GUIA DE CRAFTING DO LEVEL 1 AO 50

Diferente de muitos jogos, o sistema de Crafting no Final Fantasy XIV é bem único e desafiador. Nesse guia eu pretendo explicar todos os aspectos do crafting desde o level 50, que é o máximo que você poderá evoluir caso só tivesse o jogo base, o A Realm Reborn.

 

AVISO: Esse guia é voltado aos que são realmente iniciantes ao mundo do Crafting. Ele é um guia passo a passo, lento, mas que explica todo o possível.

 

POR ONDE COMEÇAR

 

Antes de mais nada, você necessita de ter uma classe dos Disciples of War/Magic no level 10. Tendo esse requisito, você poderá ir até uma das guildas em cada cidade e dessa forma escolher uma das oito classes disponíveis no jogo.

 

Limsa Lominsa

  • ARMORER
  • BLACKSMITH
  • CULINARIAN

Gridania

  • CARPENTER
  • LEATHERWORKER

Ul’dah

  • ALCHEMIST
  • GOLDSMITH
  • WEAVER

 

Para saber mais sobre cada uma delas, basta clicar em uma delas.

 


 

COMO FUNCIONA A CRIAÇÃO DOS ITENS

 

Para criar um item, você precisa acessar o Crafting Log, que é pelo ícone ao lado. Essa é a lista de itens, conhecidas como receitas, que você pode fazer com base nos seu level. O Crafting log tem a seguinte aparência:

 

 

Cada receita é ordenada por dificuldade e cada uma delas usam materiais diferentes, que são exibidos na parte direita. Você precisa de catalisadores (shards,cristals e clusters) e dos outros materiais. Tendo eles, o basta somente clicar no botão Synthesize e começar a criar seu item.

 

A janela de criação abaixo será exibida:

 

 

Antes de explicar tudo sobre essa janela, irei comentar o básico sobre a criação dos itens: Cada receita tem o seu progresso, qualidade e durabilidade.

 

  • Progresso: A barra de progresso é a quantidade de pontos necessária para que o item seja finalizado.
  • Qualidade: A barra de qualidade é a quantidade de pontos necessária para que o item seja finalizado em Alta Qualidade (). O marcador HQ indica a porcentagem do item ser finalizado em Alta Qualidade. Esse marcador é baseado na quantidade de pontos de Quality alcançado com base na quantidade total.
  • Durabilidade: Sempre que você realizar uma ação, ou seja, usar uma habilidade de crafting, você gasta pontos de durabilidade. Se esses pontos chegarem à zero antes do progresso ser concluído o item “quebrará” e você poderá perder os materiais usados, existindo uma chance, por mais que remota, do material voltar ao seu inventário.

 

E essa é a grande brincadeira do crafting. Você tem que, antes da durabilidade acabar, completar o progresso para finalizar o item. Dependendo da porcentagem indicada na área HQ, o seu item terá uma chance de sair em Alta Qualidade (). Claro que, essa tarefa não é nada fácil no começo.

 


 

ETAPAS DA CRIAÇÃO DO ITEM #1 – O PROGRESSO (PROGRESS)

 

O progresso, como dito antes, é a quantidade de pontos que deve ser alcançada para que o item seja finalizado. Para isso, você tem que usar habilidades que aumentam o progresso. Veja abaixo um exemplo de uma habilidade básica de progresso, traduzida diretamente do jogo:

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Basic Synthesis

0 Aumenta o progresso.
Eficiência: 100%.
Taxa de Sucesso: 90%.

 

Toda habilidade de Synthesis é responsável por aumentar o Progress. Essa habilidade em questão aumenta o progresso com uma eficiência de 100%. Isso significa que o seu toque de progresso será de 100% com base no seu status de Craftmanship. Ah, não se preocupe quanto ao status, eu irei explicar mais sobre eles depois. E finalmente, a taxa de sucesso do habilidade é de 90%. Isso significa que as habilidades nem sempre tem 100% de chance de funcionarem. Pois é… Mas falaremos mais sobre isso depois.

 


 

ETAPAS DA CRIAÇÃO DO ITEM #2 – A QUALIDADE (QUALITY)

 

Já informado antes, a qualidade é a quantidade de pontos necessária para que seu item seja finalizado em alta qualidade. Diferente do progresso que necessita ser completado, a qualidade aumenta de forma percentual, informado na área HQ. Dessa forma, se você for uma pessoa extremamente sortuda, poderá finalizar um item com, por exemplo, 5% de chance de sair Alta Qualidade. Vamos observar abaixo uma habilidade básica de Qualidade:

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Basic Touch

18 Aumenta a qualidade.
Eficiência: 100%.
Taxa de Sucesso: 70%.

 

As habilidades de Touch geralmente são as que aumentam o Quality. Vale lembrar que as habilidades de qualidade sempre gastam CP, que será explicada em breve. A eficiência também é de 100% e a taxa de sucesso é de 70%, o que já dificulta as coisas.

 

 


 

ETAPAS DA CRIAÇÃO DO ITEM #3 – A DURABILIDADE (DURABILITY)

 

Imagine um tecido. Se você puxar o tecido em cada lado, uma hora ele vai rasgar, pois a durabilidade dele acabou. Os itens funcionam da mesma forma. Você só pode malear um material até certo ponto. Por padrão, qualquer habilidade usada que aumente o progresso ou a qualidade gastam 10 pontos de durabilidade. Dessa forma, observando o exemplo da janela acima (que eu relembrarei que é 80 pontos, para você não subir a tela) você só poderia usar 8 habilidades de progresso/qualidade antes do item quebrar. Mas não se preocupe que vamos ensinar a reverter isso.

 


 

Agora que você entendeu os três principais fatores da criação do item, vamos falar agora dos fatores que influenciam no progresso e na qualidade como um todo: Os atributos usados no crafting, a condição do item e a afinidade elemental.

 

FATORES QUE INFLUENCIAM NA CRIAÇÃO DO ITEM #1 – ATRIBUTOS

 

Assim como nas classes de batalha, o Crafting possuem atributos que são melhorados ao passar de level e com base nos equipamentos usados. O Crafting usa três atributos, que são os seguintes:

 

  • CRAFTMANSHIP: É o atributo que influencia os toques de progresso (Synthesis). É com base nesse atributo que o valor do seu toque de progresso é calculado.
  • CONTROL: É o atributo que influencia os toques de qualidade (Touch). É com base nesse atributo que o valor do seu toque de qualidade é calculado.
  • CP: É a quantidade de Crafting Points que você terá. Toda habilidade usa CP e logicamente, quanto mais CP, mais habilidades você poderá usar na criação do item.

 

 


 

FATORES QUE INFLUENCIAM NA CRIAÇÃO DO ITEM #2 – CONDIÇÃO DO ITEM (CONDITION)

Existe um fator que impulsiona bastante os seus toques de qualidade, a condição do item. Sempre que você usar uma habilidade, e com isso a contagem dos passos (STEP) da receita avançar, a condição do item pode mudar. Essa troca de condição é completamente aleatória:

  • NORMAL: Essa é a condição padrão. Ao usar um Touch o valor do toque é de 100% do valor do toque, ou seja, o toque normal. A esfera do item ficará na cor branca.
  • GOOD: Essa condição tem 25% de chance de ser alcançada. Ao usar um Touch ele terá o valor do toque de 150%, você ganha um “bônus” de metade do valor do seu toque. A esfera do item ficará na cor laranja.
  • EXCELLENT: Essa condição é bem rara e tem 5% de chance de ser alcançada. Ao usar um Touch ele terá o valor do toque de 400%, ou seja, você ganha o valor de 4x o valor do seu toque. A esfera do item ficará trocando de cor repetidamente.
  • POOR: Essa condição SEMPRE virá seguida da EXCELLENT. Essa condição faz com que o seu toque de qualidade só tenha 50% do valor do toque. A esfera do item ficará na cor preta.

O Good e o Poor retornam a condição Normal logo após realizar um passo. Saber brincar com a condição é a chave para finalizar a qualidade de uma receita com facilidade. Não se preocupe que com o tempo isso será tão natural quanto respirar.

 


 

FATORES QUE INFLUENCIAM NA CRIAÇÃO DO ITEM #3 – AFINIDADE

 

Existem algumas receitas que possuem afinidades elementais. Os elementos que podem ter afinidades são Água, Fogo, Trovão, Ar, Gelo e Terra. A receita indica se possui afinidade ou não na parte de baixo da lista dos itens, na aba Characteristics.

 

 

Os itens que tem afinidade tem uma “vantagem” em relação aos outros, o bônus das habilidades do tipo Brand. Essas habilidades são todos de progresso elementais. Dessa forma, se um item tem afinidade com o Lightning (Trovão), você deve usar a habilidade Brand of Lightning para que o toque de progresso tenha um valor de 200%.

 


 

Nós agora sabemos os fatores que influenciam no progresso e na qualidade de forma direta. Agora vamos aprender sobre as habilidades básicas de cada Crafting.

 

HABILIDADES BÁSICAS DO CRAFTING

 

No Crafting nós temos habilidades que todos as classes possuem e outras que podem ser compartilhadas. Eu chamo essas habilidades que todos possuem de habilidades básicas e entender o funcionamento delas é necessário. No total nós temos 11 habilidades básicas e irei explicar cada um delas.

 

A primeira delas já foi citada, é a habilidade Basic Synthesis.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Basic Synthesis

0 Aumenta o progresso.
Eficiência: 100%.
Taxa de Sucesso: 90%.

 

Como é dito, essa habilidade é a inicial de progresso. Ela te dará 100% do valor do toque de progresso e tem 90% de taxa de sucesso.

 

A segunda habilidade é a Basic Touch, também já citada nesse guia. Ela é ganha no level 5.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Basic Touch

18 Aumenta a qualidade.
Eficiência: 100%.
Taxa de Sucesso: 70%.

 

Como dito, essa é a primeira habilidade de qualidade, dando 100% do valor do toque de qualidade e tem uma taxa de sucesso de 70%.

 

A terceira habilidade é a Master’s Mend, ganha no level 7.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Master’s Mend
92 Restaura a durabilidade do item em 30 pontos.

 

A Master’s Mend é a primeira habilidade ganha que te dá a possibilidade de alterar a durabilidade, restaurando 30 pontos dela, pelo alto custo de 92 pontos de CP. Muitas vezes é usada para dar a possibilidade de finalizar o progresso de uma receita.

 

A quarta habilidade é a Steady Hand, ganha no level 9.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Steady Hand
22 Aumenta em 20% a taxa de sucesso das habilidades
pelos próximos 5 passos.

 

Como dito na descrição, essa habilidade aumentará em 20% a taxa de sucesso das habilidades pelos próximos 5 passos.

 

A quinta habilidade é a Inner Quiet, ganha no level 11.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Inner Quiet
18 Ganha um bônus de control a cada toque de qualidade.

 

Essa habilidade as vezes não é bem entendida e ela é FUNDAMENTAL para que o item seja finalizado em alta qualidade. Ao usar o Inner Quiet você irá ganhar um stack, um valor acumulativo, que somará 1 ponto para cada toque dado que aumente qualidade (touch). Cada stack ganho aumenta em 20% o valor base do seu Control. Ou seja, se você tem um total de 400 pontos de Control, ao ter um total de 2 stacks, o seu control base passa a ser 560, pois 40% de 400 é 160. Isso irá aumentar, a cada toque, o valor dos seus toques de qualidade. Essa habilidade geralmente é umas das primeiras habilidades usadas.

 

A sexta habilidade é a Observe, ganha no level 13.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Observe

14 Não faz nada por um passo.

 

Essa habilidade é usada para “baitar” a condição do item, ou seja, se eu quero tentar conseguir um GOOD ou um EXCELLENT, ou até mesmo quero me livrar da penalidade que o POOR me dá, é essa habilidade que você deve usar. Ela não gasta durabilidade, mas funciona como um passo normal, gastando stacks de habilidades como o Steady hand, por exemplo e alterando a condição do item. Só tome cuidado com essa habilidade: 14 pontos de CP pode parecer pouca coisa, mas pode fazer MUITA diferença na hora de finalizar um item.

 

A sétima habilidade é a Standard Touch, ganha no level 18.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Standard Touch

38 Aumenta a qualidade.
Eficiência: 125%.
Taxa de Sucesso: 80%.

 

Essa é a segunda habilidade usada para aumentar qualidade dentre as básicas. Ela tem um aumento de 25% em relação ao Basic Touch, tem um aumento na taxa de sucesso de 10% e um aumento no CP, que sobe para 38.

 

A oitava habilidade é a Great Strides, ganha no level 21.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Great Strides

32 Dobra o valor do próximo toque de qualidade.
Efeito acaba após três passos.

 

A habilidade, como dito no efeito, dobra o valor do seu toque de qualidade (touch). Se o seu toque originalmente daria 500 pontos, agora irá valer 1000. Ao usar a habilidade, você terá três passos até que o efeito acabe. Se você não usar nenhum touch até o efeito acabar, perderá o efeito e terá de usar a habilidade novamente.

 

A nona habilidade é a Master’s Mend II, ganha no level 25.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Master’s Mend II

160 Restaura a durabilidade do item em 60 pontos.

 

Similar a sua primeira versão, o Master’s Mend II agora restaura o dobro da durabilidade do anterior, 60 pontos, mas em compensação, o custo de CP da habilidade é altíssimo.

 

A décima habilidade é a Standard Synthesis, ganha no level 31.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Standard Synthesis

15 Aumenta o progresso.
Eficiência: 150%.
Taxa de Sucesso: 90%.

 

Como nas outras habilidades, suas versões avançadas melhoram seus efeitos. A eficiência é de 150% e a taxa de sucesso é de 90%.

 

A décima primeira e última habilidade das básicas é a Advanced Touch, ganha no level 43.

 

HABILIDADE CUSTO DE CP EFEITO
Advanced Touch

48 Aumenta o progresso.
Eficiência: 150%.
Taxa de Sucesso: 90%.

 

A última habilidade não é uma novidade, mas uma evolução de outra já presente. Essa habilidade de Touch tem eficiência de 150% e a taxa de sucesso de 90%. Mas comparação, o curto de CP é bastante alto.

 


 

Com a apresentação dessas habilidades, que todo crafter possui, só nos resta agora aprender sobre as habilidades “exclusivas” de cada um delas.

 

 

HABILIDADES COMPARTILHADAS

 

No level 15, 37 e 50, todas as classes de Crafting ganham uma habilidade própria, mas que pode ser compartilhada com as outras classes. Isso significa que, por exemplo, a habilidade ganha no level 15 pelo Alchemist pode ser inserida em um Weaver level 15. Dessa forma, você poderá otimizar como você quer o seu Crafting. Sem demoras, vamos as habilidades?

 

HABILIDADES COMPARTILHADAS DO LEVEL 15

 

ddd

 

ddd

 


 

A IMPORTÂNCIA DE COMBINAR HABILIDADES

 

dddd

 

ddd

 


 

USE A COMIDA AO SEU FAVOR

 

ddd

 


 

ORDEM IDEAL PARA EVOLUIR AS CLASSES DE CRAFTING

 

Você pode decidir qual classe evoluir mas, com base na facilidade para se craftar, eu optei por criar uma lista de evolução para que você possa criar seus itens com mais segurança.

 

Segue abaixo a ordem e a justificativa disso:

  • TODAS AS CLASSES NO LEVEL 15: Dessa forma você terá acesso as habilidades compartilhadas e começar a criar rotações.
  • CULINARIAN NO LEVEL 37: Para ter acesso a habilidade Steady Hand II, o que ajuda (e muito) a aumentar a taxa de sucesso das habilidades.
  • WEAVER NO LEVEL 50: Para ter acesso a habilidade Careful Synthesis II, que basicamente é a habilidade sempre usada para toques de progresso.
  • ALCHEMIST NO LEVEL 50: Para ter acesso a habilidade Comfort Zone para tentar ajudar na recuperação do CP e, assim, prolongar suas rotações.
  • CARPENTER NO LEVEL 50: Para ter acesso a habilidade que basicamente conclui a barra de qualidade da sua receita, a Byregot’s Blessing.
  • CULINARIAN NO LEVEL 50: Para ter acesso a habilidade Reclaim, que aumenta as chances de recuperar os materiais de um item que falhou na sua criação.
  • GOLDSMITH NO LEVEL 50: Para conseguir demimaterias de forma mais fáceis.
  • BLACKSMITH/ARMORER NO LEVEL 50: Pois ao conseguir uma dessas classes no 50, você conseguirá evoluir a outra com mais facilidade pela quantidade de itens e materiais compartilhados.
  • LEATHERWORKER NO LEVEL 50: Para finalizar as classes no 50 e ter acesso a todas as habilidades compartilhadas.

 

Dessa forma você vai perceber que sua vida no Crafting será mais fácil.

 


 

COMO EVOLUIR AS CLASSES DE CRAFTING

 

HABILIDADE DE INSERIR MATERIAS E PENTAMELDAR EQUIPAMENTOS

 

Cada equipamento do jogo possui status mas, além dos status já presentes, você ainda pode melhorar alguns deles usando as materias. Esses status extras são chamados de cap, um valor máximo a ser atingido para melhorar seu equipamento ao máximo. Se você quer conhecer mais sobre como esse sistema funciona e como obtê-las, clique aqui e veja nosso guia.

 

Mas, o que importa ao crafting é a habilidade de forçar materias além dos slots verdes, podendo inserir no máximo cinco materias. Nós chamamos essa ação de pentameld, ou aportuguesado, pentameldar. Isso também é explicado no guia acima, mas deixo claro que somente crafters podem forçar materias além dos slots verdes.

 

Para ganhar essa habilidade (Advanced Materia Melding), você deverá ter feito a quest  Melding Materia Muchly, com o NPC Mutamix Bubblypots em Central Thanalan (X:23, Y:13). Você deverá ter level 25 em um dos craftings: Blacksmith, Carpenter, Goldsmith, Weaver, Armorer ou Leatherworker.

 

Mas por quê isso é tão importante? É simples: As receitas mais difíceis possuem um valor mínimo de craftmanship e control para poderem ser feitas e nem sempre o equipamento atual tem os status para isso. Você então deverá inserir materias para alcançar esses valores necessários.

 

No inicio do crafting, isso não tem tanto peso, mas ao continuar craftando você precisará planejar quais status inserir.

 

Se tiver curiosidade, poderá ver nosso guia sobre os melhores melds (materias inseridas) para cada set de crafting.

 


 

HABILIDADE DE CRIAR PEDRAS DE GLAMOUR

 

ddd

 


 

CONSEGUINDO O MASTER BOOK I

 

O Crafter, após estar evoluído, necessita de novas receitas. Algumas delas só são ganhas ao conseguir os Master Books. O primeiro deles é conseguido ao ter no mínimo uma classe de crafting no level 50. Você então precisará realizar a quest Just Tooling Around, com o NPC Guiding Star em Mor Dhona – Revenant’s Toll (X:21, Y:6). Essa quest pede que você apresente uma das armas primárias ganhas nas quests de level 50 de cada Crafting. Ou seja, se você tem seu Weaver no level 50, deve ter completado a quest A Miner Reborn e ter ganho como recompensa a arma Clotho. Essa é a arma então que você, caso faça a quest com seu Weaver, deve apresentar.

 

Com isso dito, basta agora você craftar o item necessário para trocar por cada livro. Os livros podem ser trocados com o NPC Talan, em Mor Dhona – Revenant’s Toll (X:22, Y:6).

 

MASTER BOOK ITEM PARA TROCA MATERIAIS
Master Alchemist

1x Growth Formula Delta Concentrate 1x Water Cluster
2x Growth Formula Delta
9x Lime Sulphur
Master Armorer

1x Darksteel Ingot 1x Fire Cluster
2x Darksteel Nugget
9x Coke
Master Blacksmith

1x Darksteel Ingot 1x Fire Cluster
2x Darksteel Nugget
9x Coke
Master Carpenter

1x Treated Spruce Lumber 1x Wind Cluster
2x Spruce Lumber
9x Hardened Sap
Master Culinarian

1x Sauteed Coeurl 1x Fire Cluster
1x Water Cluster
1x Coeurl Meat
1x Cooking Sherry
1x Volcanic Rock Salt
1x Garlean Garlic
1x Smooth Butter
Master Goldsmith

1x Rose Gold Ingot 1x Wind Cluster
2x Rose Gold Nugget
9x Peacock Ore
Master Leatherworker

1x Hard Hippogryph Leather 1x Earth Cluster
2x Hippogryph Leather
9x Animal Fat
Master Weaver

1x Vanya Silk 1x Lightning Cluster
2x Twinthread
9x Potash

 

Apesar disso, esses itens podem ser comprados no Market Board. Eu aconselho que você faça o item, para ter o gostinho de você mesmo ter conseguido. Mas, se preferir, pode comprar tudo. Lembre-se que os itens tem que ser todos em Alta Qualidade.

 


 

CONSEGUINDO O MASTER BOOK: DESYNTHESIS E ENTENDENDO O BÁSICO SOBRE DESYNTHESIS

 

Construir não é somente o trabalho do Crafter: ele também pode desconstruir o item e reaproveitar algum dos materiais. O melhor disso? É que você pode desconstruir materiais que você não fez, como os ganhos em dungeons ou trials. Para saber mais sobre o sistema de Desynthesis do jogo, clique aqui para que o guia completo seja aberto, mas no momento, não acho necessário você ler, só após.

 

O que eu quero informar é que para usar o principal material ganho no desynthesis, as demimaterias, você precisa conseguir o Master Book: Demimateria de cada crafting.

 

Antes de mais nada, você deve realizar a quest Gone to Pieces, com o NPC Syntgoht em Ul’dah – Steps of Thal (X:14, Y:10). Essa quest pode ser realizada com qualquer classe de Crafting que esteja no level 30. Tendo acesso ao Desynthesis, consiga um total de 7x Fieldcrafting Demimateria e 7x Battlecrafting Demimateria e, em posse disso, trocar pelos livros com o NPC Talan, em Mor Dhona – Revenant’s Toll (X:22, Y:6). Caso não queria investir nisso agora, as demimaterias também podem ser compradas no Market Board.

 

Antes que você ache estranho, o Culinarian não possui livro de demimateria pois somente equipamentos usam materias como base.

 


 

CONSEGUINDO O MASTER BOOK II

 

O Master Book II é o primeiro passo na vida adulta do Crafter. Primeiro pois os itens não podem ser comprados, necessitando que você mesmo tenha feito o item e segundo pois necessita que você tenha o Master Book I para ter acesso a receita. Outro fato importante é o uso da Fieldcraft Demimateria III nas receitas, que necessita do Desynthesys evoluído para ser obtida.

 

MASTER BOOK ITEM PARA TROCA MATERIAIS
Master Alchemist II

1x Concentrated Spirits of Salt  12x Water Shard
11x Lightning Shard
1x Spirits of Salt
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Armorer II

1x Reinforced Darksteel Wire 12x Ice Shard
11x Earth Shard
1x Darksteel Wire
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Blacksmith II

1x Balanced Darksteel Hook 12x Fire Shard
11x Earth Shard
1x Darksteel Hook
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Carpenter II

1x Reinforced Spruce Plywood 12x Wind Shard
11x Ice Shard
1x Spruce Plywood
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Culinarian II

1x Rich Tomato Relish 12x Fire Shard
11x Water Shard
1x Spicy Tomato Relish
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Goldsmith II

1x Calibrated Rose Gold Cog 12x Wind Shard
11x Fire Shard
1x Rose Gold Cog
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Leatherworker II

1x Water-hardened Hippogryph Strap 12x Earth Shard
11x Wind Shard
1x Gryphonskin Strap
2x Fieldcraft Demimateria III
Master Weaver II

1x Intricate Silver Brocade 12x Lightning Shard
11x Wind Shard
1x Silver Brocade
2x Fieldcraft Demimateria III

 

Da mesma forma que os anteriores, esses livros podem ser adquiridos com o NPC Talan, em Mor Dhona – Revenant’s Toll (X:22, Y:6).

 


 

NOTAS FINAIS

 

Eu espero que você, iniciante no crafting ou até mesmo você veterano, tenha entendido ou sanado alguma dúvida sobre o básico do crafting. Dessa forma sua vida no crafting será mais fácil e autossuficiente. Espero que você consiga se divertir criando seus itens da mesma forma que eu me diverti criando esse guia.




CUSTOM DELIVERIES: ZHLOE ALIAPOH Inseridas no patch 3.55a, as Custom Deliveries são entregas especiais feitas exclusivamente para os Crafters e Gatherers. Nelas você conhecerá a histó...
GUIA DAS QUESTS THE BEAST OF BREWER’S BEACON... Assim como é um grande pescador, Wawalago, líder da guilda dos pescadores, também é um devorador de peixes. Apesar de já ter pescado todos os peixes d...
GUIA GERAL DO BOTANIST A profissão do botânico envolve procurar e coletar recursos em todas as formas de plantas vivas. Isso inclui coletar vegetais e grãos, frutas suculent...