além dessas duas, existem as demimaterias para criar itens dos Primals. Elas são a Demimog Demimateria, Demimateria of Crags, Demimateria of the Vortex e a Demimateria of the Inferno.

 

Outra demimateria exclusiva é a Mastercraft Demimateria, que geralmente é usada para criar as melhores armas e armas secundárias de crafting.

 

Por fim, no assunto das demimaterias nós temos a do tipo Clear Demimateria. Essas demimaterias não tem nenhum uso em receitas, mas podem ser vendidas a um bom preço para NPCs.

 

Diferentemente de todas as classes, o Culinarian tem formas muito ruins de conseguir demimateria. No lugar disso, você pode conseguir roupas, materiais de crafting, materias de batalha e até mesmo minions. Boa parte desses itens, por serem exclusivos do desynthesis, tem um valor elevado no market board, o que torna o Culinarian um bom candidato à escolha.

 


 

QUAIS AS MELHORES CLASSES PARA ESCOLHER

 

Realmente essa é uma escolha bem pessoal e varia do estilo de jogo e objetivos do jogador. Por exemplo, alguém que busca demimaterias nunca irá escolher o Culinarian como uma das três classes à serem maximizadas.

 

Se for para escolher, a dica seria escolher o Weaver, Leatherworker e o Goldsmith.

 

Essas classes são mais mais rentáveis pela enorme quantidade de itens que são conseguidos em dungeons com mais facilidade.

 

Armorer consegue dar desynthsis em boa parte das armaduras de tanker, mas geralmente esses itens caem em menor quantidade do que os outros, que são em boa parte de Weaver e Leatherworker.

 

Blacksmith, Carpenter e Alchemist são escolhas raras. Geralmente são usados para quebrar armas, mas não valem tanto a pena quanto os outros três.

 

Por fim, como foi dito anteriormente, o Culinarian só serve para os que buscam outras coisas sem ser as demimaterias. Mas deixo logo avisado que será necessário que você tenha um fisher para isso, se não você viverá de comprar peixes dos outros jogadores.

 


 

COMO EVOLUIR A CLASSE

 

O ideal é lembrar que o level da sua skill é que influencia no sucesso do Desynthesis, então busque criar ou comprar itens abaixo disso. Inicie com itens de item level 10 e com o passar do tempo, vá trocando os itens. Sempre que você ver que aquele item tem 100% de chance de sucesso de ser quebrado, troque para outro com item level maior. Não se arrisque com itens que tenham menos de 50% de chance, caso estes sejam muitos caros ou difíceis de se conseguir.

 


 

TIPOS DE ITENS E DEMIMATERIAS CONSEGUIDAS

 

Antes de mais nada, é interessante informar quais demimaterias vem de cada tipo de item, para que você possa se guiar na busca por elas:

 

  • Equipamentos que tenham status de batalha: Battlecraft.
  • Equipamentos com Control, Craftmanship ou CP: Fieldcraft.
  • Equipamentos com Perception, Gathering ou GP: Fieldcraft.
  • Decorações da Casa: Fieldcraft.
  • Equipamentos dos primais Garuda, Titan, King Moogle e Ifrit: Demimaterias referentes à cada um deles.

 

O item level também dos itens também influencia a grade e a quantidade dos itens a serem ganhos:

 

Itens Craftados

  • Item Level entre 1 e 30: 1x Grade I.
  • Item Level entre 31 e 49: Até 2x Grade I.
  • Item Level 51 e 60 e itens 50(★): 1x Grade II.
  • Item Level 50(★★): 1x Grade III.
  • Item Level 50(★★★) e 50(★★★★): Até 2x Grade III.

 

Itens de Dungeon

  • Item Level entre 1 e 30: 1x Grade I.
  • Item Level entre 31 e 49: Até 2x Grade I.
  • Item Level entre 50 e 65: 1x Grade II.
  • Item Level entre 70 e 85: 1x Grade III.
  • Item Level entre 90 e 135: Até 2x Grade III.
  • Item Level entre 125 e 160: Até 3x Grade II.
  • Item Level entre 160+: Até 3x Grade III.

 


 

MELHORES FORMAS DE CONSEGUIR DEMIMATERIAS

 

Abaixo você poderá ver quais são as melhores formas de se conseguir cada uma delas de forma mais fácil e barata. Como dito anteriormente, o Goldsmith, Leatherworker e o Weaver são as mais indicadas, elas terão prioridade nas listas:

 

Fieldcraft Demimateria I

  • Goldsmith: Brass Ring of Crafting.
  • Leatherworker: Padded Leather Duckbills of Gathering.
  • Weaver: Cotton Work Gloves.

 

Fieldcraft Demimateria II

  • Goldsmith: Aetheryte Ring.
  • Leatherworker: Weaver’s Gloves.
  • Weaver: Weaver’s Gibus.

 

Fieldcraft Demimateria III

  • Goldsmith: Artisan’s Spectacles ou Rimless Glasses.
  • Leatherworker: Bridesmaid’s Sandals ou Best Man’s Gaiters.
  • Weaver: Bridesmaid’s Tights ou Moogle Interior Wall.

 

Battlecraft Demimateria I

  • Goldsmith: Brass Ring.
  • Leatherworker: Padded Leather Duckbills.
  • Weaver: Padded Cotton Trousers.

 

Battlecraft Demimateria II

  • Goldsmith: Militia Earrings ou Imperial Operative Wristlets.
  • Leatherworker: Wolf/Militia Duckbills.
  • Weaver: Wolf Tights.

 

Battlecraft Demimateria III

  • Goldsmith: Acessórios das Dungeons do 2.4 acima.
  • Leatherworker: Qualquer roupa de batalha de dungeons.
  • Weaver: Qualquer roupa de batalha de dungeons.

 

Mastercraft Demimateria

  • Goldsmith: Artisan’s Spectacles ou Artisan’s Needle.
  • Leatherworker: Nenhum item possível até o momento.
  • Weaver: Forager’s Hat.

 

Sobre as demimaterias de primais, infelizmente as três classes para demimaterias anteriores são consideradas as piores possíveis.

 

Demimateria of the Inferno

  • Goldsmith: Todos os acessórios dropados do modo Extreme.
  • Leatherworker: Nenhum item possível até o momento.
  • Weaver: Nenhum item possível até o momento.

 

Demimateria of the Vortex

  • Goldsmith: Todos os acessórios dropados do modo Extreme.
  • Leatherworker: Nenhum item possível até o momento.
  • Weaver: Nenhum item possível até o momento.

 

Demimateria of Crags

  • Goldsmith: Todos os acessórios dropados do modo Extreme.
  • Leatherworker: Nenhum item possível até o momento.
  • Weaver: Nenhum item possível até o momento.

 

Demimog Demimateria

  • Goldsmith: Moonlit Moglobe.
  • Leatherworker: Murderous Mogfists.
  • Weaver: Acessórios do modo Extreme.

 


 

FONTES DE PESQUISA

 

Agradeço aos jogadores Faelily Riversong e Nyalia pelos guias deles, que serviram de base na pesquisa e também por algumas imagens usadas no nosso guia:

 

Desynthesis Endgame Guide feito por Nyalia.
Delightful, Detestable, Desynthesis! feito por Faelily Riversong.




TRANSFERINDO OS DADOS SALVOS DO PS3 AO PS4 Ao transferir do PlayStation®3 ao PlayStation®4, os jogadores têm a possibilidade de também transferir suas configurações, incluindo macros e hotbars....
GUIA GERAL DO ALCHEMIST Mestres da ciência e da natureza, do diabólico a do divino, alquimistas asseguram seu ganha pão pela transmutação de materiais mundanos em líquidos ma...
GUIA GERAL DO WEAVER Weavers criam fibras e tecidos à partir de materiais base antes de usá-los para costurar e tricotar uma vasta gama de artigos de vestuários usados por...