ENTREVISTA DA REVISTA FAMITSU COM YOSHI-P NO FAN FESTIVAL DE TÓQUIO

Após o Fan Festival de Tokyo, onde tivemos algumas novidades sobre a expansão Stormblood, a revista Famitsu realizou uma entrevista com Yoshi-P, confira a tradução:


APRESENTAÇÃO DE ABERTURA

  • Famitsu: Em comparação a Las Vegas, seu estado de espírito mudou de alguma forma?

Yoshida: O nervosismo não mudou, mas fui capaz de dar informações inéditas sobre a expansão que está por vir, o que está chamando muita atenção, então me sinto aliviado. Além disso, a apresentação foi no Japão, o que me fez ser capaz de dar as informações de uma forma muito mais direta, já que o Japonês é minha língua materna. O público se animou bastante, então acredito que conseguimos fazer uma boa apresentação.

  • Famitsu: Como foi a resposta do público?

Yoshida: Os Fan Festivals se iniciaram em Las Vegas, então tivemos Tokyo e por fim teremos o de Frankfurt, então pode-se dizer que hoje chegamos na metade. 17 de janeiro de 2017 também é uma das etapas rumo à expansão do jogo, que é a data em que será lançado o patch 3.5. Depois disso, teremos o Fan Festival de Frankfurt em fevereiro, seguindo com o patch 3.5 parte 2 em março, então acredito que tudo se conectará. Acho que tudo correu muito bem, se tratando de uma etapa que está apenas na metade.

  • Famitsu: Olhando as novas informações como um todo, o quanto você pôde dizer até hoje?

Yoshida: Eu diria que cerca de metade.

  • Famitsu: A outra metade será revelada em Frankfurt?

Yoshida: Sim. Acho que todos ouvirão as revelações sobre a expansão com uma empolgação ainda maior. Após vivenciar o patch 3.5, a empolgação deve aumentar para um nível bem maior, então muitos jogadores provavelmente terão dificuldades para aguentar esperar até Frankfurt. Haverá um espaço de um mês entre o Fan Fest de Tokyo e o patch 3.5, isso nos dará um bom impulso para o Fan Fest de Frankfurt.

A REVELAÇÃO DO NOVO JOB, O RED MAGE

  • Famitsu: Um novo job foi revelado dessa vez.

Yoshida: Acredito que muitos queriam mais informações durante o Fan Festival de Las Vegas, então nós discutimos com a equipe de desenvolvimento e a equipe de marketing para decidir abrir a Apresentação do Fan Festival de Tokyo com o novo job. Fazendo isso, muitos jogadores se empolgaram logo no início.

  • Famitsu: Por que você escolheu o Red Mage como o novo job?

Yoshida: Quando me tornei o diretor/produtor do FFXIV, disse para minha equipe que temos que implementar Jobs que são fiéis a Final Fantasy, então retornamos às raízes. Já que 2017 é também o aniversário de 30 anos de Final Fantasy, muitos jogadores vão se recordar de antigos Jobs. Quando analisamos as raízes de FF, não podíamos deixar o Red Mage de fora, então tomamos essa decisão. Nós também recebemos muito feedback de mitos jogadores que queriam jogar com um Red Mage com os gráficos e sistema de batalha do FFXIV, o que tornou nossa decisão ainda mais fácil.

  • Famitsu: Foi revelado que o Red Mage usa um florete e um cristal mágico. O florete causa dano físico?

Yoshida: Físico é… Físico. Hmm…. Boa pergunta. Se eu falar demais provavelmente estarei em maus bocados. (risos)

  • Famitsu: Em qual slot de equipamento ficará o Cristal Mágico?

Yoshida: A arma se dividirá em dois quando sacada, e se conectará novamente quando guardada, então o cristal não é uma arma off-hand. Não haverá situações onde você usará um florete sem o cristal, então não se preocupe.

  • Famitsu: O Red Mage é um DPS puro?

Yoshida: Sim, é um DPS puro.

  • Famitsu: Em que posição ele se encontra quando comparado com os outros Jobs de DPS?

Yoshida: Isso depende muito do progresso da batalha e dos outros membros da party, então é difícil dizer. Ele é o novo job, então queremos que ele seja empolgante para todos. Porém, outras empresas costumam dar apelo aos Jobs recém lançados os tornando extremamente poderosos, fiquem tranquilos, no FFXIV esse não será o caso. Faremos o possível para equilibrar o Red Mage com os outros Jobs.

  • Famitsu: Alguns jogadores devem ter ficado surpresos com o fato do Red Mage ser um DPS.

Yoshida: Eu também imagino o Red Mage sendo um job híbrido entre o Black e o White Mage. Porém, tivemos que encaixá-lo à fórmula do FFXIV, caso contrário, ele poderia se tornar um job não muito útil. FFXIV é um título independente da série FF, então enquanto o job manterá as raízes essenciais do Red Mage em geral, ele também será algo único do XIV. Você o verá como um novo tipo de Red Mage.

  • Famitsu: Que tipo de magia você planeja usar como Red Magic?

Yoshida: É um pouco cedo para revelar isso. Ainda estamos no estágio de tentativa e erro, então acho que poderemos dar informações mais concretas em abril e maio.

  • Famitsu: O auto attack do Red Mage será a curta ou longa distância?

Yoshida: Ele é um job a longa distância, então queremos balanceá-lo de uma forma em que ele não falhe nesse departamento. Isso é tudo que posso dizer por agora. Não quero dizer nada específico antes de termos confiança do que realmente será finalizado nos jobs.

  • Famitsu: Você vestiu uma camiseta do Homem-Aranha hoje, e o diretor dos filmes do Homem-Aranha se chama Sam Raimi. Isso quer dizer que…?

Yoshida: O Homem-Aranha tem vários filmes, e não há apenas um diretor. (risos). Talvez seja um “Usuário de teias”. (risos). Eu disse anteriormente que implementaremos Jobs que sejam fiéis à série FF, então você pode se perguntar “o que você quer dizer com “usuário de teias””. (risos). Enfim, por favor continuem teorizando.

A IMPORTÂNCIA DO NADO E DO MERGULHO

  • Famitsu: A possibilidade de voar teve um grande impacto na Heavensward. A natação e o mergulho terão uma grande importância também?

Yoshida: Na Heavensward, você destranca o voo após completar as quests principais naquela área, então não era realmente necessário para completa-las. Com o nado e o mergulho, você precisará deles para algumas quests principais, que é o porquê de você ter de aprender a nadar. Além das Quests Principais, você não será obrigado a nadar/mergulhar. Porém, haverá conteúdo nesse sistema que expandirá a experiência do jogo. Voar é apenas um meio de transporte, mas haverá conteúdo que você não poderá fazer a menos que mergulhe, o que dá a esse sistema uma importância ainda maior do que voar.

  • Famitsu: Haverá dungeons e cidades submersas?

Yoshida: Hmm… (risos). Não vou dizer que não.

  • Famitsu: Será possível nadar nos bairros residenciais de Limsa Lominsa?

Yoshida: Não posso comentar sobre isso. Revelaremos o novo bairro residencial em Frankfurt, então por favor fiquem ligados.

O ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS DE FINAL FANTASY E A STORMBLOOD

  • Famitsu: Você citou o aniversário de 30 anos ao falar sobre o Red Mage. O que esse ano representará para o FFXIV?

Yoshida: Com a Stormblood, almejamos um novo nível ao invés de apenas estabilidade. O FFXIV ainda não está completo, e existem muitas “atrações” que queremos adicionar ao jogo. Estamos desafiando a nós mesmos para satisfazer as necessidades da atual geração de games, assim como de jogadores, então nos vemos como desbravadores.  Acho que o Stormblood será o primeiro dos títulos a marcar o 30º Aniversário, então queremos lança-lo com isso em mente.

  • Famitsu: Dessa vez, Keita Amemiya e Yasumi Matsuno se juntarão à equipe como criadores convidados para as novas raids de aliança. Você vê isso como um novo desafio?

Yoshida: Existem muitos desenvolvedores e criadores que adoram jogar FFXIV e é muito empolgante ser capaz de desenvolver o jogo com alguém que é apaixonado por ele. Nós os introduzimos como convidados especiais, mas nós pensamos neles como “recém-chegados especiais”. Eu não me seguro quando o assunto é trabalho, então eu fiquei perguntando para o Matsuno-san “você entende a magnitude doo cronograma, né? ”, e outras coisas assim (risos). Para Matsuno-san, essa é uma nova oportunidade de reintroduzir Ivalice à série FF. Para Amemiya-san, isso é um novo desafio. Com seu toque artístico e novas ideias, assim como a experiência de Matsuno-san com Final Fantasy, seremos capazes de introduzir novos recursos ao jogo.

  • Famitsu: você pode contar um pouco sobre como vocês começaram a trabalhar juntos?

Yoshida: Com o Matsuno-san, começamos a discutir sobre o desenvolvimento e a entrada dele na equipe na primavera desse ano. Durante as discussões, decidimos algumas coisas e agora ele trabalha para nós. Já o Amemiya-san, estávamos olhando na mídia o que era popular e nos deparamos com ele graças ao GARO.

  • Famitsu: Poderemos jogar a nova raid de aliança na 4.0?

Yoshida: A raid de aliança está planejada para o patch 4.1. Porém, ela está seguindo em um ótimo ritmo, então acredito que poderemos dar mais informação sobre ela mais cedo. Poderemos falar sobre isso com mais detalhes após o lançamento da 4.0. Se tratando da Heavensward, houve um longo tempo de espera entre a 3.0 e a 3.1. Desta vez, começamos a discutir o desenvolvimento muito mais cedo, então o espaço de tempo entre a expansão e o patch não será tão grande. Sendo assim, pode-se dizer que a raid será lançada não tão depois do lançamento da expansão em si.

A COLABORAÇÃO COM GARO

  • Famitsu: Devemos começar a coletar Wolf Marks para a colabaração com a série “GARO” do Amemiya-san?

Yoshida: Quando mais moedas você tiver quando o evento se iniciar, mais rapidamente você obterá o equipamento da colaboração.

  • Famitsu: Será difícil pegar todos equipamentos?

Yoshida: Se você estiver perguntando sobre um job, então escolha o equipamento do job que você acha melhor e mais legal.

  • Famitsu: Muitos jogadores irão fazer PvP agora.

Yoshida: Isso seria ótimo. Mas primeiro, seria ótimo se os jogadores não brigassem entre si. (risos)

  • Famitsu: Ganharemos as poses de GARO também?

Yoshida: Não há poses. O período em que você pode fazer o evento será maior do que a colaboração com Yokai Watch, então se o público for insistente o bastante, talvez possamos contatar o Amemiya-san e ver o que é possível fazer (risos). Com essa colaboração, tivemos várias pessoas do próprio “GARO” vindo trabalhar conosco no desenvolvimento (atores, direção de som, CG, etc.), então a qualidade é muito alta comparada à série de televisão. Claro, alguns detalhes ficarão de fora, mas o diretor ficou sem palavras ao ver os resultados pela primeira vez, porque pareceram muito bons. Acredito que as pessoas gostarão muito do evento.

  • Famitsu: Falando nisso, foi dito que conseguiremos as montarias através de achievements. Deveríamos pegar os achievements atuais de PvP de antemão?

Yoshida: Não adicionaremos as montarias aos achievements atualmente existentes, então…


Créditos da postagem original ao Gamerscape. Tanto a tradução em inglês quanto a entrevista em japonês podem ser encontradas aqui.




NOVIDADES DO PATCH 3.5 – THE FAR EDGE OF FAT... O site japonês 4gamer divulgou algumas informações e imagens exclusivas sobre o patch 3.5. Você poderá ver a tradução na íntegra e as imagens ne...
CAMPANHA DE ATUALIZAÇÃO GRATUITA DO PLAYSTATION 3 ... FINAL FANTASY XIV: Stormblood está programado para ser lançado no início do inverno de 2017, nesta mesma época será encerrado o suporte à versão d...
HORÁRIO DA E3 2017 PARA VOCÊ NÃO PERDER NADA Muito esperado por todos os jogadores do mundo, a e3 2017  começa logo logo e nós iremos fazer um cronograma de horário, não somente da Square Enix, m...